sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Remédio caseiro para eliminar as calosidades das mãos e dos pés

Antigamente acreditava-se que as calosidades eram consequência da vaidade feminina, uma crença popular sem fundamento que, felizmente, foi desaparecendo com o tempo. Para acabar com as calosidades que aparecem tanto nas mãos como nos pés, aplique o seguinte remédio caseiro, fácil, económico e eficaz.


Faça assim: mergulhe as zonas afetadas numa bacia com água quentinha (mas não em excesso) e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Deixe ficar durante um bom bocado, até a água arrefecer. Retire da água e seque a pele. Depois massaje as zonas em questão com uma loção natural que obterá misturando 2 colheres de óleo de girassol com 1 colher de vinagre de sidra. Faça movimentos circulares durante uns minutos, até que a pele absorva a maior parte do preparado e em seguida limpe o excesso com um lenço de papel. Repita este tratamento algumas vezes e vai ver como as calosidades desaparecem e as suas mãos e/ou pés se mostram cada vez mais suaves e saudáveis.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Chá vermelho "devora gordura"

O chamado chá Pu-erh ou chá vermelho tem uma série de propriedades que o convertem num autêntico devorador de gorduras já que é capaz de dissolver as gorduras supérfluas e as toxinas que se encontram na comida. Por isso podemos afirmar que o chá vermelho é bom para emagrecer.

Tisana "queima gordura"

Falta pouco para a chegada do Natal. Nossa. Como o tempo passa depressa. Tão pouco tempo para a festa mais bonita do ano e nós com alguns quilos a mais em cima. Mas tem remédio. Ou pelo menos pode tentar remediar-se. Se quer exibir uma silhueta mais estilizada durante esta próxima festa de recolhimento familiar, não deixe de experimentar beber esta tisana até lá.


Ingredientes

1 saqueta de chá vermelho

2 rodelas de limão (lavado)

1 colher (de sobremesa) de mel

1 chávena (de chá) de água

Preparação

Coloque as rodelas de limão, a saqueta de chá vermelho e a água numa chaleira ou numa caçarola. Leve ao lume e retire imediatamente assim que a mistura tenha fervido durante 30 segundos. Deixe repousar durante 5 minutos, coe e adoce com o mel.

Utilização

Beba esta tisana diariamente (durante esta temporada apenas, claro), fora do horário das refeições. Para que os seus efeitos emagrecedores se façam notar ainda mais, siga uma dieta baixa em gorduras e evite os doces industrializados.

Dica: contrariamente ao chá preto, o chá vermelho e o chá verde não se devem misturar com leite, pois podem tornar-se indigestos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Banho de assento com calêndula para as perdas de urina

A calêndula

A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta muito reconhecida pelas suas propriedades medicinais. Ela cresce cerca de 30 a 60 cm de altura e as suas folhas e caules são carnudos e algo pegajosos. As suas flores são muito chamativas e, dependendo da variedade de calêndula, podem ser amareladas ou alaranjadas com os centros claros ou escuros. Qualquer das variedades desta planta possui as mesmas propriedades curativas. Algo muito interessante sobre a calêndula é que se às 7 da manhã ainda tem as pétalas fechadas, isso significa que vai chover esse dia. Por isto, antigamente a calêndula era conhecida como uma planta que adivinhava o tempo.

A calêndula para prevenir as perdas de urina

Lavar a zona genital com uma infusão de calêndula ajuda a lutar contra as perdas de urina, um problema de saúde que afeta um quinto da população feminina com mais de 65 anos. Além de seguir as recomendações que o médico tenha considerado oportunas, também é aconselhável eliminar o álcool e o café da dieta, bebidas que aumentam a vontade de urinar. Por certo, o melhor método para prevenir a incontinência é fortalecer a musculatura da bexiga interrompendo a micção durante uns segundos.


Ingredientes

1 colher de flores secas de calêndula
1 litro de água

Preparação

Leve a água ao lume e quando começar a ferver acrescente as flores de calêndula. Apague o lume e deixe repousar durante 3 minutos. Coe e acrescente a infusão à água do seu banho de assento.

Utilização

Certifique-se que a água do banho é agradável para evitar queimaduras ou irritar a área muito sensível. Sente-se e permaneça assim durante cerca de 15 minutos.

Aviso! Mulheres grávidas ou a amamentar não devem usar esta planta por via interna nem externa. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Cápsulas de onagra: o elixir da eterna juventude para a pele seca

O frio, a secura ambiental causada pelo aquecimento e alguns desequilíbrios hormonais (menopausa, funcionamento deficitário da tiróide, etc.) são alguns dos piores inimigos da pele seca. Recupere a suavidade da sua cútis com este remédio fácil.

Creme facial enriquecido com onagra

A onagra é um dos ingredientes estrela dos nutricosméticos. O óleo de onagra protege a pele do frio e da desidratação, já que regula a produção de gordura sob a epiderme. Se está a atravessar a menopausa ou nota a sua pele mais seca do que antes, tome diariamente 1 cápsula de onagra, ou então acrescente o óleo ao seu creme hidratante habitual.


Ingredientes

A dose habitual do seu creme hidratante

1 cápsula de óleo de onagra

Preparação

Com um alfinete (desinfetado) perfure a cápsula de óleo de onagra. Na palma da sua mão, misture umas gotas do conteúdo da cápsula com a sua dose habitual de creme hidratante. 

Utilização

Aplique sobre a pele limpa, tal como o faz das outras vezes.

Dica: envolva a cápsula com o conteúdo sobrante num pedacinho de pelicula aderente e guarde no frigorífico, ao abrigo do calor e da luz, para futuras aplicações. Faça esta aplicação todos os dias até consumir todo o conteúdo da cápsula (três ou quatro aplicações), para evitar que o conteúdo se deteriore.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Os remédios da avó


Problemas de tiróide. Devido ao seu conteúdo em iodo, os lagostins, tal como a maioria dos mariscos, previnem doenças como o hipotiroidismo.

Dor de garganta. Gargarejar com infusão de ervas é um remédio tradicional para aliviar este incómodo tão frequente no outono e no inverno. Prepare uma mistura, em partes iguais, de tomilho e salva. Acrescente 1 colher da mistura a 1 chávena de água fervente. Deixe repousar durante 5 minutos e coe. Faça gargarejos com o líquido obtido 2 vezes por dia.

Barriga inchada. Quando a gordura se acumula na parte inferior da barriga, isso pode ser consequência de uma digestão difícil. Se é o seu caso, recomendo-lhe o anis verde. Beba, depois da refeição principal, uma infusão desta planta. Pode prepará-la acrescentando 1 colher (de chá) de anis verde numa chávena (de chá) de água fervente.

Mãos e pés frios. A sensação de frio nas mãos e nos pés é causada pela contração dos vasos capilares superficiais. Ao contrair-se, o sangue que chega às extremidades não chega como deveria. É um transtorno que não é grave mas que, se se acentua, pode aumentar a tendência para sofrer resfriados, constipações, etc. Para combater este mal faça, duas vezes por dia, um banho de pés com água quente (37ºC). Ao fim de alguns minutos acrescente mais água quente, até chegar aos 39ºC. Finalmente passe os pés por água fria durante uns segundos e seque-os vigorosamente com uma toalha.

Nariz irritado. É um dos sintomas mais incómodos do resfriado. O nariz fica vermelho e irritado por causa da mucosidade constante. Para aliviar a irritação, aplique creme de calêndula  (em ervanárias ou farmácias) várias vezes ao dia. Este creme acalma e suaviza a pele. Também ajudará assoar o nariz com lenços de tecido ou de papel, mas nunca com papel higiénico, que é mais áspero.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Remédios para a hérnia intestinal

As hérnias intestinais são pequenas bolsas que surgem na mucosa do intestino grosso. Deve ter-se em conta que, uma vez que apareça uma destas hérnias (ou divertículos) não desaparece, pelo que o único que se pode fazer é estimular o trânsito intestinal a fim de evitar a obstipação. Para tal será conveniente manter uma dieta mole. Assim, substitua os produtos refinados (pão, massas, arroz, cereais) pelos integrais. Para evitar a inflamação intestinal, evite os alimentos com sementes (kiwi, tomate). Beba, no mínimo, 1 litro de água por dia. A ingestão de água suficiente é ainda mais importante quando se aumenta a ingestão de fibra. Se costuma sofrer com intestino preso, evite os laxantes (que irritam a mucosa do intestino) e em seu lugar tome suplementos dietéticos à base de farelo de trigo. No que diz respeito às infusões, são convenientes todas aquelas que têm qualidades digestivas, como a camomila, a hortelã ou a cidreira.

Infusão digestiva de camomila

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas que ajudam a expulsar os gazes, a acalmar a dor de estômago e a desinflamar o estômago pesado. Está especialmente indicada em caso de gastrite, úlceras, diverticulose e má digestão. Além disso, estimula a secreção da bílis e é protetora do fígado.

Ingredientes

1 saqueta de chá de camomila

1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda a saqueta de camomila na água fervente durante 3 minutos. Retire a saqueta da água e o seu chá está pronto.

Utilização

Beba em seguida, quando o chá atingir uma temperatura agradável. De preferência, beba a sua camomila após a refeição principal.

Aviso! As pessoas alérgicas à camomila devem evitar este chá. Neste caso opte antes por um chá de funcho ou de cidreira, por exemplo. Mulheres grávidas ou que estão a amamentar também devem evitar a camomila para prevenir abortos ou efeitos nocivos no bebé.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Isto é o que a cor da sua urina diz acerca da sua saúde...

A cor da nossa urina pode dizer muito acerca de nós e do nosso estado de saúde. Quer saber o que diz a cor da sua urina sobre si?


Se a sua urina é de cor clara

Se a sua urina é amarelo claro significa que tudo está bem consigo e que não tem porque preocupar-se. Está perfeitamente hidratada e o seu organismo funciona como deve ser. Possivelmente é daquelas pessoas que pratica uma alimentação equilibrada, dorme o suficiente e bebe toda a água que necessita... Boa menina!

Se a sua urina é demasiado clara

Se a sua urina é muito clara ou até transparente é possível que esteja a beber mais água do que a que o seu organismo necessita. Beba, mas não exagere!

Controle a sua sede e tenha presente o seguinte: se bebe mais água do que necessita e mesmo assim continua com sede, acuda ao médico. Pode ser sintoma de algum problema de saúde.

Se a sua urina é amarelo escuro ou acastanhada

Se a sua urina é amarelo escuro ou acastanhada, isto significa que não se hidrata como deveria. Quanta água bebe por dia? Tenha em conta que para se manter bem hidratada e  em saúde deve beber pelo menos 8 copos de água durante o dia. Então, beba mais. Pela sua saúde.

Se a sua urina é rosada ou avermelhada

É possível que tenha comido amoras, beterraba... Mas se não foi assim e a sua urina se apresenta demasiado avermelhada, acuda ao médico para descartar a hipótese de estar a sofrer de alguma doença ou infeção. Mais vale prevenir.

Se a sua urina é verde, alaranjada ou azul

Estas cores na urina costumam ser resultado da toma de medicamentos ou corantes alimentares. Não se preocupe e pense no que comeu ou tomou ultimamente que possa ter provocado esta cor na sua urina. De qualquer forma, em caso de dúvida, o melhor é sempre perguntar ao seu médico. Assim esclarecerá o problema.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Smoothie detox para a pele

Substitua uma refeição do dia por esta deliciosa bebida e veja o aspeto da sua pele a melhorar!

Em apenas três dias este batido pode melhorar a textura e a aparência da sua pele. Tal como o lê. Quem o diz é o célebre dr Oz. Sejamos sinceras: a pele bonita tem um preço. Seja um bom creme ou um pequeno sacrifício. Ou ambos. Não espere conseguir uma pele maravilhosa sem fazer nada por ela. Assim, ao seu creme habitual, acrescente mais este pequeno sacrifício. Vai valer a pena. É só beber este delicioso smoothie uma vez por dia em substituição de uma refeição (substitua, por exemplo, o jantar). E não se preocupe: esta receita tem provavelmente mais nutrientes que a sua refeição habitual e é certamente saciante. Não tem nada a perder, mas muito a ganhar com esta receita de limpeza.


Ingredientes

1 pimento pequeno (fresco) 
1 copo de água
3 cenouras
1 pepino médio
1/2 limão
1 maçã

Preparação

Retire a pele ao pimento, às cenouras, ao pepino e à maçã. Deite todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homegénea.

Utilização

Beba em seguida. Faça-o durante três dias e vai ver como a sua pele lhe agradece mostrando-se mais radiante que nunca.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Truque para curar um nariz irritado

Tem o nariz irritado e está à procura de um truque para o curar rapidamente?

Acontece com frequência. Em período de constipação ou de tempo frio ou seco, o nariz tem tendência para secar em excesso.

Torna-se vermelho,

sensível,

com pequenas gretas...

E isto é francamente doloroso!

Eis um truque eficaz e fácil para que possa curar logo o seu nariz e deixar de sofrer.

Vai precisar de dois tipos de creme:

Um creme pós-solar calmante e um creme hidratante para bebé.


Como fazer?

* De manhã, aplique sobre e à volta do nariz o pós-solar calmante.

*À noite, aplique uma boa camada de creme hidratante para bebé.

Pronto. É só. Vai ver como ao fim de dois dias o resultado já é claramente visível.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Batido natural energizante

Este delicioso batido é muito recomendado para combater a mente cansada. Além disso, proporciona muita energia ao corpo, pelo que é ideal se pratica algum tipo de exercício ou trabalha muito, já que a ajuda a recuperar forças e a deixa como nova para enfrentar um novo dia.


Ingredientes

1 copo de leite de amêndoas

3 morangos grandes

3 colheres de granola

1 colher e mel

1/2 banana

Preparação

Lave bem os morangos e retire-lhes o rabinho. Em seguida, deite os morangos e a banana (sem a casca) no copo do liquidificador. Acrescente o leite, a granola e o mel. Bata bem até obter um preparado homogéneo e sirva num copo alto.

Utilização

Beba em seguida. É delicioso. Anime-se a prepará-lo se está a precisar de uma dose extra de energia. Sempre é melhor e mais saudável que as bebidas energizantes comerciais que engordam e a longo prazo criam dependência.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Água de ananás para emagrecer

O ananás é considerado o rei das frutas tropicais por causa do seu delicioso sabor e doçura. Mas isto não é tudo. O ananás também é rico em vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e C, assim como manganeso, bromelina, cobre, potássio, betacarotenos e ácido fólico. Portanto, um bom ritual logo pela manhã é consumir água de ananás antes do pequeno-almoço, pois tem propriedades queima gordura, desinflamatórias e purificantes.

Veja como prepará-la.

Águita de ananás para desintoxicar o organismo e emagrecer



Ingredientes

1 ananás pequeno

1 litro de água

Preparação

Escolha um ananás maduro e lave-o bem. É recomendável que o faça com uma escova de cozinha. Retire-lhe a coroa, que deve rejeitar. Agora retire-lhe a casca, que aproveitará (ela foi previamente lavada). Numa caçarola, deite 1 litro de água e acrescente a casca do ananás. Leve ao lume a ferver até ver que a água se reduziu um pouco e que toda a cozinha se impregnou com o cheiro a ananás. 

Utilização

Coe e beba a água. Pode tomar esta água quente, como se se tratasse de uma infusão, ou com gelo, como uma água refrescante (no verão). Como preferir.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Smoothie de papaia para facilitar a digestão

A papaia possui muitas propriedades curativas interessantes, mas é sobretudo reconhecida devido à sua enzima papaína, que é muito semelhante às enzimas produzidas naturalmente no estômago. Isto faz da papaína uma enzima muito útil para ajudar a digestão.

A papaína acelera a decomposição das proteínas em aminoácidos que serão rapidamente assimilados pelo organismo ao nível do sistema digestivo. Isto elimina as fermentações intestinais que aumentam as flatulências e o desconforto digestivo.

Então não hesite e comece já a retirar benefícios deste delicioso fruto tropical consumindo-o regularmente.

A maneira mais usual de consumir a papaia é ao natural, mas também pode tirar partido dos benefícios da papaína consumindo a fruta na forma de suco. Se misturar a papaia com abacaxi obterá um suco ainda mais delicioso e eficaz.

Smoothie de papaia, abacaxi e manga



Ingredientes

1 chávena de pedaços de papaia

1 chávena da mistura de abacaxi e manga

1 chávena de iogurte natural

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea.

Utilização

Beba em seguida. Tem um sabor exótico e delicioso.

Dica: para amadurecer bem a fruta e desfrutar de um sabor mais doce, faça alguns pequenos cortes superficiais (com a lâmina de uma faca) na casca da papaia. Isto fará com que se escape um líquido esbranquiçado que torna a papaia mais amarga se não se favorecer a sua eliminação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...