terça-feira, 14 de março de 2017

Betacaroteno

Betacaroteno: como funciona?

Este pigmento, presente em alguns vegetais, contribui para prevenir as queimaduras solares (sobretudo nas pessoas de pele clara), já que ativa a melanina da nossa pele, o pigmento natural que nos deixa morenas como defesa contra os raios UV.


De forma visível encontra betacaroteno... nas frutas e hortaliças de cor laranja, vermelha e amarela. Os alimentos mais ricos são as cenouras e a abóbora, seguidos dos alperces, da melancia, do pêssego, do pimento vermelho e do tomate.

E de forma camuflada encontra betacaroteno... na verdura de folha verde, alimentos em que predomina a cor verde da clorofila. Os mais ricos em betacaroteno são os espinafres, o pimento verde, a courgette e a escarola.

4 comentários:

  1. Olá, Isabel!

    É bem verdade tudo aquilo que acima diz. Podemos e devemos proteger a nossa pele do sol com a própria natureza e usar até óleo de cozinha, disse-me uma dermatologista para untar a pele.

    Mto obrigada pela sua presença e comentário. Efetivamente, quase todos os meus poemas têm um número bastante satisfatório de comentários e então é o próprio sistema, em mtos casos, que já não aceita mais, embora eu os receba. Qdo percebi isso, fui eu, k, antecipadamente, os comecei a fechar.

    Penso publicar no dia 21 deste mês, Dia Mundial da Poesia. O poema está quase feito, mas todos os dias, altero, modifico, tiro e coloco. Esse poema sobre o Menino Jesus, foi mto apreciado, mas deu-me mto trabalho, pke me inspirei num que não conhecia, como deve ter lido lá. Enfim, somos um povo cristão e acho que consegui escrever umas palavras mimosinhas.

    Beijinhos e uma serena noite. Irei passando por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Céu. Você é um talento. Acho que devia procurar uma editora.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
    2. De nada, Isabel. Sabe que sou "assediada" (rs) várias vezes, por essas "senhoras"? Dizem-me que não há ninguém (que exageradas) a escrever esta temática em Portugal. Havia e há, felizmente, a Maria Teresa Horta, mas não é bem a mesma coisa, afirmam. Eu sou uma formiguinha ao pé da "leoa" MTH.. Ainda, não pensei nisso a sério. Talvez qdo já for mais velhinha.

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Então pense nisso um dia. Nós vamos gostar de saber.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...