terça-feira, 2 de maio de 2017

Cuidar das gengivas

Nas nossas gengivas acumulam-se germes que, apesar de não causarem grandes incómodos, podem debilitar o nosso sistema imunitário. Por isso, é importante mantermos uma boa higiene oral. Uma forma natural de prevenir problemas nas gengivas (gengivite, piorreia, etc.) e de reforçar as nossas defesas é fazendo enxaguadelas bucais com uma infusão de tomilho. Esta aromática planta atua como um antibiótico natural contra os germes que se depositam na boca. O mesmo remédio também serve para combater as aftas.

Infusão concentrada de tomilho


Ingredientes

2 colheres (de chá) de tomilho seco
1 chávena de água

Preparação

Deite a água numa caçarola não metálica e leve ao lume para ferver. Coloque a planta numa chávena, despeje a água a ferver em cima, tape e deixe repousar assim durante 10 minutos. Coe.

Utilização

Use a infusão morna para enxaguar a boca durante 30 segundos, após a escovagem dos dentes, 1 vez por dia. Não engula. Use quando quiser. O tomilho manterá as suas gengivas em perfeitas condições.

Sabia que?

O óleo essencial do tomilho comum (Thymus vulgaris) é composto de 20 a 54% de timol. O timol, um antisséptico, é o principal ingredientes ativo do elixir oral Listerine.

2 comentários:

  1. Um bom remédios pra cuidar delas que vez por outra inflamam...bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,

    Nem me fale em gengivas, pke as minhas são mega sensíveis e tenho feito colutórios bucais com tomilho, calêndula etc. e tal, mas à mínima "coisa", zás, ligeira sensibilidade e infeção. Evidente que o fio dental (ou será dentário? Pois, estou a pensar nas cuequinhas, k algumas usam, não eu) é imprescindível para uma boa higiene, mas o espaço entre dentes vai alargando o k não é nada benéfico para a saúde da boca.

    Obrigada pela sugestão. Vou experimentar só tomilho.

    Beijos e dias de mta paz.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...