segunda-feira, 12 de junho de 2017

Demência e Ómega 3

Ao que parece, um terço dos casos de demência são devidos a fatores vasculares. Tudo indica que as placas de gordura que obstruem as artérias e podem causar um enfarte, também podem produzir bloqueios nos vasos sanguíneos do cérebro e causar apoplexias silenciosas que deterioram a capacidade cognitiva. Assim, tudo o que é bom para o coração protege também o cérebro. Daí a necessidade da presença de nutrientes cardioprotetores na dieta, como o ómega 3 - peixe azul, nozes, linho, chia, etc. -, a fibra - hortaliça, leguminosas, cereais integrais e fruta - e a lecitina - sementes, ovo, etc. -.

Chá fresco de chia

A chia é a fonte natural mais rica em ácidos gordos ómega 3, imprescindíveis para o desenvolvimento e ótimo funcionamento do cérebro e do coração.


Ingredientes

1/2 litro de água
Sumo de 1 limão
1 chávena (de chá) de infusão de poejo
2 colheres (de sopa) de sementes de chia
Xarope de agave a gosto
Gelo a gosto

Preparação

Deite a chia na água e deixe repousar durante 1 hora. Acrescente então a infusão, o sumo de limão e o xarope de agave e mexa bem. Junte o gelo e volte a mexer. 

Utilização 

Mexa sempre antes de servir já que a chia tende a acumular-se no fundo.

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