quinta-feira, 30 de abril de 2015

Batido verde detox

A ação conjunta dos espinafres e da banana fazem deste batido um excelente depurativo. Ele limpa perfeitamente o seu organismo enquanto o nutre, o que faz com que se sinta melhor e com muita mais energia.

Batido verde de espinafres e banana

Ingredientes

1 punhadinho de espinafres baby lavados

1 banana às rodelas

1/2 chávena de leite de amêndoas

3 ou 4 avelãs torradas trituradas

1 quadradinho de chocolate preto

Preparação

Coloque os espinafres, a banana e as avelãs no copo do liquidificador. Acrescente o leite de amêndoas e bata até obter um preparado homogéneo. Deite num copo e rale o chocolate preto por cima.

Utilização

Beba em seguida. É ideal ao pequeno-almoço.

Benefícios dos ingredientes:

Os espinafres são uma boa fonte de fibra, que favorece o trânsito intestinal e dá sensação de saciedade. O seu elevado conteúdo em potássio favorece a eliminação dos líquidos em excesso no organismo.

A banana potencia o efeito diurético deste delicioso batido. Além disso, oferece doçura e o seu agradável sabor.

As avelãs fornecem ácidos gordos saudáveis e valiosos minerais.

O leite de amêndoas é rico em cálcio. Além disso, não contém glúten, nem lactose, nem colesterol.

O chocolate ajuda a equilibrar a pressão sanguínea e os seus flavonóides atuam como antioxidantes que ajudam a proteger o corpo do envelhecimento e combate a fadiga.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

7 truques surpreendentes com Vicks VapoRub

O Vicks VapoRub é um unguento utilizado desde há décadas para aliviar a tosse e outros sintomas da constipação. Quem não se lembra de em criança ter visto a sua mãe ou avó a untar-lhe Vicks para aliviar o peito carregado? Mas, além de aliviar as constipações, o Vicks tem também outros usos que a vão surpreender. Quer tirar o máximo proveito desse frasco de Vicks que tem no armário da sua casa de banho? Então preste atenção a estas 7 outras formas de o usar.


Para os pés. Depois de um dia cansativo e de ter andado muito, gosto de dar carinho aos meus pés. Afinal eles merecem. Faço assim: antes de ir dormir, lavo os pés com água morna e sabonete neutro, seco-os bem e aplico-lhes um pouquinho de Vicks. Calço umas peúgas velhas e vou dormir. Nem imagina! No dia seguinte acordo com os pés descansados, relaxados e muito suaves. E mais: desta maneira, o Vicks também alivia a tosse noturna.

Para as dores de cabeça. Pode acreditar! Este gel de mentol pode fazer maravilhas pela sua dor de cabeça. Aplique um pouquinho nas fontes e na testa e verá como alivia a tensão e a dor. Em minutos sentir-se-à como nova.

Para secar uma borbulha. Muita gente que conheço usa uma pitada de Vicks como tratamento infalível para secar uma borbulha ocasional. Use um cotonete para o aplicar na zona afetada, à noite, antes de ir dormir. Quando acordar constatará que a borbulha murchou.

Para as dores musculares. Algumas pessoas aplicam este unguento nos músculos doloridos após terem feito algum exercício. Dizem que o alivio costuma ser rápido.

Para as queimaduras. Em minha casa, quando alguém se queima por, por exemplo, o óleo da frigideira ter salpicado, costumamos aplicar um pouquinho de Vicks em cima da zona afetada. Proporciona alivio imediato e ajuda a cicatrizar. Só se consideram aqui pequenas queimaduras leves.

Para afastar os mosquitos. A minha experiência diz-me que os mosquitos detestam o cheiro forte do Vicks VapoRub. Simplesmente, aplico um pouco deste unguento quando vou a lugares onde costuma haver mosquitos ou, se me esqueço de o fazer e eles me picam, aplico-o diretamente na zona das picadas. Remédio santo.

Para as estrias. Pode parecer estranho, mas funciona. Massaje delicadamente um pouquinho de Vicks em cima das suas estrias e, em apenas 2 semanas, verá que diferença.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Tratamento natural para olhos ictéricos (olhos amarelos)

A cor amarelada dos olhos, da pele e das membranas mucosas costuma ser um sinal de icterícia. O pigmento amarelo que causa esta mudança de cor provém da bilirrubina, um subproduto dos glóbulos vermelhos velhos. Normalmente este transtorno produz-se quando o fígado está sobrecarregado. O sumo de limão é muito adequado para purificar o fígado e como remédio para a icterícia.

Sumo de limão

Ingredientes

Sumo de 1/2 limão
Água
Mel

Preparação

Deite o sumo de limão num copo e acabe de encher com água. Adoce com uma colherzinha de mel. 

Utilização

Beba em seguida. Beba um copo deste sumo em jejum.

Outros remédios para a icterícia:

Chá de urtiga

A capacidade da urtiga para eliminar toxinas, juntamente com as suas propriedades para estimular o fígado e a função biliar, fazem dela um remédio adequado para combater a icterícia.

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas secas de urtiga
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda as folhas de urtiga na água fervente durante 5 minutos. Coe.

Utilização

Beba em seguida. 

Morangos


Também é muito adequado comer morangos frescos e biológicos como remédio para combater a icterícia. É que os morangos ajudam a prevenir a formação de pedras na vesícula e nos canais biliares, sendo este último caso um motivo que pode causar retenção de bílis nestes canais e a consequente aparição de icterícia.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Receitas de remédios caseiros


O peixe azul ajuda a remineralizar os ossos. O arenque, o salmão, as sardinhas, etc. são uma boa fonte de vitamina D. Este nutriente não pode faltar entre as pessoas idosas já que, entre muitas outras coisas, estimula a absorção intestinal do cálcio e reduz a eliminação deste mineral através dos rins.


Os rebentos de soja melhoram a acne das costas. Se teme o momento de vestir o biquíni porque tem borbulhas e impurezas nos ombros e costas, passe a incluir rebentos de soja nas suas sandes e saladas. Segundo os especialistas, as borbulhas nesta zona do corpo indicam uma carência de enzimas digestivas, umas substâncias presentes nos germinados.


Funcho para a dor menstrual. A infusão de 1 colherzinha de sementes de funcho numa chávena (de chá) de água a ferver favorece a menstruação. E como se isto não bastasse, este delicioso remédio ainda alivia as dores do período e combate a obstipação que algumas mulheres costumam sofrer antes da chegada da menstruação.


Óleo de rosas para a secura dos cotovelos e calcanhares. As zonas de pele rugosa, como é o caso dos calcanhares, cotovelos e joelhos, tende a desidratar-se e a enrugar-se. Para evitar que isto aconteça, prepare uma loção natural para aplicar após o banho. É muito fácil: encha um pequeno frasco com 100 ml de óleo de amêndoas doces e acrescente 15 gotas de óleo de rosa mosqueta. Agite e o preparado está pronto para ser usado.

Sumo para fumadores

Se já tentou várias vezes mas ainda assim não consegue abandonar o vício do cigarro, ao menos ajude o seu organismo a limpar-se com este delicioso e saudável sumo para fumadores.

O sumo natural de tomate não só aumenta os depósitos de vitamina C, que nos fumadores costumam estar em níveis  mínimos, como ainda reduz o risco de vir a sofrer cancro do pulmão ou da próstata, dois tipos de cancro intimamente relacionados com o tabaco.

Sumo de tomate para fumadores

Ingredientes

2 tomates
Umas gotas de sumo de limão
Pimenta

Preparação

Lave, corte e centrifugue os tomates. Ao sumo obtido acrescente umas gotas de sumo de limão e uma pitada de pimenta.

Utilização

Baba como aperitivo.

Dica: se quiser aumentar ainda mais a quantidade de vitamina C deste sumo, acrescente-lhe também uma pitada de salsa fresca picada. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Receita de leite de amêndoas

Se você ou alguém na sua família é intolerante à lactose, veja aqui a receita para preparar um delicioso leite de amêndoas, 100% natural.

Ingredientes

1 chávena de amêndoas

1 litro de água à temperatura ambiente

1 vagem de baunilha

Mel

Preparação

De véspera, deixe as amêndoas de molho em água. No dia seguinte, rejeite a água do molho e triture as amêndoas no liquidificador juntamente com o litro de água, o conteúdo da vagem de baunilha e o mel. Forre um coador com um pedaço de tecido de gaze e coloque-o sobre uma jarra. Verta a mistura do liquidificador em cima e deixe escorrer bem. No fim, esprema a gaze para aproveitar todo o leite. Guarde o leite obtido no frigorífico. Dura até 5 dias.

Utilização

Beba quando quiser. É uma bebida deliciosa e muito saudável.

Dica: a massa de amêndoas que ficou na gaze pode ser aproveitada para fazer bolachas, bolos, etc.

Receitas de remédios caseiros


Falta-lhe energia? Coma mel. Se nota que está em baixo e tem falta de energia, aumente o consumo de mel. O mel é dos alimentos mais nutritivos que existem. Além de elevar o seu ânimo, o mel também estará a proteger o seu aparelho digestivo contra as úlceras e as infeções.


Reforçar a memória. Descansar e dormir as horas necessárias é garantia de uma boa memória. Também ajuda tomar suplementos de lecitina de soja, rica em fosfolípidos (componente que aumenta o rendimento intelectual). O azeite virgem, os frutos secos, a massa e o arroz fornecem energia ao cérebro de forma prolongada e o fósforo dos cereais e das leguminosas reforça as células do sistema nervoso.


Cápsulas de óleo de fígado de bacalhau para os ossos. Pode encontrá-las nas ervanárias e são muito benéficas para a saúde dos ossos, sobretudo se sofre de descalcificação óssea. O óleo de fígado de bacalhau ajuda a combater a osteoporose porque facilita a absorção do cálcio no organismo.


A vitamina A baixa os níveis de colesterol em pessoas diabéticas. Os diabéticos do tipo II devem controlar os seus níveis de colesterol, já que costumam ser elevados. Para isso, convém ingerir suficientes alimentos ricos em vitamina A. É muito fácil saber onde podemos encontrá-la: em todos os alimentos de cor laranja (cenoura, abóbora, nêsperas, etc.) e na verdura de folha verde (alface, espinafres, acelgas, etc.), além de no peixe azul, no leite, no queijo e nos ovos.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Tratamento natural para o hipertiroidismo

As propriedades calmantes da erva-cidreira são muito importantes para as pessoas com problemas de hipertiroidismo. Esta erva é uma das poucas que é capaz de inibir a ação da tiróide, quer dizer, de travar a acelerada atividade desta glândula (hipertiroidismo ou hipertireoidismo).

Chá de erva-cidreira

Ingredientes

1 saqueta de chá de erva-cidreira

1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda a saqueta de chá na água fervente durante 5 minutos. Retire a saqueta da água e o seu chá de erva-cidreira está pronto.

Utilização

Beba em seguida. Beba uma chávena deste chá por dia, às temporadas.

Aviso! Se está a tomar medicamentos não consuma o chá de cidreira sem consultar com o seu médico, pois o chá poderia interagir com eles.

Alimentos que curam: alface

A alface é uma verdura muito completa. É um alimento de baixo custo, tem importantes qualidades nutritivas e, o mais importante, porque a comemos crua aproveitamos completamente todos os seus nutrientes.


Cancro. O consumo habitual de alface atua como um preventivo de todo o tipo de cancro, especialmente do cancro do estômago. O motivo é a sua grande concentração de antioxidantes, substâncias que têm por função proteger as células do organismo.

Anemia. Apesar da alface ser composta na sua maior parte por água, também é muito rica em minerais e vitaminas. De grande importância para combater a anemia são o ferro e o ácido fólico, ambos presentes na alface.

Gravidez. O ácido fólico é uma das vitaminas obrigatórias durante a gravidez, por ser essencial para a formação da espinha e o desenvolvimento cerebral do feto. A alface de folha avermelhada é a que contém mais ácido fólico.

Digestões pesadas. Esta verdura estimula os sucos digestivos e biliares e captura as gorduras e as substâncias tóxicas dos alimentos. Também favorece a absorção das proteínas.

Insónia. O látex branco que se desprende quando cortamos a alface tem importantes poderes sedantes.

Remédio: chá de alface contra a insónia

Ingredientes

1 chávena (de chá) de água a ferver
1 folha de alface
1 colher (de chá) de mel de laranjeira

Preparação

Coloque a alface na água a ferver, tape com um paninho e deixe arrefecer um pouco. Coe o preparado e adoce com o mel.

Utilização

Beba uma hora antes de ir dormir.

Dica: não rejeite, pelo seu aspeto, as folhas exteriores mais verdes da alface, pois são as mais ricas em antioxidantes. Lave-as bem e misture-as com o resto.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alimentos que curam: pinhões

O pinheiro manso dá um produto que se extrai das suas pinhas e que é conhecido como pinhão. O pinhão costuma usar-se na culinária para preparar o célebre pesto, mas também se pode ingerir como fruto seco.

Conheça algumas virtudes dos pinhões para a saúde:


Ajudam a engordar. São, depois das nozes de macadamia, o fruto seco mais energético que há. Por este motivo, os pinhões são um perfeito aliado das pessoas que fazem grandes esforços físicos ou querem aumentar de peso sem perder saúde. Um punhadinho de pinhões proporciona cerca de 136 Kcal.

Têm gorduras muito benéficas. As gorduras correspondem a cerca de 68% do seu peso. Felizmente, a maioria destas gorduras são "boas", de qualidade igual às presentes no peixe azul e no azeite virgem extra. O seu consumo é recomendável para pessoas com problemas cardiovasculares, colesterol alto ou problemas inflamatórios (dermatite, artrite, colite, etc.).

Uma delicia para as crianças. Incluir pinhões nas receitas, tanto salgadas como doces, protege as crianças das infeções e acelera a cicatrização das feridas, graças ao seu alto conteúdo em zinco - é o quinto alimento mais rico neste mineral -. Também são uma boa fonte de ferro e ácido fólico, dois minerais antianémicos que intervêm na boa saúde das crianças.

Na dieta dos diabéticos. Devido ao seu elevado conteúdo em gorduras monoinsaturadas, este alimento melhora o controle da glucose. É por outro lado o fruto seco com menor conteúdo de hidratos, motivo pelo qual o seu consumo quase não altera as taxas de açúcar no sangue. Recorra a eles quando necessitar de uma injeção de energia instantânea.

Sugestão: um iogurte natural com uma colher de mel, pinhões e bagas de goji, é o melhor combustível que pode dar ao corpo antes de praticar exercício.

Dica: os pinhões ficam rançosos com facilidade. Por isso deve conservá-los em frascos de vidro com tampa hermética, num local fresco, seco e protegidos da luz.

Aviso! Nem todos os pinhões se podem comer. Por isso deve ter em conta que quando sair para o campo não deve apanhar qualquer pinhão de qualquer pinha, mas apenas aqueles que procedem de árvores comestíveis.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Receitas de remédios caseiros


O alecrim é um excelente protetor do fígado. Hipócrates, o pai da medicina moderna, recomendava que se cozessem as hortaliças juntamente com um raminho de alecrim para prevenir as doenças do fígado. Para aproveitar a ação protetora que exerce sobre este órgão, também pode polvilhar uma pitada de alecrim nos seus pratos.


As azeitonas fazem bem aos ossos. As azeitonas contêm uma substância que ajuda a prevenir a perda de massa óssea. Uma boa medida para fortalecer o seu esqueleto é incluir azeitonas regularmente na sua alimentação ou então consumir o melhor derivado delas: o azeite virgem extra.


O óleo de rosa mosqueta melhora o aspeto das estrias. Apesar de que pouco se pode fazer pelas estrias que já se instalaram na nossa pele - reconhecê-las-à imediatamente porque têm uma cor nacarada -, são muitos os remédios naturais que previnem a sua aparição ou travam a progressão das estrias que apareceram mais recentemente, as de cor rosada. Uma das loções mais indicadas é o óleo de rosa mosqueta. Pode aplicá-lo diretamente sobre a zona afetada ou misturá-lo em partes iguais com a dose de creme hidratante que vai usar.

Batido caseiro para rejuvenescer a pele do rosto

Para reparar, reabilitar e melhorar o estado e aspeto da pele do rosto, nada melhor que um delicioso batido de pequeno-almoço.

Cada sorvo do seguinte batido proporciona-lhe valiosas vitaminas que a ajudarão a manter a sua pele suave, firme e luminosa. Se para além de mimar a sua pele por fora também está empenhada em cuidar dela a partir de dentro, então passe a incluir na sua dieta esta deliciosa bebida de ação rejuvenescedora.

Batido de papaia e morangos para rejuvenescer a pele

O batido de papaia e morangos satisfaz plenamente a quantidade de vitamina C que o seu corpo necessita diariamente. Assegurar a presença deste nutriente na sua dieta é garantia de uma pele mais jovem e bela.

Ingredientes

1/2 papaia
1 taça de morangos
1 iogurte

Preparação

Lave os morangos e tire-lhes o rabinho. Retire as sementes do interior da papaia e tire-lhe a pele. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea.

Utilização

Beba este batido ao pequeno-almoço para assim aproveitar toda a ação revitalizante das suas vitaminas.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Receitas de remédios caseiros


Malvas para a garganta irritada. As malvas são muito ricas em mucilagens, uns componentes que suavizam a garganta e acalmam a dor. Prepare uma infusão de malvas deitando 1 colherzinha( de chá) da planta numa chávena (de chá) de água a ferver. Aguarde 2 ou 3 minutos e coe. Deixe arrefecer, faça gargarejos com metade do líquido e em seguida beba o resto. Repita o tratamento duas vezes por dia até que desapareça o incómodo.


Louro contra o stress. Depois de um dia de nervos, nada melhor do que o louro para recuperar a tranquilidade. Macere 200 g de folhas de louro em 2 litros de água fria durante dois dias. Coe e acrescente o líquido à água quente do banho. Permaneça na banheira durante um quarto de hora e sairá como nova.


Salsa para o coração. Os vinhos tónicos são um dos maiores tesouros da medicina caseira. O vinho de salsa usa-se como tónico cardíaco. Prepara-se deitando 35 g de salsa fresca em 3/4 de litro de vinho tinto de qualidade. Espere 10 dias e coe (rejeite a salsa). Tome 1 colherzinha de vinho por dia, às temporadas.


Pistachos contra o colesterol. São deliciosos e nutritivos. Os pistachos, comidos com moderação, já que são muito calóricos, são uma boa fonte de vitaminas e minerais. A sua maior virtude é o seu conteúdo em gorduras "boas", quer dizer, benéficas para o organismo. Se sofre colesterol, coma pistachos e conseguirá diminuí-lo. Os pistachos, além disso, são o fruto seco mais rico em potássio e por isso também combatem a retenção de líquidos. E não é tudo. O seu conteúdo em fósforo e magnésio também favorece os ossos e os dentes.

Bolo de iogurte sem lactose

A lactose é um componente do leite que pode provocar alergia em pessoas sensíveis. Os sintomas da alergia à lactose costumam ser barriga inchada, diarreia, dores de estômago... Quando isto acontece, convém substituir o consumo de leite por alimentos que não contenham lactose mas que sejam igualmente ricos em cálcio (como o queijo e o iogurte).

Iogurte, a melhor alternativa

Um dos alimentos mais indicados para substituir o leite é o iogurte. Apesar deste também conter lactose, esta está pré-digerida e portanto acaba por ser muito melhor tolerada. Porém, se a intolerância for muito forte, também o iogurte deve ser evitado. Neste caso só se poderia consumir o queijo ou lácteos deslactosados. Nesta receita proponho-lhe um bolo clássico que em vez de leite usa iogurte sem lactose. A sua preparação é muito simples e as pessoas com intolerância podem consumi-lo sem problemas.

Bolo de iogurte sem lactose

Ingredientes

1 iogurte natural sem lactose
2 x a medida do iogurte de açúcar
3 x a medida do iogurte de farinha
1 x a medida do iogurte de óleo alimentar
1 colherzinha de fermento
1 colherzinha de açúcar baunilhado
Raspa de laranja
5 ovos
Margarina para untar

Preparação

Separe as gemas das claras e bata as gemas com o açúcar. Acrescente a farinha e o iogurte e mexa bem. Acrescente raspa de laranja, o fermento e o açúcar baunilhado e misture. Junte o óleo e mexa novamente. Bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente na massa. Deite a massa numa forma untada com margarina. Leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito este saia seco.

Utilização

Coma uma fatia deste delicioso bolo no seu café da manhã, chá da tarde, enfim... quando lhe apetecer. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Alimentos que curam: aveia

A aveia é fonte de proteína, fibra e vitaminas e é uma opção muito saudável para começar o dia com muita energia e uma boa digestão.

Confira alguns dos benefícios deste cereal tão valioso:

- Contém aminoácidos essenciais que ajudam a estimular o fígado para produzir mais lecitina, que auxilia na liberação das toxinas.

- A fibra solúvel da aveia beneficia as pessoas com diabetes.

- Facilita o trânsito intestinal e evita a obstipação.

- É o cereal que contém mais proteínas.

- Contém substâncias fitoquímicas de origem vegetal que ajudam a prevenir o cancro.

- Possui hidratos de carbono de absorção lenta.

- É uma boa fonte de gorduras insaturadas ómega 6, que ajudam a diminuir o colesterol ruim.

- Contém vitaminas do complexo B, as quais estão implicadas no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso central.

- Previne o hipotiroidismo, já que contém iodo, um mineral que faz a tiróide funcionar de forma correta.

- Tem os níveis adequados de cálcio para prevenir a desmineralização óssea.

- Conta com importantes vitaminas, das quais destacam: vitamina B1, B2 e vitamina E.

- Possui minerais: magnésio, zinco, cálcio e ferro.

- Tem propriedades antioxidantes.

- Diminui a pressão arterial.

- É benéfica para as mulheres na menopausa.

- Melhora o sistema imunológico.

- Tem propriedades contra a asma.

- Protege contra as doenças cardíacas.

- É uma alternativa para alguns celíacos.

- Tem propriedades diuréticas.

- É um potenciador da fertilidade.

- É benéfica para a pele.

Receita de pequeno-almoço: papas de aveia com fruta

Ingredientes

30 g de flocos de aveia finos

220 ml de leite (eu costumo usar uma mistura em partes iguais de leite e água)

1 colher (de sopa) de açúcar moreno

Um pedacinho de pau de canela

Uma pitada de sal (muito pequenina)

Mel a gosto

Canela em pó a gosto

Fruta fresca para acompanhar

Preparação

Numa caçarola de fundo grosso, que não pegue, deite o leite, os flocos de aveia, a pitada de sal e o pau de canela. Leve ao lume e quando começar a ferver, reduza a chama e deixe fervilhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente então o açúcar, mexa e retire do lume. Deite as papas numa taça e coloque em cima fruta fresca ao seu gosto (morangos, banana, manga...). Pingue um fio de mel em cima e polvilhe com uma pitada de canela em pó. 

Utilização

Desfrute do seu pequeno-almoço delicioso e saudável. Bom proveito!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Remédio para limpar o intestino

Como costumam ser as suas digestões? Pesadas? Sofre de gases com frequência? Anda cansada? Engordou nos últimos meses e não sabe qual é o motivo? Se as suas respostas a estas perguntas foram sim, o mais provável é que tenha descuidado o seu intestino. 

O intestino é uma das zonas mais importantes para a absorção de nutrientes e para a manutenção da vitalidade e do bem-estar. Por isso é importante mantê-lo limpo e saudável. Acontece que todos os dias ingerimos alimentos tratados com corantes, conservantes, etc., e estas substâncias prejudiciais acabam por saturar o nosso intestino. Daí a importância de uma limpeza intestinal, que nos permita eliminar os resíduos que se aderiram às paredes do nosso intestino, facilitando assim a absorção de nutrientes e a manutenção de uma boa saúde.

Hoje este espaço sugere-lhe um bom remédio caseiro para a limpeza do intestino. De que modo? Mediante uns simples ingredientes que deveriam estar sempre presentes na sua cozinha.

Chá de alcachofra e gengibre

Talvez esta combinação lhe pareça estranha e no entanto esta tisana é um dos melhores remédios para a limpeza intestinal. Mas não só. Veja.

- A água resultante do cozimento da alcachofra é rica em vitaminas e minerais e por isso é ideal para otimizar o funcionamento do fígado e dos rins.

- A água da cozedura de alcachofras e gengibre limpa o nosso corpo de toxinas e ajuda a eliminar a gordura em excesso e a limpar os resíduos acumulados no cólon.

- Esta água também ajuda a nossa digestão; combate o colesterol e ajuda a desinflamar.

Ingredientes

2 alcachofras médias
2 fatias grossas de raiz de gengibre
1 litro de água

Preparação

Ferva as alcachofras na água até que veja que estas começam a ficar tenras e que portanto já libertaram as suas propriedades na água. Acrescente então as fatias de gengibre e deixe cozinhar durante 8 minutos mais. Coe o preparado e guarde a água obtida no frigorífico.

Utilização

Beba um copo desta água em jejum, um depois do almoço, outro a meio da tarde e, finalmente, outro depois do jantar. Faça este tratamento durante uma semana e verá que bem que se sente.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Remédio caseiro para as alergias da primavera

Nariz a pingar? Comichão nos olhos? Congestionamento? Se é uma das cerca de 50 milhões de pessoas que no mundo sofrem de alergia sazonal, procure conforto nos velhos remédios caseiros que já foram testados pelo tempo e demonstraram a sua eficácia para aliviar as alergias de forma natural.

Para começar, é boa ideia entender o que acontece quando o seu corpo sofre um ataque de alergia. O seu sistema imunitário foi concebido para identificar e combater todo o tipo de coisas estranhas ao seu organismo. A maior parte das vezes isto é para seu beneficio, pois protege-a de bactérias e vírus e outros agentes potencialmente nocivos. Mas no caso da alergia, o que sucede é que o seu sistema imunitário reage de forma exagerada e combate a agressão espirrando, tossindo, coçando, obstruindo as vias respiratórias e produzindo secreções. Enfim, neste caso e contrariamente ao que muita gente pensa, existem defesas a mais e não falta delas. Felizmente, a medicina caseira também tem alguns remédios naturais para combater as alergias da primavera. Veja um deles.

Chá de gengibre, cebolinho e laranja (receita do programa do dr. Oz)

Para combater as alergias e respirar mais facilmente nesta primavera, experimente este chá tradicional.

Ingredientes

3 fatias finas de gengibre
2 talos de cebolinho 
Casca de 1 laranja
1/2 litro de água 

Preparação

Coloque o gengibre, o cebolinho e a casca de laranja numa chaleira e acrescente a água a ferver. Deixe repousar durante 10 minutos e coe. 

Utilização

Deixe arrefecer ligeiramente e beba até 3 chávenas deste chá por dia até os sintomas melhorarem.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Dados sobre os sonhos

Os sonhos são lindos, misteriosos e um tema que desperta a nossa curiosidade porque, na verdade, nada se sabe com absoluta certeza acerca deles. A seguir, alguns dados curiosos sobre este fenómeno tão comum e ao mesmo tempo tão misterioso: os sonhos.


Ressonar não combina com sonhar

É quase impossível ressonar e sonhar ao mesmo tempo. São duas coisas que não acontecem juntas.

Esquecemos 90% do que sonhamos

5 minutos depois de acordar já esquecemos metade do que sonhamos e 10 minutos após já esquecemos 90%. Se quiser guardar um sonho, tome apontamentos sobre o mesmo. É o melhor.

Todos sonhamos, todos os dias

Todos os seres humanos (excepto aqueles com graves perturbações psicológicas) sonhamos. O que acontece é que sempre nos esquecemos do que sonhamos.

Sonhamos bastante

Em média, sonhamos de 1 a 2 horas por noite. Assim sendo, o nosso subconsciente tem tempo para gerar 4 a 7 sonhos por noite.

Os cegos também sonham

As pessoas que perderam a visão já depois de terem nascido, podem ver imagens em sonhos. Aquelas que já nasceram cegas, não vêem imagens mas os seus sonhos são igualmente vividos.

Homens e mulheres sonham de maneira diferente

Os homens têm sonhos mais agressivos e sonham mais com homens, quer dizer, 70% das pessoas que aparecem nos sonhos dos homens são homens. As mulheres tendem a ter sonhos mais repartidos.

Só sonhamos com o que conhecemos

Nunca sonhará com uma cara que nunca tenha visto antes. Quando vemos caras nos nossos sonhos que não reconhecemos é porque se trata de pessoas que talvez tenhamos visto uma só vez ou apenas de relance. Apesar de nós não lhe termos prestado atenção, o nosso cérebro capturou a informação e armazenou-a.

Nem todos sonham a cores

Cerca de 12% das pessoas sonham apenas a preto e branco. Entre 1915 e 1950, a maioria das pessoas sonhava a preto e branco. A partir dos anos 60 (talvez devido à televisão a cores) "abriram-se as portas da percepção" e agora apenas cerca de 4,4% dos sonhos de pessoas com menos de 25 anos é a preto e branco.

Feelings, only feelings...

A ansiedade é a emoção mais comum nos nossos sonhos e é mais provável sonharmos com emoções negativas que positivas.

Paralisamos enquanto sonhamos

Durante a etapa REM (período em que o cérebro está muito ativo) o corpo é paralisado para prevenir os movimentos que ocorrem durante o sonho. Afinal, não quer sair a correr da cama para escapar de um monstro, pois não?!

Incorporamos coisas aos sonhos

O nosso cérebro é capaz de  captar qualquer estimulo enquanto sonhamos; por isso, se está a dormir e o telefone toca , é muito provável que o oiça no seu sonho.

Sonhar com o futuro

Cerca de 38% das pessoas tem sonhos pré-cognitivos.

Sonhou com este homem?

Cada noite, em todo o mundo, centenas de pessoas sonham com a mesma cara. Se durante os seus sonhos também lhe aparece ou tem alguma informação que possa ajudar a identificá-lo, por favor contacte:

www.thisman.org

Sonhar com o mesmo homem

A partir de 2006 mais de 2000 pessoas relataram ter sonhado com o mesmo homem. Acontece que um psicólogo dos EUA teve um doente que sonhou com este homem e fez um retrato dele. Depois vários outros doentes afirmaram ter sonhado também com ele. O psicólogo partilhou então cópias do retrato entre os seus colegas médicos, os quais também tiveram doentes que sonharam com o mesmo homem. Estranho, não é?

domingo, 12 de abril de 2015

Manteiga de amendoim caseira

A manteiga de amendoim é uma cremosa pasta elaborada com amendoins moídos. Os primeiros a confecioná-la foram os aztecas e os maias, que a utilizavam como ingrediente principal para preparar determinados molhos aos quais chamavam moles.

De fácil e rápida absorção, a manteiga de amendoim é uma delicia que pode usar para preparar sandes, rechear panquecas, misturar com fruta, comer assim mesmo, enfim, como lhe apetecer.

Quero ensinar-lhe uma receita que é ao mesmo tempo simples, rápida e deliciosa: manteiga de amendoim caseira.

Acredite, não há receita mais simples e fácil do que esta : leva apenas um ingrediente.

Pessoalmente, adoro manteiga de amendoim porque é ideal para substituir a margarina ou a manteiga de origem animal. Diga adeus às manteigas cheias de aditivos e prepare a sua própria manteiga agora mesmo.

Como fazer manteiga de amendoim caseira e saudável em apenas 10 minutos?

Ingredientes

300 g de amendoins torrados

Preparação

Descasque os amendoins e triture-os num processador até obter uma pasta cremosa e sem grumos. De vez em quando pare o processador para descolar os amendoins das paredes do mesmo - assim o processador também descansa e arrefece -.  Isto demorará cerca de 10 minutos. Passado o tempo, verá que tem uma manteiga muito suave e nutritiva. Guarde-a num frasco de vidro com tampa hermética e coloque-a no frigorífico.

Utilização

Coma com pão, tostas, bolachas, o que quiser.

Porque é que a manteiga de amendoim é boa para a saúde?

Além de proteína de origem vegetal, a manteiga de amendoim fornece minerais como zinco, magnésio, que ajuda a fortalecer os ossos, potássio, para uns músculos saudáveis, cobre e vitaminas C e B6, para o sistema imunológico. Também contém resveratrol e beta-sitosterol, duas substâncias que podem diminuir o risco de cancro, e devido ao seu elevado conteúdo em gorduras monoinsaturadas, é saudável para o coração.

Aviso! Antes de consumir manteiga de amendoim certifique-se de que não é alérgica a ela. Isto é muito importante pois as pessoas alérgicas ao amendoim, se consumirem produtos confecionados com ele, podem sofrer um choque anafilático com sérias consequências.

sábado, 11 de abril de 2015

Outros usos que pode dar ao seu desodorizante

Se pensa que o desodorizante só serve para manter as suas axilas frescas e saudáveis, está redondamente enganada. Aqui ficam alguns outros usos que pode dar a este artigo de beleza indispensável na sua vida.

Um mundo sem desodorizante, já pensou?! Hoje em dia é praticamente impensável passar sem ele, pois tornou-se um elemento imprescindível da nossa rotina diária de higiene pessoal. Apesar de às vezes, no autocarro, parecer que algumas pessoas se esqueceram que ele existe, o desodorizante é um artigo de uso diário que além de lhe permitir uma saudável convivência com os outros (especialmente com o seu nariz), também ajuda as suas axilas a manterem-se saudáveis. Mas não é tudo. O desodorizante também a pode tirar de alguns apertos. Veja. Vai surpreender-se.


Removedor de verniz. O desodorizante em spray é bom para tirar o verniz das unhas. O único que tem que fazer é pulverizar um pouco num algodão e em seguida esfregá-lo nas suas unhas. Pronto. Acabaram-se os apertos quando não tem acetona em casa e o verniz das suas unhas já está feito num desastre.

Contra as bolhas nos pés. Há sapatos bonitos que para que pareçam ainda melhor se devem calçar sem meias. O problema é que às vezes esses sapatos são duros e acabam por magoar os nossos pés, causando dolorosas bolhas. Para que isto não volte a acontecer, aplique desodorizante nos sapatos, nas partes em que eles roçam com os pés.

Para secar uma borbulha. É típico. Tem um encontro especial e quando se levanta de manhã e se olha ao espelho... zás! Lá está ela, uma maldita borbulha. Neste caso, e só por se tratar de uma emergência, pode aplicar um pouco de desodorizante roll on na área afetada. Em poucos minutos a borbulha terá murchado. Mas atenção: não se habitue a eliminar as suas borbulhas desta maneira. É só para uma emergência.

Pés relaxados e sem mau cheiro. Os pés são uma das zonas do nosso corpo que mais transpiram e para cúmulo estão quase sempre encerrados dentro de sapatos ou botas e a transportar-nos de um lado para o outro. Para evitar o mau cheiro que costuma gerar-se neles devido ao suor e ao material de que estão feitos os sapatos, ao fim do dia, aplique desodorizante na planta dos seus pés  e deixe-os assim durante toda a noite.

O fim das mãos sudorosas. Se é uma pessoa que costuma suar muito das mãos e vai ter um evento especial no qual já sabe que vai ter que apertar a mão a várias pessoas, antes, aplique um pouco de desodorizante na palma das suas mãos, como se fosse creme. Mantê-las-à secas durante muito tempo.

Alivio das picadas de insetos. Se foi passar o fim de semana ao campo e se esqueceu de levar o repelente de insetos e acabou toda picada, para acalmar a comichão e inflamação das picadas aplique desodorizante roll on e em minutos sentirá alivio.

Receitas de remédios caseiros


Água de coco para melhorar a resistência física. É o melhor estimulante líquido para o rendimento físico, inclusive melhor que as bebidas isotónicas. Daí que muitos desportistas escolham a água de coco como refresco natural, antes e depois de praticarem exercício. Além disso, esta fruta tropical hidrata o organismo e ajuda na recuperação muscular.


Banana para suavizar os pés gretados. A ação hidratante da banana faz dela uma fruta ideal para regenerar a pele e, neste caso, a pele dos pés. Descasque e corte uma banana madura, esmague-a e aplique-a nos pés. Deixe atuar durante 20 minutos e enxagúe.


Beterraba para manter o coração em forma. Além de ser rica em vitaminas A, B e C, este vegetal roxo contém uma grande quantidade de folatos, uma substância que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Limpe, descasque e corte a quantidade que quer utilizar. Centrifugue-a, deite num copo e acrescente uns cubos de gelo para que resulte mais refrescante.


Cogumelos contra o colesterol. Os cogumelos são fonte de vitamina B5, um nutriente que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, são baixos em calorias e muito versáteis. Use-os nas saladas, nas croquetes, nos cremes e sopas, etc.


Cenoura contra os pés de galinha. As pequenas rugas que aparecem debaixo dos olhos costumam dever-se ao passo dos anos. Mas outros fatores também podem causá-las: piscar os olhos com muita frequência, o tabaco, o excesso de sol... Descasque e centrifugue uma cenoura. Acrescente 1 colher de óleo de girassol ao sumo obtido e misture. Aplique diariamente este unguento ao redor dos olhos durante 10 minutos e depois enxagúe com água fria. Verá como se suavizam as suas linhas de expressão.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Truques caseiros para endurecer as unhas

Se há coisa que odiamos é a facilidade com que as nossas unhas se partem, pois demoram muito tempo a crescer. De certeza que já lhe aconteceu: logo no dia daquela festa especial, uma das suas unhas partiu, arruinando a sua preciosa manicure. Que trauma! Pois para não ter que voltar a passar por esse desgosto, aponte os seguintes truques.


Cebola. Não é muito agradável, mas é um truque infalível. Corte 1 cebola ao meio, escave um buraco em cada uma das metades, meta as unhas dentro (uma mão em cada metade) e deixe repousar assim durante 15 minutos. Depois enxagúe as mãos. Faça este truque à noite, antes de se deitar, pois o cheiro a cebola pode permanecer durante algumas horas. Repita este tratamento duas vezes por semana e verá a diferença.

Alho. Pique 1 dente de alho e deite-o num copo de água. Deixe repousar a mistura durante 10 minutos e, em seguida, meta as suas unhas dentro também durante 10 minutos. Faça este tratamento três vezes por semana, à noite, para que as suas unhas se nutram e fortaleçam em menos de um mês.

Puré de pepino. Corte 1 pepino em pedaços e em seguida esmague tudo com um garfo para obter um puré. Meta as unhas dentro durante 15 minutos e depois enxagúe as mãos com água fria. O pepino hidrata e fortalece as unhas frágeis, além de estimular os seu crescimento.

Azeite. Acrescente 3 gotas de azeite ao seu frasquinho de verniz. Isto ajudará a proteger as suas unhas cada vez que as pintar e fará que a sua manicure dure mais tempo em boas condições. Graças às suas propriedades, o azeite contribui para manter as unhas hidratadas e fortes.

Está na dúvida e não sabe qual dos truques escolher? Quer um bom conselho? Aplique-os todos! Todos eles são excelentes. Então vá aplicando ora um, ora outro, e garanta assim umas unhas fortes e resistentes à quebra.

Alimentos que curam: manga

Esta doce e refrescante fruta, que podemos comer durante todo o ano, delicia-nos o paladar com o seu sabor e odor e traz muitos benefícios para o nosso organismo.

Uma barreira contra o cancro. O seu elevado conteúdo em vitaminas A e C e em flavonóides - pigmentos vegetais - faz com que a manga seja um potente antioxidante, capaz de neutralizar os radicais livres e reforçar o sistema imunitário.

Previne os problemas oculares. A vitamina C ou ácido ascórbico também ajuda a prevenir a aparição de doenças dos olhos, como as cataratas ou a degeneração macular associada à idade.

Contra a obstipação. Por ser muito rica em fibra, a manga previne e melhora a obstipação, aumentando e facilitando o trânsito intestinal. Por este motivo, também é uma boa aliada para combater o excesso de peso e os níveis de colesterol no sangue.

Um relaxante muito eficaz. Esta deliciosa fruta contém triptófano - conhecido como a hormona da felicidade, é um aminoácido com propriedades relaxantes que nos ajuda a sentir-mo-nos melhor - e vitamina B - fortalece o sistema nervoso central e tem um efeito sedante sobre o organismo -, pelo que constitui um bom remédio para relaxar e conciliar o sono.

Ideal para os desportistas. Baixa em gorduras e com um conteúdo moderado de calorias, esta exótica fruta é muito saciante. Rica em hidratos de carbono, a manga fornece a energia que necessitamos quando praticamos exercício.

Remédio: batido de manga para a congestão nasal

Ingredientes

Polpa de 1 manga
1 copo de água
1 colher (de sopa) de sumo de limão
4 gotas de baunilha

Preparação

Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.

Utilização

Divida o preparado e beba duas vezes por dia.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Alimentos que curam: papaia

Há um ditado colombiano que diz: "papaia partida, papaia comida". Doce e aromática, esta fruta exótica deleita até os paladares mais exigentes. Por mim falo: adoro papaia. Já para começar a enumerar as suas virtudes, dizer que a papaia possui quase tanta vitamina C como o kiwi e o dobro da vitamina A do pêssego.

A papaia favorece a digestão. A papaia é rica numa enzima digestiva, a papaína, que ajuda a decompor as proteínas. É por esta razão que comer papaia de sobremesa facilita a digestão. Esta fruta também é muito recomendada para as pessoas que têm problemas de dentição e que têm dificuldades para mastigar os alimentos.

Desentope o nariz. Esta fruta exótica também ajuda a proteger os tecidos das vias respiratórias, além de diluir a mucosidade nasal.

O seu consumo aumenta as defesas. A intensa cor laranja da papaia dá conta da sua altíssima percentagem de betacarotenos. Apesar de não chegar a superar a manga, o dióspiro ou as nêsperas, graças ao seu elevado conteúdo neste pigmento natural, reforça o sistema imunológico e protege a vista.

Combate os parasitas intestinais. As crianças que, com alguma frequência, se contagiam com parasitas intestinais, devem comer papaia regularmente. O seu efeito antiparasitário aumenta quando se ingere juntamente com umas quantas das suas sementes negras esmagadas.

Remédio: batido de papaia contra a gastrite

Ingredientes

1 fatia grande de papaia
1 iogurte natural

Preparação

Bata a papaia juntamente com o iogurte, até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Tome um copo deste batido depois de cada refeição principal.

Amamentação: como aumentar a produção de leite materno

Os pediatras são unânimes: até aos seis meses, o leite materno é o alimento mais completo que há para os recém nascidos porque possui substâncias - hormonas, anticorpos, enzimas, etc. - que não podem ser obtidas de forma artificial. Tomou a decisão de dar o peito ao seu bebé? Nesse caso, tenha em conta estes conselhos das avós que aumentam tanto a secreção como a qualidade do leite.

Mais quantidade de leite com água de cevada

Para produzir a quantidade de leite adequada - 85 - 90% do leite materno é água - , a mãe precisa de beber pelo menos cerca de 2 litros de líquido por dia. Nesse sentido, esta água de cevada pode ser uma ajuda porque não só sacia a sede, como também contribui para estimular a produção de leite.

Ingredientes

1/2 chávena de cevada
1 litro de água
1 colher de açúcar moreno
Casca de limão
Pau de canela

Preparação

Ferva a cevada na água até que os grãos estejam tenros. Acrescente então um pedacinho de casca de limão e um pedacinho de pau de canela e deixe ferver durante 5 minutos mais. Retire do lume, coe (rejeite os ingredientes sólidos, que já passaram as suas propriedades para a água) e adoce. Guarde numa jarra de vidro no frigorífico.

Utilização

Beba um copo desta água quando sentir sede ou quando lhe apetecer. 

Outros conselhos naturais:

Coalhada com mel. Apenas uma coalhada fornece cerca de 235 mg de cálcio, a quarta parte da quantidade que uma mãe que amamenta precisa diariamente. Este alimento destrona o iogurte no que diz respeito ao fornecimento de cálcio - contém cerca de 30% mais - e também de proteínas, outro nutriente que as mães também devem ingerir em maior quantidade. Para incrementar ainda mais o conteúdo em cálcio da coalhada, não hesite em acrescentar-lhe uma colherzinha de mel e uns quantos pistachos. Portanto, já sabe: à hora do lanche, opte de vez em quando por uma rica coalhada.

Uma laranja por dia. Durante a amamentação são necessárias uma série de vitaminas - A, D, E, C, B1, B2 e ácido fólico -, razão pela qual as mulheres que amamentam devem consumir frutas e vegetais frescos diariamente. As laranjas e os morangos são duas das frutas mais aconselháveis já que fornecem uma grande parte destas vitaminas.

Remédio caseiro para curar feridas

Raspou, por exemplo, com o cotovelo na parede e agora tem um pequeno arranhão? Pois é, acontece. O pior é que como se trata de uma zona que articulamos muito, as feridas no local custam muito a cicatrizar. Mas para grandes males, grandes remédios. O milefólio é uma planta cicatrizante que pode acelerar o processo de cura. Tome nota.


Não há arranhões nem pequenas feridas que resistam ao milefólio, uma planta que já Aquiles, o heróico guerreiro da Grécia clássica, utilizava para curar as feridas dos seus soldados - com efeito, é dele que procede o nome botânico da planta Achillea Millefolium -. O emplastro desta planta, de ação anti-inflamatória e cicatrizante, opera maravilhas. Comprove-o você mesma: ferva, durante 2 minutos, 2 colheres de milefólio numa pouca de água. Escorra a planta e aplique-a ainda quente sobre a zona a tratar - para que a planta não fique colada à pele, convém que aplique antes umas gotas de óleo de amêndoas doces no local (que já deve estar bem limpo)-. Segure bem com uma gaze e deixe que o remédio atue durante 2 ou 3 horas.

Pronto. Agora é só retirar e emplastro e lavar delicadamente algum resto que tenha ficado. Repita as vezes que seja necessário até que a ferida cicatrize e se cure por completo.

Dica: não desperdice a água onde ferveu a planta. Deixe-a arrefecer e use-a para lavar a ferida antes e depois de aplicar o emplastro. Assim este remédio será ainda mais eficaz.

Aviso! Apenas se consideram aqui simples arranhões e pequenas feridas sem gravidade.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Prevenir o cancro do fígado

Pelo menos um terço de todos os casos de cancro podem prevenir-se. A prevenção constitui a estratégia a longo prazo mais eficaz na luta contra o cancro.

Da próxima vez que for às compras é importante que encha o cesto com alimentos que ajudam a prevenir o cancro. Veja algumas recomendações.

Não devem faltar: cítricos e abacaxi (flavonóides); morangos (licopeno); uvas e ameixas (antocianinas); melão (luteolina); cenoura (vitamina A); tomate (licopeno); beringelas (antocianinas); alface e espargos (luteolina); cereais integrais em vez de refinados e leguminosas.

Limitar: o consumo de carne vermelha; o consumo de alimentos gordurosos; diminuir o consumo de carnes processadas como enchidos e salsichas; limitar as bebidas açucaradas e quanto menos álcool, melhor.

Remédio preventivo do cancro do fígado: infusão de casca de laranja

Sabia que até na casca da doce laranja se encontram substâncias benéficas para a saúde? A infusão da casca de laranja é rica numa substância chamada d-limoneno, que exerce um importante papel protetor face ao cancro do fígado.

Ingredientes

1 colher (de chá) de casca de laranja fresca (não tratada, é importante)
1 colher (de chá) de passas de uva
Mel
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Deite a casca de laranja e as passas na água fervente. Deixe repousar durante 5 minutos e coe. Adoce a gosto com mel.

Utilização

Beba esta infusão depois de comer.

"Fast make" - maquilhagem rápida para o dia-a-dia

Muito bem. Se todas as manhãs lhe sobram apenas uns escassos 300 segundos para sair de casa (todas nós sabemos que o autocarro ou o metro não esperam por ninguém), saiba que pode fazer render cada minuto à frente do espelho. Embora o tempo seja curto e não dê par se apaparicar como gostaria, com alguns bons produtos e pulso firme pode fazer uma maquilhagem rápida e linda em apenas cerca de 5 minutos.

Faça assim:


* Sobre uma pele bem limpa e hidratada, aplique a sua base habitual.

* Em seguida, aplique o do costume para deixar a pele com um aspeto aveludado e sem brilhos.

* Aplique um blush rosado nas maçãs do rosto.

* Passe sombra nas pálpebras (a sombra castanha combina com todas as cores de roupa).

* Não se esqueça do rímel (o rímel preto é ideal para todas as ocasiões).

* Finalize com um batom (o clássico batom nude é discreto, lindo e elegante).

Pronto. Está pronta para enfrentar o dia em beleza. E não demorou quase nada. Ainda dá tempo de apanhar o primeiro autocarro da manhã.

Alimentos que curam: Corn Flakes

Este saudável alimento fornece-lhe nutrientes de grande valor para a sua saúde logo nas primeiras horas da manhã. Não é por acaso que estes cereais de pequeno-almoço se elaboram com milho, um cereal muito completo.


Com leite, uma combinação perfeita. Os flocos de milho são uma fonte abundante de vitamina D, um nutriente que melhora a absorção do cálcio do leite e a sua fixação nos ossos. Uma ração destes cereais fornece 11% da dose mínima diária recomendada de vitamina D.

Reduzem as moléstias do período. Estes cereais multiplicam o conteúdo de vitamina B6 dos flocos de aveia ou do arroz tufado, por exemplo. Graças a isso, moderam os efeitos das hormonas sexuais e reduzem as dores menstruais. Para potenciar esta ação, combine-os com alperces secos, nozes ou avelãs.

Luta contra os quilos a mais. Os Corn Flakes são um dos cereais com menor percentagem de gordura. Desde que os escolha sem açucares acrescentados, pode perfeitamente inclui-los numa dieta de controle de peso. Uma tigela de cereais com leite magro fornece cerca de 230 Kcal, uma quantidade perfeitamente compatível com uma dieta de emagrecimento de 1.200 Kcal.

Colesterol sob controle. Os flocos de milho também encabeçam a lista dos alimentos mais ricos em vitamina B3. Este nutriente, além de intervir no processo de obtenção de energia através dos alimentos, ajuda a reduzir o colesterol e os triglicéridos, desde que combine os cereais com leite ou iogurte magros.

Aceleram o trânsito intestinal. Os flocos de milho são uma fonte de fibra solúvel e insolúvel e por isso o seu consumo regular é aconselhável em caso de obstipação.

Sem glúten. Por não conterem glúten, os Corn Flakes são indicados para as pessoas intolerantes ao glúten.

Pequeno-almoço saudável com Corn Flakes

Ingredientes

Corn Flakes
Iogurte natural magro (ou leite magro)
Morangos (lavados e cortados em pedaços)
Mirtilos
Mel

Preparação

Coloque numa tigela a quantidade desejada de Corn Flakes. Adicione iogurte natural magro, morangos e mirtilos e misture.

Utilização

Pingue um fio de mel e desfrute de todo o sabor do seu pequeno-almoço saudável.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...