terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Pasteli, um remédio com 6000 anos!

Pasteli é o nome grego para um doce tradicional preparado com sésamo e mel, descoberto há mais de 6000 anos e consumido na Grécia Antiga e no Médio Oriente. Pode chamar-lhe doce ou pode chamar-lhe remédio, mas esta receita já era mencionada na Ilíada de Homero como um alimento que era dado aos soldados para estimular a sua energia e força antes das batalhas. Seja como for, é de certeza o remédio mais doce que alguma vez experimentará.


Ingredientes

1 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de mel
1 colherzinha de canela em pó
Uma pitada (quase nada) de sal

Preparação

Coloque o sésamo numa frigideira anti-aderente e leve ao lume brando, mexendo sempre até adquirir uma cor dourada. Retire do lume e reserve. Deite o mel na frigideira e leve ao lume médio até ao momento de começar a ferver. Reduza o lume e acrescente a pitada de sal e a canela e mexa bem. Então acrescente as sementes de sésamo e, mexendo sempre, continue a cozedura até ver que os ingredientes se misturaram bem. Retire do lume. Numa superfície de trabalho estenda uma folha de papel de forno e pincele-a com óleo alimentar. Distribua o preparado sobre o papel e espalhe-o até obter um retângulo da altura que desejar (quanto mais fininho, melhor). Deixe arrefecer bem e corte em quadrados ou retângulos pequenos.

Utilização

Sirva-se quando quiser. Mas aviso que o pasteli é calórico.

O pasteli é rico em:

Zinco
Ferro
Fibra
Magnésio
Cálcio
Cobre
Vitamina B

Este remédio antigo dar-lhe-à energia suficiente para o esforço físico e mental e o consumo regular de pasteli ajudá-la-à a reduzir a ansiedade, a fadiga e a depressão. Esta combinação de ingredientes também tem um efeito apaziguador em caso de stress crónico, em 3 semanas de consumo regular.

Dica: pode adquirir barrinhas de sésamo e mel já preparadas em ervanárias e nas áreas de saúde das grandes superfícies.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...