quinta-feira, 23 de março de 2017

Brócolos para uns ossos fortes

Uma dieta rica em cálcio desde a infância é garantia de uns ossos fortes e saudáveis em qualquer idade. Quanto mais cálcio se acumular nos nossos ossos, mais reservas disponíveis deste mineral teremos à medida que envelhecermos.

Brócolos gratinados, deliciosos e ricos em cálcio

Os brócolos são uma das verduras mais ricas em cálcio. Além disso, são um bom laxante que nos ajuda a manter no peso adequado. Não sobrecarregar os 106 ossos do nosso esqueleto é uma forma muito saudável de prevenir fraturas.


Ingredientes

Um brócolo
1/2 litro de leite
1 colher de margarina
1 colher de farinha
Uma pitada de noz moscada
Queijo ralado q.b.

Preparação

Separe o brócolo em raminhos, lave e coza numa panela com bastante água temperada com sal. Deixe cozer durante 20 minutos ou até que o tronco esteja mole.

Para o béchamel, ponha o leite a aquecer numa caçarola. Entretanto, derreta a margarina numa outra caçarola e acrescente a farinha. Deixe refogar um bocadinho e vá acrescentando o leite quente aos poucos e sem deixar de mexer. Cozinhe em lume brando, mexendo sempre, até obter um molho fino e homogéneo. Tempere com a noz moscada (e uma pitada de pimenta, se desejar) e o molho está pronto.

Coloque o brócolo cozido num tabuleiro de ir ao forno e deite por cima o béchamel. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180º até que o queijo derreta e gratine.

Utilização

Sirva ainda quente.

3 comentários:

  1. Boa receita e finalidade especial! bjs, chica

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    Respostas
    1. Obrigada chica.

      Beijinhos.

      Bom fim de semana.

      Isabel Gomes

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  2. New Diet Taps into Innovative Plan to Help Dieters Lose 15 Pounds within Only 21 Days!

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