quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Alimentos que curam: queijinhos

Depois de uma longa ausência, de volta com um post saboroso. Para agradecer a vossa fidelidade. Obrigada por terem continuado por aí.

Queijinhos: boas porções de cálcio

Os queijinhos, como é popularmente conhecido o queijo fundido em porções, são uma verdadeira guloseima para os mais pequenos da família. Trata-se de um queijo de sabor suave, fácil de mastigar e muito nutritivo, devido ao seu elevado valor em proteínas e cálcio.


Um alimento muito complet

Como todos os lácteos, os queijinhos são imprescindíveis na dieta das crianças em idade de crescimento. Além de conterem uma quantidade considerável de cálcio, são um dos queijos mais ricos em fósforo, um mineral que aumenta a assimilação do cálcio. Conseguirá um pequeno-almoço ou um lanche rico neste nutriente bebendo um copo de leite (atenção: sem café! Isto é importante porque a cafeína dificulta a absorção do cálcio) e uma fatia de pão barrada com um par de queijinhos. E para aumentar ainda mais a quantidade de cálcio desta rica fatia de pão, acrescente uns figos secos ou sementes de sésamo.

Se está a dieta ou tem o colesterol alto...

Por serem um alimento gordo, o valor calórico dos queijinhos é elevado. Os mais gordos fornecem cerca de 250 calorias por cada 100 gramas. Se está preocupada com a linha ou tem o colesterol alto será mais aconselhável que consuma as variedades mais magras, com até um 60% menos de gordura que o resto e umas 30 calorias por porção, menos da metade de calorias que contém um iogurte natural sem açúcar.

A receita: Caldo de queijinhos

Ingredientes

4 queijinhos
1 cubo de caldo knorr de galinha
1 colher de margarina
1 litro de água
100 gramas de presunto em cubinhos
1 embalagem de croutons

Preparação

Numa caçarola coloque a água, os queijinhos e o caldo de galinha e leve ao lume. 

Numa frigideira coloque a margarina e salteie os cubinhos de presunto.

Se a caçarola já ferveu e a pastilha de caldo se diluiu e mesmo assim os queijinhos não se desfizeram, bata com a varinha mágica.

Acrescente o salteado de presunto e ferva tudo durante uns minutos. Pronto.

Apresentação

Sirva o caldo com os croutons.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...