terça-feira, 30 de junho de 2015

Vencer os pensamentos negativos com a ajuda da cidreira

O efeito tranquilizante da erva-cidreira é ideal para as pessoas que sofrem de insónia e pesadelos por causa das preocupações diárias. Se é o seu caso, serene a sua mente tomando uma infusão desta planta antes de ir dormir.

Infusão de cidreira e mel

O médico árabe Avicena assegurava que a erva-cidreira tinha o poder - e a virtude - de alegrar o espírito e eliminar a tristeza, o pessimismo e as preocupações.

Ingredientes

1 chávena (de chá) de água fervente
1 saqueta de chá de erva-cidreira
Mel a gosto

Preparação

Coloque a saqueta de chá numa chávena e acrescente a água fervente. Deixe infundir durante 5 minutos e retire a saqueta da água. Adoce a gosto com mel e a sua infusão relaxante está pronta.

Utilização

Beba em seguida. Beba esta infusão uma ou duas horas antes de ir dormir.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Receitas de remédios caseiros


O consumo moderado de vinho prolonga a vida. O vinho, juntamente com o azeite e o pão, é um dos elementos mais característicos da dieta mediterrânea. Parece até que o consumo moderado de vinho (1 copo de vinho de boa qualidade à refeição principal) prolonga a esperança de vida. A razão: os polifenóis, umas substâncias antioxidantes que reduzem o colesterol mau, evitam a formação de trombos e previnem doenças como a arteriosclerose, o cancro e o alzheimer.


Tem celulite? Coma abacaxi com frequência. Se quer ter uma pele lisinha, sem celulite, inclua o abacaxi na sua alimentação. Além de ser muito digestiva e melhorar a circulação do sangue, esta fruta tropical ajuda o organismo a eliminar melhor as gorduras e os produtos de desperdício que se acumulam em zonas conflituosas (coxas, barriga, parte interna dos braços...). Graças à sua ação antiedematosa, também combate a acumulação de líquidos nos tecidos.


Sangram-lhe as gengivas? Tome chá de roseira brava. O fruto da roseira brava destaca pela sua riqueza em vitamina C. Precisamente por isto, a infusão de roseira brava é muito útil para tratar as gengivas sangrentas e as infeções que afetam as gengivas (gengivite, piorreia, etc.). Aconselhe-se na sua ervanária habitual.


Vitamina K para favorecer a coagulação. Existem dois nutrientes que ajudam a acelerar a cicatrização das feridas: a vitamina K e o zinco. A vitamina K está presente nas verduras (espinafres, couve-flor, couves de Bruxelas), no feijão, nas ervilhas, nas cenouras, na carne de frango, no óleo de girassol e de germe de trigo. O zinco, um mineral que ajuda a formar tecido novo em caso de feridas, queimaduras, etc., está presente na carne magra, sementes de abóbora, leite, queijo curado, iogurte e pão integral.


Chá de gengibre afrodisíaco. A raiz de gengibre é usada em numerosos preparados afrodisíacos. Para 4 chávenas, misture numa chaleira com 750 ml de água a ferver, 2 saquetas de chá, 3 cravinhos, 1 pau de canela e 1 pedaço de raiz de gengibre ralada. Após 3 minutos, retire as saquetas de chá da água e deixe que o resto dos ingredientes atuem ainda durante alguns minutos mais. Finalmente, coe o chá, adoce a gosto com mel e... não se esqueça de partilhar esta infusão com o seu amor.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Receitas de remédios caseiros


Coquetel vegetal para combater as rugas. A pele necessita grandes doses de vitamina A, o nutriente que melhor a protege da ação do sol e da passagem dos anos. A abóbora é um dos alimentos mais ricos neste nutriente, motivo pelo qual é usada em muitos preparados de beleza. Centrifugue um pedacinho de abóbora (sem casca e sem sementes) e misture-a com igual quantidade de sumo de manga e de sumo de ananás. Beba o preparado durante uma temporada e verá como consegue uma pele lisinha e suave.


Iogurte contra as chagas da boca. Se comeu alguma coisa que lhe fez mal e lhe saíram chagas na boca, simplesmente coma um iogurte por dia. O iogurte ativo é um alimento que estimula as defesas e estabiliza o intestino. 


Salva contra os sufocos da menopausa. A salva é muito útil durante esta fase da vida da mulher porque, além de acalmar os nervos, reduz a secreção de suor. Pode bebê-la em infusão (1 saqueta por chávena de água a ferver) ou então usá-la para preparar um suculento molho misturando folhas frescas e picadinhas de salva com margarina. Este molho é ideal sobre os pratos de massa.


Máscara de ovo para o cabelo estragado. Tem o cabelo seco e áspero? Então aplique esta cura para o recuperar e embelezar. Uma vez por semana aplique, sobre o cabelo seco, uma máscara preparada com 1 ovo batido e misturado com 1 iogurte natural. Deixe atuar durante 20 minutos e em seguida lave o cabelo como habitualmente, usando de preferência um champô muito suave e hidratante.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Máscara caseira para tratar a psoríase

A psoríase (do grego "Psora", que significa comichão) é uma afeção da pele que não é contagiosa nem perigosa, mas que é incomodativa e difícil de controlar.

Surge devido a uma rápida reprodução e proliferação das células da pele. Em casos normais, as células da pele tardam entre 21 e 40 dias em amadurecer e subir à superfície, onde eliminam e substituem as células mortas. A isto chama-se processo de renovação da pele. Mas em caso de psoríase, as células cutâneas reproduzem-se tão rapidamente que chegam à superfície constantemente e se vão acumulando com as células mortas, formando umas placas avermelhadas com escamas nacaradas, acompanhadas de secura e irritação.

As partes mais afetadas pela psoríase costumam ser o couro cabeludo, os cotovelos e os joelhos.

Apesar de se tratar de uma doença crónica de difícil solução, pode aliviar a descamação da pele com um preparado à base de mel de tomilho. Veja como fazer.

Ingredientes

Mel de tomilho
Sumo fresco de alface

Preparação

Numa taça deite um pouco de mel de tomilho. Acrescente 6 colheres de sumo fresco de alface a mexa bem. 

Utilização

Aplique a loção sobre a zona afetada e deixe atuar durante meia hora. Depois enxagúe bem com água morna e aplique o seu creme de tratamento habitual.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Alimentos que curam: Kefir

É um dos derivados lácteos mais saudáveis. Muito parecido com o iogurte, mas menos denso e mais ácido, o kefir aumenta a resistêncaia a numerosas doenças.

Intolerância à lactose. A fermentação do kefir reduz a lactose e decompõe o leite em nutrientes mais simples. Por esta razão costuma ser bem digerido por pessoas intolerantes à lactose.

Excesso de medicação. As pessoas que tomam antibióticos durante longos períodos têm no kefir um grande aliado. Ele regula a digestão e regenera a flora intestinal destruída por fármacos ou por uma alimentação insuficiente. Além disso, ainda melhora a capacidade de assimilação dos alimentos no intestino.

Infeções. O seu consumo regular fortalece o sistema de defesas para que possa fazer ferente às infeções (por fungos, vírus ou bactérias). Como repovoa o intestino de bactérias benéficas, estas impedem que se instalem outros microorganismos prejudiciais para a saúde. É muito aconselhável em caso de problemas na pele ou infeções vaginais.

Osteoporose. O kefir é uma fonte importante de cálcio e de fósforo, dois dos nutrientes mais importantes para manter a saúde dos ossos e dos dentes.

Dica: o kefir é ótimo ao pequeno-almoço, misturado com fruta ou com muesli.

Receita saudável: batido de kefir com papaia

Ingredientes

1/2 papaia, sem casca e  sem sementes
1 chávena de kefir de leite
1/2 chávena de leite magro
2 colheres de mel
1 colher de açúcar mascavo

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea.

Utilização

Beba em seguida

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Remédio caseiro para a vermelhidão da pele do rosto

A vermelhidão no rosto é um problema causado pela dilatação dos vasos sanguíneos mais superficiais da pele da zona. Os alimentos que ativam a circulação aliviam os sintomas. Veja alguns exemplos:

Papaia. Algumas pessoas com vermelhidão no rosto produzem menos lipase, a enzima encarregada de desfazer as gorduras no estômago. Por isso é muito benéfico comer alimentos com enzimas digestivas, como o ananás e a papaia.

Alho. O alho é benéfico no tratamento de todas as doenças venosas. A vermelhidão aparece quando não se pode drenar o excesso de sangue dos capilares. Por isso os alimentos que ativam a circulação são muito importantes.

Cerejas. As cerejas protegem a pele porque possuem grandes doses de vitamina C, uma vitamina que ativa a microcirculação, e de antocianos, um pigmento vegetal que reconstrui as fibras de colágeno e alivia a inflamação. Devido à sua riqueza em ferro, também favorecem a oxigenação celular.

A ajuda natural: Infusão de calendula

Se tem tendência para a vermelhidão no rosto será boa ideia que tenha sempre calendula à mão. A calendula em infusão, aplicada externamente, desinfeta, acalma a pele irritada, reduz a inflamação e ajuda a regenerar a epiderme.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de pétalas de calendula
100 ml de água 

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente as pétalas de calendula e deixe repousar até que arrefeça. Coe e verta o líquido obtido num frasco pulverizador.

Utilização

Pulverize o seu rosto com a infusão morna, deixe que quase se seque sobre a pele e enxugue então com um lencinho de papel, pressionando delicadamente. Se preferir, também pode embeber umas gazes na infusão morna e aplicá-las sobre o rosto, deixando-as atuar durante um quarto de hora.

Deve evitar...

Os alimentos quentes. Procure que a comida e a bebida estejam sempre a uma temperatura morna e fuja dos alimentos demasiado condimentados.

O álcool. O álcool pode piorar os sintomas da vermelhidão porque dilata as artérias.

As mudanças bruscas de temperatura. Os ambientes muito quentes e a exposição ao frio intenso provocam e agravam os sintomas da vermelhidão. Não apanhe sol sem a devida proteção. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bolachas veganas de aveia e chocolate

Estas bolachas veganas de aveia e chocolate são tão boas, fáceis e rápidas de preparar que quererá comê-las todos os dias.

Bolachas veganas de aveia e chocolate (sem forno)

Ingredientes

1 chávena de açúcar
1/4 de chávena de manteiga de amendoim
2 colheres de óleo de coco 
1/4 de chávena de leite de amêndoa
1 colherzinha de essência de baunilha
1 + 1/2 chávena de flocos finos de aveia
3 colheres de cacau em pó
1 colher de café instantâneo em pó

Preparação

Deite os quatro primeiros ingredientes numa frigideira pequena e leve ao lume brando até que se derretam o óleo de coco e a manteiga de amendoim. Retire do lume e acrescente a essência de baunilha. Numa taça deite a aveia, o cacau e o café em pó. Verta em cima a mistura quente e mexa bem até obter um preparado homogéneo. 

Use uma colher e coloque colheradas da mistura em cima de um papel encerado. Deixe arrefecer e solidificar e as suas bolachas estão prontas.

Utilização

Desfrute. São ideias a qualquer momento e acompanham bem um chá ou um café.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Champô feito em casa

Ultimamente tem-se ouvido dizer que o champô comercial que usamos desde meninas pode ser prejudicial para nós e até arruinar os nossos cabelos! E que por esta razão devemos procurar alternativas que não nos prejudiquem, que nos ajudem a ter uma cabeleira impressionante e que sejam também amigas do ambiente.

Se está mesmo decidida a ter um cabelo longo, forte, saudável e brilhante, o segredo é lava-lo com um champô feito em casa! Tal como o lê. Além deste tipo de champô ser uma forma eficaz de manter o cabelo nutrido e em bom estado, também ajuda a cuidar do ambiente, já que não contém nenhum ingrediente químico que contamine a água. E a preparação é muito fácil. Então, atreva-se a fazê-lo e a experimentá-lo agora mesmo.

Champô caseiro ultra suave e desenredante

Ingredientes

1/4 de chávena de sabão de castela líquido (em ervanárias)
2 colheres de vinagre de maçã
1/4 de chávena de água
1 colher (de café) de óleo de árvore do chá (em ervanárias)

Preparação

Misture bem todos os ingredientes e deite a mistura obtida num frasco de champô vazio e limpo.

Utilização

Use como qualquer outro champô.

Dica: não se esqueça de agitar bem o frasco antes da aplicação.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Água de lua para limpar energias negativas em casa e na pessoa

Esta é uma água especial que se prepara na noite de Lua Cheia e se usa para limpar toda a negatividade que exista em sua casa ou até em si mesma.


Para a preparar vai precisar de um recipiente grande de metal prateado que não tenha sido utilizado na cozinha. Se não o tem à mão, forre qualquer outro recipiente com papel de alumínio por fora e por dentro, pois é importante que os reflexos da Lua se projetem e multipliquem. Uma vez preparado o recipiente, deite lá dentro 7 litros de água e acrescente 7 grãos de sal, 7 sementes de girassol, 7 gotas do seu perfume e 7 gotas de essência de baunilha.

Deixe o recipiente ao sereno durante toda a noite e, no dia seguinte, use a água para limpar a casa (chão, paredes, janelas, etc.), ou para se enxaguar após o duche, se é você quem precisa de se libertar da negatividade.

Fonte: Revista Predicciones

terça-feira, 16 de junho de 2015

Sobremesas light... fáceis, rápidas e saudáveis!

Se gosta de coisas doces, mas se preocupa com a sua figura e com a sua alimentação, então estas sobremesas serão certamente do seu agrado, porque são deliciosas... e light! Ficará com a boca em água só por se imaginar a saboreá-las.

Trufas de coco 

As trufas são deliciosas e se começamos a comê-las já não queremos parar. Agora, com esta receita que lhe sugiro, poderá comer todas as trufas que quiser, porque os ingredientes fazem delas umas delicias muito saudáveis.

Ingredientes

1/2 chávena de tâmaras sem caroço
3 colheres (de sopa) de cacau em pó (sem açúcar)
3 colheres (de sopa) de coco ralado fino (sem açúcar)

Preparação

Misture as tâmaras, o coco ralado e o cacau em pó no liquidificador até obter uma pasta suave. Se a pasta ficar muito seca, acrescente 1 colher de água à mistura. Se, pelo contrário, a pasta ficar muito líquida, acrescente-lhe mais um pouco de coco ralado. Depois, tome pequenas porções da massa e faça bolinhas que rolará em mais um pouquinho de coco ralado. Leve ao frigorífico até que endureçam.

Utilização

Desfrute.

Banana com chocolate e creme de amendoim

A manteiga de amendoim é um dos alimentos mais nutritivos, desde que não se abuse dela. Além disso, quando combinada com alimentos mais doces, sabe deliciosamente.

Ingredientes

Banana
Puré de maçã (sem açúcar)
Manteiga de amendoim
Chocolate preto
Sal marinho

Preparação

Corte banana em rodelas. Misture puré de maçã com manteiga de amendoim e cubra a parte de cima das rodelas de banana com um pouquinho da mistura. Leve ao frigorífico durante 30 minutos. Entretanto, derreta um pouco de chocolate preto. Retire as rodelas de banana do frigorífico e passe-as pelo chocolate derretido. Polvilhe uma pitadazinha (só umas pedrinhas) de sal marinho em cima de cada rodela e leve-as novamente ao frigorífico durante mais 15 minutos. Pronto.

Utilização

Sirva-se à vontade.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Óleo de árvore do chá (Tea Tree Oil): benefícios


A árvore do chá, Melaleuca alternifolia, ou Tea Tree, como é conhecida, é uma planta autóctone da costa oriental da Austrália, de cujas folhas se produz um dos óleos essenciais mais ativos do ponto de vista medicinal. Desde tempos remotos que os aborígenes australianos usam o óleo de árvore do chá para curar feridas, irritações cutâneas e outras lesões da pele.

O óleo de árvore do chá chegou a ter tal importância que, durante a Segunda Guerra Mundial, era um medicamento obrigatório nas equipas de Primeiros Socorros das unidades do exército e da marinha da Austrália.

Mas como é e porque é bom o óleo de árvore do chá?

O óleo de árvore do chá é um líquido incolor ou ligeiramente amarelado, com um forte aroma característico, com provadas propriedades antissépticas (atua como bactericida, antifúngico e antiviral) e de interessantes usos populares como anti-inflamatório, desodorizante, cicatrizante, etc.

Há evidências que mostram que o óleo de árvore do chá é eficaz para curar a acne inflamatória e não inflamatória. Por isso, se sofre com este problema, não hesite em se beneficiar das propriedades deste óleo maravilhoso preparando a sua própria máscara anti-acne à base de óleo de árvore do chá.

Máscara de argila verde e óleo de árvore do chá contra a acne

Ingredientes

3 gotas de óleo de árvore do chá
2 colheres (de sopa) de argila verde
Água que baste

Preparação

Misture a argila verde com a água que baste para obter um preparado que se possa espalhar facilmente. Acrescente o óleo de árvore do chá e misture bem.

Utilização

Aplique no rosto limpo, evitando os olhos e a boca e deixe atuar durante cerca de 20 minutos ou até que a máscara seque e o óleo de árvore do chá opere a sua magia. Então enxagúe com água morna.

Esta máscara, se aplicada 2 vezes por semana durante 2 meses, reduz vários dos sintomas da acne.

Aviso! O óleo de árvore do chá não deve entrar em contacto com os olhos nem ser ingerido. Destina-se apenas a ser aplicado sobre a pele. Mulheres grávidas, mulheres que amamentam, bebés e crianças não devem usar óleo de árvore do chá.

O óleo de árvore do chá em estado puro pode ser um pouco irritante. Por este motivo, se tem a pele sensível e vai aplicar o óleo, dilua-o antes num outro óleo de base, como por exemplo o óleo de amêndoas doces.

sábado, 13 de junho de 2015

Planta de limão para purificar a casa

Semeie caroços de limão num copo (com um furo em baixo para drenar a água da rega) e estes depressa se converterão numa planta desodorizante e purificante para a casa e num objeto decorativo muito bonito e ecológico.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Receitas de remédios caseiros


Prevenir as infeções urinárias. Além de manter uma dieta rica em vitaminas e minerais (imprescindíveis para estimular as defesas do organismo), há uma bebida que é especialmente interessante para prevenir este problema. Trata-se do sumo de arandos (em ervanárias). Este sumo impede que as bactérias adiram às paredes da bexiga. Beba um ou dois copos por dia.


Suor nas mãos. Durante 20 dias tome uma infusão de flor de laranjeira e cidreira adoçada com mel de alecrim. Complemente este tratamento com banhos alternados de água quente e fria. Para isso utilize dois recipientes: encha um com água a 38º e outro com água a 20º. Mergulhe as mãos e os braços até aos cotovelos alternadamente em cada recipiente, durante 30 segundos de cada vez. 


Unhas fortes. Se tem as unhas frágeis e se lhe partem com muita facilidade, há um alimento delicioso que pode ajudá-la a solucionar o problema. Trata-se das sementes de sésamo, um alimento muito rico em vitaminas e minerais. Tome uma colherzinha destas sementes por dia, polvilhadas nas suas comidas, e verá como nota os efeitos.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cura de limão para limpar o fígado

O fígado é o sistema de filtragem do corpo: ele é o principal encarregado de filtrar as impurezas do sangue, de modo a prevenir muitas doenças. Por isso é importante mantê-lo sempre a funcionar como deve ser. 

Está a precisar de fazer uma cura de limpeza ao seu fígado? Para o saber só tem que observar as suas unhas: se estão frágeis, manchadas ou com escamas, isto pode significar que o seu fígado está a precisar de uma pequena limpeza caseira.

É importante fazer uma limpeza do fígado de vez em quando para melhorar as suas funções. Após a limpeza sentir-se-à melhor em diversos aspetos: sentir-se-à com mais energia, terá mais vontade de praticar atividade física, de se levantar mais cedo, renderá mais no trabalho, na universidade, etc. Há quem diga que após uma limpeza do fígado sentiu melhoras evidentes no estado da pele, das unhas e dos cabelos. E há até quem afirme que perdeu peso. Então do que é que está à espera?

Cura de limão para limpar o fígado

Se o seu fígado está a pedir uma limpeza aos gritos, o limão pode ser-lhe muito útil. Só tem que tomar limão diariamente, mas faça-o do seguinte modo:


Por uma lado, esprema 1/2 limão e beba o sumo em jejum (sempre diluído numa pouca de água morna). Por outro lado, aproveite a polpa que ficou no espremedor e, juntamente com um pedacinho de casca ralada, acrescente-a a 1 cenoura, também ralada, de modo a obter uma salada de cenoura e limão que consumirá ao almoço. Faça esta cura durante uns dias e verá como se sente muito melhor.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Infusão de baunilha ajuda a emagrecer

Antigamente esta deliciosa especiaria era considerada uma erva estomacal, estimulante e afrodisíaca. Hoje em dia utiliza-se sobretudo como condimento para aromatizar sobremesas, mas também devido às suas virtudes medicinais. A baunilha é especialmente útil para quem está a dieta já que o seu sabor, aromático e penetrante, substitui perfeitamente o açúcar. Além disso, a baunilha melhora a digestão, combate a inchação abdominal e a retenção de líquidos. Esta especiaria é ainda conhecida pelo seu poder para estimular a circulação e evitar problemas relacionados com ela, como a celulite e as varizes. Que mais se pode pedir a uma simples vagem?

O seu desejo é perder peso, mas não consegue resistir aos doces? Então prepare a baunilha em infusão.

Infusão de baunilha

A baunilha, preparada em infusão, pode ajudá-la a saciar o seu insano desejo de consumir avidamente doces prejudiciais.

Ingredientes

1 grama de vagem seca de baunilha
1 chávena (de chá) de água
Leite magro
Stevia

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente a baunilha e deixe repousar durante 3 minutos. Coe.

Utilização

À bebida que preparou, acrescente um pingo de leite magro e uma pitada de stevia. Terá assim o melhor doce, delicioso, saciante, light e totalmente natural. Agora é só servir-se e bom proveito.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Stress e diarreia

Os nervos provocam-lhe diarreia? Beba uma infusão de camomila com limão.

Mãos suadas, rubor facial, diarreia... são alguns dos incómodos que qualquer uma de nós pode sentir ante a proximidade de um exame, uma entrevista de trabalho, etc. Se quando está nervosa se lhe acelera o ritmo intestinal, experimente tomar um chá de camomila, uma planta que relaxa os movimentos intestinais.

Ingredientes

1 saqueta de chá de camomila
1 chávena (de chá) de água
1 rodela de limão
Stevia

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente a saqueta de camomila, deixe repousar durante 5 minutos e retire então a saqueta da água.

Numa chávena, coloque a rodela de limão e polvilhe-a com uma pitada de stevia. Esmague um pouco a rodela com a ajuda de uma colher e acrescente a infusão de camomila. Mexa e a sua infusão de camomila com limão está pronta.

Utilização

Beba em seguida, devagarinho.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Vómito: tratamento caseiro

O vómito é um problema muito comum que todos sofremos alguma vez na vida. Consiste na regurgitação do conteúdo estomacal e geralmente é precedido por náuseas e espasmos.

A presença destes incómodos está normalmente relacionada com as irritações gástricas ou intestinais causadas pela ingestão excessiva de álcool, por uma comida copiosa... Diminua os sintomas com estes remédios caseiros.

Infusão de anis

A infusão de anis e cidreira alivia os vómitos e as cãibras intestinais.

Ingredientes

1 saqueta de chá de cidreira
1 anis estrelado
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente a saqueta de chá e o anis e deixe repousar durante 5 minutos. Coe.

Utilização

Deixe arrefecer o preparado e beba-o muito lentamente.

Aviso! Mulheres grávidas devem evitar o consumo de anis.

Compota de maçã com iogurte

Se se levantou com náuseas e mal estar, prepare imediatamente uma compota de maçã com iogurte. Esta deliciosa compota relaxa o aparelho digestivo e proporciona açucares e hidratos de carbono de fácil assimilação.

Ingredientes

2 maçãs
Água que baste
1 iogurte natural

Preparação

Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço, corte-as em pedaços e cozinhe-as em água até que fiquem moles. Escorra e deite num prato. Acrescente o iogurte e misture bem.

Utilização

Coma em jejum.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Menstruação: um chá para cada problema

A sua menstruação atrasa-se? O chá de salsa dá-lhe uma ajuda.

A tisana de salsa, tomada 2 ou 3 dias antes da data prevista do inicio da menstruação, estimula os músculos do útero, o que favorece a menstruação. 

Ingredientes

5 raminhos de salsa
1 litro de água

Preparação

Coloque a água numa chaleira, acrescente a salsa e leve a ferver durante 5 minutos. Retire do lume e coe.

Utilização

Beba duas chávenas deste chá por dia.

Aviso! Não siga este conselho se suspeita que está grávida, pois o chá de salsa pode ter efeitos abortivos.

Menstruação abundante? Recorra à infusão de cavalinha.

A infusão de cavalinha, além de diminuir a intensidade da hemorragia, também ajuda a repor o ferro perdido.

Ingredientes

1 colher (de chá) de chá de cavalinha
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda o chá de cavalinha na água fervente durante 5 minutos. Coe.

Utilização

Tome 1 chávena por dia, durante 1 semana antes do período.

Menstruação escassa? Experimente a salva.

Quando a menstruação não aparece ou aparece de modo irregular e insuficiente, a salva deve ser a planta escolhida.

Ingredientes

1 colher (de chá) de salva
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, retire do lume e acrescente a salva. Deixe infundir durante 3 minutos e coe.

Utilização

Acrescente sumo de limão a gosto e se quiser adoce com stevia ou mel. A infusão de salva, sem adoçar, tem um sabor um pouco amargo. Mas tudo depende das preferências.

Beba 1 chávena por dia, durante 1 semana antes do período.

Dores menstruais? A infusão combinada de cidreira e salva pode ser a solução.

A infusão combinada de cidreira e salva diminui a dor do baixo ventre ao mesmo tempo que soluciona muitos dos transtornos digestivos associados à menstruação - gases, náuseas, etc. -.

Ingredientes

1 colher (de chá) de cidreira e salva, misturadas em partes iguais
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, retire do lume e acrescente as plantas. Deixe repousar, tapado, durante 3 minutos e coe.

Utilização

Beba em seguida. Tome esta infusão durante alguns dias antes do período e, se necessário, também durante o mesmo.

Aviso! Os remédios sugeridos neste blog têm apenas um objetivo informativo e orientativo e não dispensam a consulta com um médico especialista.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Receitas de remédios caseiros



Boca limpa e fresca com anis verde. Esta planta contém mais de 20 componentes aromáticos que perfumam o hálito e uma série de substâncias de ação antibacteriana que limitam a proliferação dos germes, principais causantes do mau hálito. Se não tem uma escova de dentes à mão, o melhor remédio é mastigar 2 ou 3 sementes de anis verde para refrescar e perfumar a boca.


Crianças altas e fortes com vitamina D. Muitas crianças apresentam um défice de vitamina D no final do inverno, uma questão preocupante já que esta vitamina tem um importante papel na absorção do cálcio no intestino. Apesar da exposição solar promover a síntese da vitamina D sob a pele, a dieta é a principal fonte deste nutriente. Para que os seus filhos alcancem os níveis mínimos recomendados de vitamina D, inclua na sua alimentação diária o leite, iogurte, petit-suisse, queijo e manteiga e procure que ingiram ovos, peixe azul e cogumelos semanalmente.


Sumo de pepino para as asperezas dos pés. O sumo de pepino é um excelente remédio para suavizar as asperezas dos pés. Passe 1/2 pepino pela centrifugadora e recolha o sumo. Acrescente-lhe igual quantidade de sumo de limão e espalhe o líquido obtido nos seus pés, insistindo nas solas e nos calcanhares. Deixe atuar durante 20 minutos, enxagúe com água morna e aplique umas gotas de óleo de amêndoas doces. Verá que pés tão suaves.


Na dieta, manteiga ou margarina? Ambos produtos têm as mesmas calorias porque a sua composição é idêntica: gorduras (de origem animal no caso da manteiga e de origem vegetal no caso da margarina), água e sal. Se está a dieta, o melhor é que esqueça a manteiga e a margarina. Prefira untar o pão com pasta de abacate (esmague a polpa de 1/2 abacate, acrescente o sumo de 1/2 limão, 1 dente de alho esmagado, umas gotas de azeite e sal e pimenta a gosto). Com este conselho não só reduzirá as calorias, como também enriquecerá a sua dieta com gorduras saudáveis.


Reduzir o sal das leguminosas enlatadas. As leguminosas enlatadas dão sempre jeito para preparar uma ou outra refeição. Mas têm um problema: são muito ricas em sal. Por isso, se sofre de hipertensão ou retenção de líquidos, convém que as ponha de molho em água durante umas horas para eliminar o excesso de sal antes de consumir o produto.


Seios sensíveis. As cápsulas de óleo de germe de trigo, a melhor fonte natural de vitamina E, reduzem a inchação e o excesso de sensibilidade mamária.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Depilação íntima feminina em casa

Quando se trata de depilar a zona íntima, o mais fácil é acudir a um salão de beleza onde, em questão de minutos, se pode conseguir uma depilação perfeita da zona, sem dores ou incómodos. Porém, algumas mulheres ainda sentem pudor em pôr a depilação da sua zona íntima (literalmente) em mãos alheias. E isto é normalíssimo. Afinal, não é o mesmo pedir que nos depilem as pernas ou as axilas, ou pedir que nos depilem a zona íntima. A pensar nisto, hoje resolvi trazer alguns conselhos para fazer uma depilação íntima, rápida e indolor, na comodidade da nossa própria casa. Vamos a isso?

Para que possamos sentir confiança para vestir um biquíni incrível é importante que depilemos, precisamente, a zona do biquíni. E, apesar de parecer o contrário, tal não é nada complicado. Veja.

O primeiro de tudo é encontrar uma ferramenta confiável, que não cause irritação, que trate a nossa pele com carinho e suavidade e com a qual nos sintamos seguras. Para mim, uma boa gillette para depilação feminina cumpre todos estes requisitos na perfeição. 

Mãos à obra!


Assegure-se que está num local com boa iluminação, para poder ver bem a área e evitar acidentes.

Primeiro use um pequeno pente para pentear os pêlos para baixo; depois use uma tesoura pequenina e com as pontas arredondadas para cortar o maior comprimento dos pêlos.

Em seguida, use o pente na direção oposta ao do crescimento dos pêlos, de modo a que estes se elevem. Vá cortando os pêlos que sobressaem do pente, devagarinho, sem pressas, para não se ferir.

Use um espelho fixo, de modo a que possa ter as duas mãos livres enquanto vai cortando a pouco e pouco.

Quando tiver acabado de cortar, use uma gillette com a qual se sinta familiarizada e cómoda, aplique gel ou espuma para depilar e depile-se no sentido contrário ao do crescimento dos pêlos.

Enxagúe-se com água morna abundante e aplique creme hidratante na zona.

Não se esqueça de que não deve usar água excessivamente quente para lavar a zona acabada de depilar e que deve vestir roupas cómodas e suaves para um maior conforto.

Dica: lembre-se de fazer uma esfoliação suave na pele da zona regularmente. Isto ajudará a prevenir os pêlos encravados e protuberâncias.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Chá para as úlceras

A infusão de barbas de milho é um excelente regenerador das mucosas do aparelho digestivo. Devido às suas benéficas propriedades cicatrizantes, esta planta está especialmente indicada quando as paredes que recobrem o estômago ou o intestino estão danificadas, como é o caso quando se sofre úlcera, gastrite, etc. 

Chá de barbas de milho para as úlceras

Ingredientes

1 saqueta de chá de barbas de milho
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e acrescenta-a à saqueta, numa chávena. Tape e deixe repousar de 3 a 5 minutos. Retire a saqueta da água e o seu chá está pronto.

Utilização

Deixe arrefecer um pouco e beba. Tome este chá antes da refeição principal. No verão, também pode beber esta infusão fresca, acrescentando-lhe umas pedras de gelo.

Aviso! Mulheres grávidas ou que amamentam não devem beber chá de barbas de milho. Também não se deve dar este chá às crianças. Os doentes com inflamação da próstata também não devem utilizar barbas de milho.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Batido para aumentar a energia

Se o calor a apanhou com as reservas de energia no mínimo ou começou recentemente uma dieta para perder peso e agora se sente sem forças, recorra a este delicioso e saudável batido de morangos que lhe proporcionará um impulso de vitalidade e a ajudará a afrontar os dias com mais disposição. 

Batido de morangos para aumentar a energia do corpo

O morango é uma das frutas mais ricas em manganésio, um elemento químico cuja falta pode causar cansaço, dores articulares e falta de desejo.

Ingredientes

10 morangos
1 copo de leite magro
Adoçante de stevia

Preparação

Lave os morangos e retire-lhes o pé. Deite-os no copo da varinha mágica, acrescente o leite e bata até obter uma mistura homogénea. Adoce a gosto com a stevia.

Utilização

Tome este batido ao pequeno-almoço, ao lanche ou em qualquer outro momento em que se sinta particularmente cansada e sem motivação. Verá como se anima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...