segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Desmaquilhador 100% natural

Retirar os restos de maquilhagem e as impurezas que se depositam na pele ao longo do dia é um gesto de beleza essencial que ajuda a prolongar a juventude da cútis. E como vai ver já a seguir, nem sequer é preciso gastar muito dinheiro em produtos desmaquilhantes. As loções naturais também cumprem bem essa função e, além disso, saem a bom preço.

Leite e aveia, a combinação perfeita

Se somarmos à suavidade do leite as propriedades hidratantes da farinha de aveia, obteremos um excelente desmaquilhador, cem por cento natural. Com esta loção descongestionante, além de limpar a pele, também combate a secura e a descamação.

Ingredientes

1/2 copinho de leite
1 copinho de farinha de aveia

Preparação

Deite a farinha no leite quente e mexa bem até que espesse. Deixe arrefecer.

Utilização

Espalhe o preparado sobre a pele, com a ajuda de uma gaze ou algodão e, em seguida, retire os restos com água morna. 

Dica: se não tem farinha de aveia em casa ou não se quer dar ao trabalho de preparar esta receita, também pode usar loção de pepino para limpar eficazmente a pele e remover a maquilhagem. É só lavar um pepino e centrifugá-lo com a sua própria pele. Utilize o sumo resultante como se de um leite de limpeza se tratasse.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Os remédios da avó


Engravidar é o seu desejo? Então aumente desde hoje mesmo o seu consumo de alimentos ricos em ácido fólico. É muito importante ter níveis ótimos desta vitamina no momento da concepção e durante os primeiros meses de gravidez, já que previne malformações do tubo neuronal do feto. Encontrará ácido fólico nas verduras de folha verde, nas endívias, na beterraba crua, no germe de trigo ou nas leguminosas, por exemplo.


Morangos com champanhe para uma noite de paixão. Os tradicionais morangos com nata, com vinagre ou com sumo de laranja são francamente deliciosos. Mas para uma noite especial de paixão pode abrir-se uma excepção. Prepare uma taça de morangos inteiros (limpos e sem o rabinho) e polvilhe sobre eles açúcar moreno a gosto. Leve-os para a mesa e regue-os, ante os olhos do seu amado, com um pingo de champanhe. Prepare-se para sentir borbulhas à flor da pele...


Cenouras para acalmar o síndrome de abstinência do tabaco. Sempre que sentir uma vontade irreprimível de fumar, dirija-se ao frigorífico e coma uma cenoura às dentadas. Esta hortaliça, além de ajudar a eliminar os restos de nicotina do organismo, também renova o tecido da garganta e dos pulmões.


Pele de cetim. A máscara facial de rooibos ajuda a combater os radicais livres, os culpados do envelhecimento prematuro da pele. Tome nota: ferva uma chávena pequena de água e deite-a num recipiente com 1 colher de folhas de rooibos. Ao fim de 5 minutos coe e deixe arrefecer. Num recipiente à parte misture 2 colheres de germe de trigo com 1 colher de mel. Em seguida, acrescente infusão de rooibos que baste para obter um preparado fácil de espalhar. Aplique a mistura sobre a cara, deixe atuar durante 20 minutos e enxagúe com água morna.


Molhar a chupeta do bebé em mel pode pôr em perigo a sua saúde. Quando o bebé está inquieto porque lhe dói a barriga, lhe estão a nascer os dentes ou, simplesmente, não pode conciliar o sono, é boa ideia banhar a sua chupeta em água ou numa infusão adequada para ele. Os resultados não se farão esperar. Porém, fica totalmente proibido untar a chupeta dos bebés menores de dois anos com mel, já que este alimento contém esporos de uma bactéria que pode germinar no tubo digestivo do bebé, chegando a causar botulismo do lactente, uma doença grave que provoca importantes paralisias musculares. 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os coentros ajudam a eliminar metais pesados

Utilizar coentros na cozinha não só é eficaz para enriquecer o sabor da comida (especialmente o peixe) e dos molhos (guacamole, húmus...), mas também melhora a nossa saúde. É que parece ser certo que esta planta tem uma dezena de princípios antibióticos e por isso é útil para eliminar o mercúrio do corpo, um metal pesado de grande toxicidade.

Receita de guacamole com coentros acompanhado de triângulos de milho


Ingredientes (para 4 pessoas)

3 abacates maduros
1/2 pimento verde
Umas hastes de coentros
1 cebola pequena
Sumo de lima

Preparação

Pique a cebola bem fininha, assim como o pimento verde e os coentros. Retire a polpa dos abacates, corte-a em quadrados e vá-a misturando com o resto de ingredientes, com a ajuda de um almofariz. Acrescente um pingo de sumo de lima sobre a mistura enquanto a trabalha.

Prove e, se quiser, acrescente uma pitada de sal.

Utilização

Sirva com triângulos de milho, que usará como colheres para comer diretamente da taça onde apresentar o guacamole. Bom proveito!

Fonte da receita: Directo al Paladar

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Remédio caseiro para as úlceras na língua e boca

As úlceras na língua e boca - também conhecidas como aftas - são típicas lesões que afetam grande parte da população e podem ser causadas por stress, deficiência de vitaminas, problemas dentais ou de estômago. Aparecem sobretudo na zona interior dos lábios, bochechas, ou língua. Apesar de não serem contagiosas e normalmente não apresentarem complicações, estas úlceras costumam ser bastante dolorosas.

As úlceras orais geralmente desaparecem sozinhas. Porém, se deseja acelerar o processo e aliviar a dor, os remédios caseiros são soluções simples e eficazes.

Enxaguamento de tomilho e salva

Enxagúe a boca com infusão de tomilho e salva uma vez por dia. É mão de santo, um remédio que até os próprios dentistas recomendam aos seus pacientes para acelerar a cura das úlceras da mucosa da boca e da língua.

Ingredientes

Tomilho e salva, misturados em partes iguais

Água

Preparação

Ferva um copo de água e acrescente 1 colher da mistura de ervas. Tape e deixe repousar até que arrefeça. Coe a mistura.

Utilização

Use o líquido morno para enxaguar a boca. Verá que alivio!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Os melhores remédios para vencer a ressaca

Sintomas da ressaca

Boca seca.
Aumento da sede e diminuição do apetite.
Dor muscular e sono.
Dor de cabeça.
Tonturas e náuseas.
Mal estar estomacal.
Ardor de estômago.
Visão turva.

A ressaca é como que um "imposto" que o álcool cobra depois de ter corrido pelas nossas veias. O segredo para superar todos esses desagradáveis efeitos dos "copos a mais" que bebeu na véspera consiste em ingerir alimentos que ajudem o trabalho de desintoxicação do fígado.

O dente-de-leão

De todas as plantas, o dente-de-leão é a mais desintoxicante e regeneradora do fígado. Muito fácil de fazer, o chá de dente-de-leão pode ser preparado em poucos minutos e é muito eficaz.

Ingredientes

750 ml litro de água 
1 colher (de sopa) de dente-de-leão (seco)

Preparação

Deite a planta na água e leve a mistura ao lume. Quando a água quiser começar a ferver, apague o lume e deixe repousar, tapado, durante 10 minutos. Coe e o seu chá está pronto.

Utilização

Deixe arrefecer e beba ao longo do dia.

Mel

A frutose do mel, o componente responsável pela sua doçura, ajuda a metabolizar o álcool mais rapidamente. Também alivia o mal estar digestivo, já que protege a mucosa do estômago dos agentes irritantes do álcool. Tome 1 colher de mel em jejum*.


* Não use este remédio no caso de a ressaca se fazer acompanhar de diarreia.

Iogurte

O iogurte "bio" é um remédio tradicional para combater a ressaca, particularmente recomendado no caso da ressaca vir acompanhada de diarreia.

Taça de iogurte com banana e tangerina

Ingredientes

2 iogurte "bio"
2 colheres de queijo cremoso
1 colher de mel
2 bananas pequenas
Sumo de 2 tangerinas
Uma tangerina em gomos
Um punhadinho de nozes trituradas

Preparação

Corte as bananas em rodelas e mergulhe-as no sumo de tangerina. Enquanto esta mistura repousa, bata o iogurte com o queijo e o mel. Deite este batido em taças de sobremesa e deite por cima as rodelas de banana, os gomos de tangerina e as nozes trituradas.

Utilização

Coma uma taça em seguida. É mão de santo.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Bebida caseira para acelerar o metabolismo e queimar gordura

Às vezes a gordura está tão agarrada a nós, que não nos conseguimos ver livres dela, mesmo com a prática de exercício físico. Até agora. Porque com esta bebida, que até é fácil de preparar, o seu metabolismo acelerar-se-à, fazendo com que o seu corpo comece a queimar gordura de forma mais rápida e eficaz.

Que espera para experimentar?

Elixir caseiro queima gordura


Ingredientes

1 copo de água à temperatura ambiente
Sumo de 1 limão
1 colher (de chá) de vinagre de sidra
1 colher (de chá) de mel
1 cm de gengibre fresco

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter um preparado homogéneo. Coe. 

Utilização

Beba em seguida.  

Se começar o dia tomando esta bebida, o seu corpo responderá aumentando o metabolismo e queimando gordura de forma mais eficiente. O fígado começará a soltar as toxinas e o resultado será um corpo mais são e magro.

Também se começará a nivelar o açúcar no sangue.

O pH do seu corpo tornar-se-à mais alcalino.

Esta bebida fará com que se sinta e se veja melhor dia após dia.

Aviso! Não aconselhada a pessoas com o cólon irritável.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Chá branco frio para emagrecer (dr. Oz)

Só porque as temperaturas subiram não quer dizer que tenha que renunciar ao prazer do chá. O chá não se bebe apenas quente. O chá frio é igualmente uma bebida deliciosa e refrescante e, além do mais, pode ajudá-la a queimar gordura durante os meses quentes do verão. Aqui fica a receita de uma bebida refrescante preparada com chá branco e pêra, idealizada pelo célebre dr Oz. Espero que lhe refresque os dias calorosos e a deixe ainda mais elegante.

Chá branco com pêra (frio)

O chá branco é rico em antioxidantes que evitam a formação de células gordas e a pêra ajuda a queimar gordura.

Ingredientes

2 pêras
6 saquetas de chá branco
3 chávenas de água

Preparação

Leve a água a ferver e retire do lume. Ponha as saquetas de chá e as pêras na água fervente e deixe repousar durante 5 minutos. Retire as saquetas da água e deite o chá numa jarra grande. Acrescente água fria à jarra para diluir o chá.

Utilização

Leve ao frigorífico durante 2 ou 3 horas e beba ao longo do dia.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Suco caseiro para desinflamar a barriga

A zona da barriga é a mais difícil de manter firme, plana e estética. A barriga é um lugar muito propenso a acumular gordura, inflama-se facilmente devido à má combinação de alimentos, obstipação, cólicas menstruais, digestões difíceis e gases causados por diversos motivos. Além disso, é uma zona que nas mulheres se pode tornar flácida devido à gravidez.

Por isso, aqui fica a receita de um suco caseiro que a vai ajudar a desinflamar e reduzir a sua barriga. Se a este suco acrescentar o hábito de beber suficiente água ao longo do dia, uma alimentação livre de fritos e farinhas e açucares refinados e melhorar a sua postura endireitando as costas, verá como em pouco tempo a sua barriga será a inveja de todas as suas amigas.

Suco de papaia, manga e mirtilos, frutas digestivas, baixas em calorias



Ingredientes

1/2 papaia
1 manga
1/2 chávena de mirtilos

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Se quiser adoce com mel e se prefere uma bebida menos densa e mais leve acrecente um pingo de água ou uns cubinhos de gelo. Beba devagarinho, em jejum, durante 1 semana. Vai ver!

Porque é que este suco funciona?

A manga age no intestino como uma vassoura que limpa todos os desperdicios nocivos; a papaia é digestiva, laxante e ajuda a combater a inflamação. As bagas frescas de mirtilo são ligeiramente laxantes, ajudam a combater a inflamação e a prevenir os gazes. Todos estas frutas juntas resultam numa combinação agradável e poderosa.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Receitas de remédios caseiros


A parte branca da casca da laranja é anti cancerígena. O albedo, a parte branca da casca dos cítricos, é muito benéfico para a saúde, pelo que convém não o eliminar quando se descasca uma laranja, uma tangerina ou um limão. Esta parte da casca contém flavonas, umas substâncias que ajudam a prevenir certos tipos de cancro (como o cancro do cólon e da mama), melhoram a circulação sanguínea e também têm propriedades analgésicas, anti alérgicas e anti inflamatórias.


Infusão de aveia para recuperar as forças. Em infusão, a aveia ajuda a acalmar os nervos e a conciliar o sono. Se está a convalescer, este cereal é ideal para si porque a ajudará a aumentar as forças e a abrir o apetite. Para preparar a infusão, introduza flocos de aveia num bule com água a ferver, deixe repousar durante uns minutos, coe e adoce com mel. Beba uma chávena do preparado devagarinho.


Magnésio para a irritabilidade. O mau humor pode ser uma consequência da falta de magnésio. Aumente o consumo deste mineral preparando um sumo com 300 g de amoras, 1 banana e 1 colher de levedura de cerveja. Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.


Limpe a pele com vapores vegetais. Está a pensar fazer uma limpeza profunda de pele? Antes de mais, abra os poros com um banho de vapor facial. Como? É simples. Acrescente à água a ferver um punhado de alguma destas plantas: se tem a pele seca use camomila; se a sua pele é oleosa use alecrim e se é normal use lavanda. O resultado: uma pele mais sã e livre de impurezas.


Infusão de salsa para acalmar os olhos. Tem os olhos irritados? O olhar cansado? Aponte este remédio. Ferva uma chávena de água e acrescente um punhado de salsa picada. Retire do lume e deixe repousar durante uns minutos. Coe e empape umas gazes limpas no líquido obtido (morno), esprema-as ligeiramente e aplique-as sobre os olhos. Relaxe e deixe que atuem durante 10 minutos. Nota alivio? A salsa é uma planta calmante e como contém grandes doses de vitamina C, ajuda a ativar a micro-circulação na zona.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Alimentos que curam: azeitonas

A maior qualidade das azeitonas: a sua valiosa combinação de ácidos gordos, característica que as converte num alimento muito saudável.


Dieta. Não há dúvida de que se trata de um alimento calórico (100 g de azeitonas contêm entre 150 e 300 calorias). Porém, as azeitonas contam com alguns elementos a seu favor: costumam comer-se em pequenas quantidades, são saciantes e ajudam a acalmar o apetite.

Envelhecimento. Graças à sua riqueza em vitaminas A e E, a azeitona tem uma ação rejuvenescedora. Protege as células e ativa todas as glândulas produtoras de hormonas, os motores do organismo, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Amigas do fígado. Se tem um fígado delicado, deve saber que as azeitonas, como muitos alimentos amargos, estimulam o funcionamento do mesmo e melhoram o seu estado.

Rendimento físico e intelectual. Os ácidos gordos essenciais presentes na azeitona protegem as células encarregadas de aumentar o rendimento físico e intelectual. Inclua-as, sobretudo, na dieta dos jovens estudantes.

Reumatismo. Comendo cerca de 10 azeitonas pretas por dia melhora consideravelmente o reumatismo. O segredo é o poder deste tipo de azeitonas para descongestionar as articulações. Apesar das azeitonas verdes também funcionarem, são as pretas que oferecem os melhores resultados.

Contra indicações: as azeitonas pretas contêm bastante mais gorduras - e também calorias - que as verdes. Não são pois aconselháveis em caso de excesso de peso e/ou tensão alta ( o seu conteúdo em sal também é elevado)

Remédio caseiro: azeitonas contra o enjoo

As azeitonas podem ajudar a reduzir o enjoo causado pelo movimento. Mas para que este remédio surta efeito, elas devem ser comidas rapidamente após os primeiros sintomas, devido a que contêm tanino, substância que ajuda a eliminar a saliva que causa as náuseas.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Como fazer chá de chia

Esta pequeníssima semente é fonte natural de ácidos gordos ómega 3 e 6, antioxidantes e fibra dietética. O seu consumo é ideal para controlar os níveis de colesterol e pressão arterial, prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a atividade cerebral e até para emagrecer.

Chá de chia e camomila

Ingredientes

1 colher (de chá) de mel
1 colher (de chá) de sementes de chia
1 saqueta de chá de camomila
Um pingo de sumo de laranja
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Coloque a saqueta de chá de camomila, as sementes de chia e o mel numa chávena. Acrescente a água a ferver e mexa bem. Deixe repousar durante 3 minutos e elimine a saqueta de chá. Pingue umas gotas de sumo de laranja e o seu chá de chia está pronto.

Utilização

Desfrute deste delicioso e saudável chá e deixe que o seu corpo aproveite os benéficos da chia, do mel e da camomila e os aromas desta fantástica combinação.

Chia emagrecedora

Devido à sua riqueza em fibra e ómega 3, a chia é o alimento ideal para complementar as dietas de emagrecimento.

O ómega 3 ajuda a controlar a gordura corporal. Ajuda a limpar internamente o corpo de gordura má, o que se vê refletido numa diminuição da gordura da barriga, precisamente aquilo que mais nos interessa.

Além disso, o consumo de chia dá-nos sensação de saciedade, evitando assim que caiamos na tentação de comer constantemente. O seu conteúdo em minerais como magnésio, cálcio e zinco ajuda a evitar a ansiedade, uma das razões pelas quais tendemos a comer demasiado.

Ingredientes

1 rodela de ananás (sem casca)
Sumo de 1/2 toranja
100 ml de água 
1 colher de chia (previamente hidratada em água e escorrida)

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Utilização

Beba regularmente, como um complemento para emagrecer.

Aviso! Alguns medicamentos interactuam com a toranja. Se toma algum medicamento, não consuma toranja sem antes falar com o seu médico.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Remédios caseiros para a faringite

A faringite é uma inflamação dolorosa da faringe, a parte posterior da garganta que inclui a zona posterior da língua, o véu do paladar e as amígdalas. 

Geralmente, a faringite ocorre quando há um arrefecimento brusco e caracteriza-se pela dificuldade em engolir, secura da boca e garganta (causada ao respirar pela boca), congestão da mucosa e às vezes febre.

Tratamentos caseiros

Existem remédios naturais, simples e antigos, que nos permitem aliviar e curar a faringite em casa*.

Envoltura do pescoço

Este remédio é eficaz e muito fácil de pôr em prática. Prepare um chá de camomila e, quando estiver morno, molhe nele uma toalha de turco, esprema-a para retirar o excesso de líquido e aplique-a à volta do pescoço. Deixe ficar até que arrefeça e repita o tratamento enquanto seja necessário.

Gargarejo de whisky

Este é um remédio curioso, mas também muito eficaz. Deite 1 colher de whisky em 250 ml de água morna. Use o líquido resultante para gargarejar. (Remédio exclusivo para adultos).

Chá de gengibre, canela e limão

Ingredientes

250 ml de água
1 colher (de café) de gengibre ralado
1 pau de canela
2 colheres (de café) de casca de limão ralada

Preparação 

Leve ao lume a água com os ingredientes e deixe ferver durante uns minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e coe.

Utilização

Adoce com mel e beba morno para acalmar a dor e promover a cura.

Chá de maçã e limão

Ingredientes

500 ml de água
2 maçãs raladas
1 colher de mel
Sumo de 1/2 limão

Preparação

Leve ao lume a água com as maçãs e deixe levantar fervura. Então, acrescente o mel e o sumo de limão. Deixe ferver durante 2 minutos mais, retire do lume e deixe arrefecer.

Utilização

Tome o preparado morno, devagarinho.

* Se após experimentar algum destes remédios caseiros não começa a sentir melhoras evidentes, consulte o seu médico.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Gelatina detox de agar-agar

O agar-agar é um gelificante cem por cento vegetal, que se extrai das algas. Apresenta-se, normalmente, na forma de um pó branco, mas também se pode encontrar em flocos nas lojas de produtos naturais ou de produtos japoneses. Muito usado na cozinha japonesa, o agar-agar tem estas propriedades:

É muito nutritivo.
As suas eficazes propriedades digestivas ajudam a eliminar resíduos do estômago e do intestino.
Regula o intestino.
É eficaz na dissolução do colesterol.
Ideal em dietas de emagrecimento devido ao seu poder saciante e por ser baixo em calorias.

Gelatina detox de agar-agar

A gelatina caseira de agar-agar promove uma limpeza do organismo e ajuda a eliminar a gordura indesejada - principalmente na zona da barriga. Quando esta gelatina chega ao estômago absorve a gordura e o excesso de líquido retidos no organismo e elimina-os nas fezes e na urina.

Ingredientes

1 colher (de chá) de pó de agar-agar
1 chávena (de chá) do seu sumo de fruta preferido (sem açúcar ou com gotas de adoçante)

Preparação

Coloque o sumo numa caçarola e acrescente o pó de agar-agar. Misture bem e leve ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Retire do lume, deite numa taça e deixe arrefecer.

Utilização

Guarde a gelatina obtida no frigorífico e consuma 1 a 2 taças por dia.

Mais informação

A gelatina de agar-agar é rica em:

Minerais. Tem cálcio, fósforo, zinco, iodo, magnésio, ferro sódio, manganês, selénio e cobre. Estes minerais ajudam a manter a elasticidade da pele e a fortalecer as unhas e o cabelo.

Vitamina B6. Melhora o aspeto e a saúde da pele.

Vitamina B2. Protege as defesas do organismo.

Vitamina B1. Fortalece o sistema nervoso e os músculos.

Vitamina E. Retarda o envelhecimento.

Vitamina K. Fortalece os ossos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Água de pepino

A água de pepino é muito refrescante e fácil de preparar e tem muitos benefícios para a saúde. Entre as suas propriedades mais importantes podemos mencionar:

É uma bebida alcalinizante. O que significa que ajuda a equilibrar o pH do nosso organismo, de tal modo que, com o consumo regular desta bebida, conseguiremos um estado alcalino ideal, pelo que tenderemos a adoecer menos.

Muito rica em nutrientes essenciais. A água de pepino fornece vitamina A, vitamina C, vitamina K, potássio cálcio e ferro.

É antioxidante. A água de pepino é rica em antioxidantes naturais e por isso ajuda a neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres.

Depurativa, diurética e desintoxicante. Ajuda a eliminar as toxinas e a purificar o nosso organismo de forma natural.

Ajuda a emagrecer. Graças ao seu poder depurativo e ao seu efeito diurético é uma boa aliada quando o objetivo é perder algum peso.

Como preparar a água de pepino em casa

Ingredientes

1 pepino
1/2 limão
1,5 l de água

Preparação

Descasque o pepino. Reserve umas rodelas e centrifugue o resto, recolhendo o sumo. Deite a água numa jarra de vidro e acrescente o sumo de pepino. Misture bem com uma colher de pau. Esprema o meio limão e acrescente também o sumo à jarra. Leve ao frigorífico. Se quiser pode acrescentar umas rodelas de pepino e limão para decorar.

Utilização

Pode tomar esta bebida ao longo do dia, para se hidratar e refrescar nos momentos em que mais  necessitar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Os remédios da avó


Nutrição caseira para o cabelo. Se o seu cabelo está ressequido, quebradiço ou maltratado por causa das tintas ou permanentes, pode nutri-lo de maneira caseira com esta velha receita das nossas avós. Lave o cabelo como habitualmente e seque-o com uma toalha.  Aplique 1 colher de maionese, massajando o cabelo, especialmente as pontas, com ambas mãos. Deixe atuar durante 1 hora e depois lave novamente com um champô suave.


Gengivas inflamadas. Um método muito recomendável para aliviar a dor das gengivas consiste em aplicar um gomo de laranja envolto numa gaze, tudo previamente arrefecido no frigorifico. A frescura da fruta acalmará a inflamação das gengivas e a vitamina C beneficiará o organismo.


Insónia passageira. Se por qualquer motivo se desperta durante a noite e depois lhe custa voltar a adormecer, levante-se e coma uma maçã ou beba um copo de água com uma colherzinha de açúcar. Em seguida volte para a cama. Remédio santo.


Banho curativo para as cãibras. As cãibras surgem devido a fadiga muscular ou por causa de dificuldades circulatórias, que dificultam a chegada do sangue aos músculos. Isto pode evitar-se com o seguinte banho reparador de camomila. Prepara-se acrescentando 1 chávena grande de infusão de camomila e uma medida igual de bicarbonato de sódio à água quente de um banho de imersão, onde permanecerá durante cerca de 20 minutos.


Tónico contra as rugas. Para alisar as rugas misture o sumo de 1 tomate bem maduro com 1 gota de glicerina vegetal (em ervanárias) e um pouco de mel. Aplique a mistura ao redor dos olhos, da boca e no pescoço. Deixe atuar durante 10 minutos e enxagúe com água morna.


Evitar a flatulência. Depois de consumir alimentos que causam gases, evitará os problemas de flatulência comendo uma fatia de melancia ou bebendo devagarinho 1 chávena de água quente na qual terá infundido durante 1/2 hora 2 colheres de casca ralada de uma fruta cítrica.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Leite de arroz integral caseiro

Os leites vegetais (ou bebidas vegetais) são alternativas excelentes para quem deseja evitar o leite de origem animal, especialmente para as pessoas alérgicas à lactose.

Com efeito, são muitas as vantagens destes interessantíssimos preparados vegetais. Um dos mais importantes é sem dúvida a sua grande riqueza nutricional ao fornecer vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e outros nutrientes essenciais. Além disso, não apresentam o inconveniente da lactose, uma vez que não a têm.

Por outro lado, não devemos esquecer algo fundamental: estes leites são obtidos a partir de sementes, frutos secos ou cereais, pelo que os seus ingredientes são sempre 100% naturais.

Nesta ocasião apresento-lhe o leite (ou bebida) de arroz, uma bebida que se vem tornando cada vez mais popular e é fácil de preparar em casa.

Leite de arroz


O leite de arroz é uma alternativa vegetariana muito saudável.

Contém grande concentração de vitaminas, minerais, cálcio e ácidos gordos essenciais.

Dura no frigorífico entre 48 e 72 horas.

Ingredientes

1 chávena de arroz integral
4 chávenas de água
Mel ou açúcar mascavado
Uma pitada de baunilha

Preparação

Primeiramente, lave o arroz e deixe-o de molho nas 4 chávenas de água durante a noite. Depois, deite o arroz juntamente com a água do molho e mais 1 chávena de água no liquidificador. Acrescente o mel e a baunilha e bata até obter um preparado homogéneo. Coe através de um coador de malha fina e guarde a bebida obtida no frigorífico.

Utilização

Use como qualquer outro leite vegetal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...