terça-feira, 31 de março de 2015

Remédios caseiros para as mãos suadas

Quando está muito ansiosa, por exemplo quando vai fazer um exame ou tem um encontro especial com um homem interessante, as suas mãos ficam tão suadas que até pingam suor? Então sabe com toda a certeza como este problema é enervante e terrível. Mas ao mesmo tempo, é algo normal do nosso corpo, que lhe permite regular a sua temperatura.

O consumo de certos alimentos como o ovo, álcool, condimentos fortes e café, provoca o aumento do suor; por isso, já como primeiro conselho, diminua um pouco as quantidades destes ingredientes, se é que os consome em excesso.

Adeus suor! Acabar com o suor nas mãos jamais foi tão fácil!



Desodorizante. Se pensava que só podia usar desodorizante nas axilas, estava redondamente enganada! Quer seja em spray, quer seja em roll on, o desodorizante também pode ser aplicado nas mãos para controlar o suor. Aplique-o nas palmas das suas mãos, tal qual como o aplica nas suas axilas. Causará os mesmos efeitos.

Talco. É ideal para absorver a humidade e controlar a sudorese das mãos. Coloque um pouco de pó de talco na palma das suas mãos e faça como se as estivesse a lavar, assegurando-se de que o pó passa também entre os seus dedos. Quando tiver terminado, bata palmas para tirar o excesso. E, se necessário, elimine os restos que ainda possam ter ficado com um pincel de maquilhagem.

Álcool. Esfregue um pouco de álcool na palma das suas mãos, cuidadosamente, evitando que lhe caia na roupa. Isto reduzirá a sudorese durante várias horas. É um remédio excelente. Mas recomenda-se prudência: faça-o, no máximo, duas vezes por semana, já que demasiadas aplicações de álcool poderiam secar a sua pele em excesso e irritá-la.

Chá verde. Coloque 2 saquinhos de chá verde em água a ferver, deixe arrefecer e, quando estiver morno, meta nele as suas mãos durante 10 minutos. Em seguida, retire-as e seque-as bem. Isto ajudará a reduzir o suor imediatamente.

Bicarbonato. Dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio numa taça de água morna e meta as suas mãos na mistura durante 10 minutos, enquanto as esfrega suavemente. Em seguida, seque-as bem e esqueça-se do suor durante um bom bocado.

Tratamento caseiro contra a flacidez abaixo do queixo (papada)

À medida que o tempo passa, o nosso corpo também muda. Torna-se menos hidratado, com menos colágeno, a nossa pele perde a sua elasticidade e torna-se flácida. A perda de tonicidade afeta sobretudo a zona do queixo, que adquire uma flacidez pouco estética. Como atenuá-la? Não se preocupe porque hoje Os Meus Remédios Caseiros propõem-lhe uma máscara caseira reafirmante, muito simples e económica, para melhorar o aspeto da sua pele flácida e caída. Tome nota.

Máscara reafirmante à base de aveia

A aveia é um remédio muito antigo que se usa para reparar a pele dos danos causados pela passagem do tempo.

Ingredientes

1/2 chávena de farinha de aveia
1/2 chávena de leite
1 colher (de café) de óleo de rosa mosqueta

Preparação

Misture a farinha no leite e acrescente o óleo. Mexa bem para obter um preparado homogéneo.

Utilização

Deite-se sobre um tapete confortável (coloque jornais velhos por baixo de si para evitar sujar) e espalhe a máscara sobre a zona abaixo do queixo e no pescoço. Deixe atuar durante 20 minutos e, depois, enxagúe com água fresca. Repita uma vez por semana e verá como este tratamento faz efeito.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Receita caseira para engrossar o cabelo

Se os seus cabelos são muito finos e frágeis e quer engrossá-los um pouco, eis aqui a solução! A gema do ovo contém muitíssimas proteínas, proteínas essas que são essenciais para a boa saúde e beleza do cabelo. Para conseguir uma receita eficaz para aumentar a grossura dos seus fios de cabelo, só tem que misturar 1 gema de ovo crua com 1 colher (de sopa) de óleo de argão e 2 colheres (de sopa) de água morna. Uma vez pronta a mistura, aplique-a no couro cabeludo e cabelos húmidos, cubra a cabeça com uma touca de banho velha e, em seguida, cubra tudo com uma toalha aquecida, para potenciar os efeitos da máscara. Deixe atuar durante 20 minutos e, finalmente, enxagúe e lave como é hábito.


Pronto. Repita este tratamento caseiro uma vez por semana e verá que mudança radical nos seus cabelos!

domingo, 29 de março de 2015

Óleo fortalecedor para pestanas escassas e quebradiças

As pestanas são a moldura natural dos olhos e o seu bom estado contribui ainda mais para a beleza dos mesmos. Se as suas pestanas são escassas e caem e  se partem com facilidade, prepare você mesma este óleo fortalecedor. Misture óleo de rícino e óleo de amêndoas doces em partes iguais e aplique a mistura à noite, antes de ir dormir. Para facilitar a aplicação, use um tubo de rímel vazio. Lave e enxagúe bem o tubo e o pincel e verta a mistura de óleos dentro.

Pronto. Maquilhe as suas pestanas com o preparado todas as noites e verá como elas crescem e se fortalecem num abrir e fechar de olhos!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Chá de pés-de-cereja para emagrecer

A cerejeira é uma das árvores de fruto mais bonitas. Tanto quando está florida como quando está com o fruto - as deliciosas cerejas - é todo um regalo para a vista. Mas, sabe o melhor, até o pedúnculo (pé) da cereja tem qualidades para a beleza. Assim como o lê. Ora veja!

Emagrecer com o chá de pés-de-cereja

Devido ao seu efeito depurativo e diurético, a decocção de pés-de-cereja pode ajudá-la a perder mais facilmente esses quilos que lhe sobram. Se está a dieta, beba duas chávenas por dia do seguinte preparado, para acelerar a eliminação da gordura e toxinas do organismo.


Ingredientes

25 gramas de pés-de-cereja
1/2 litro de água

Preparação

Ferva os pés-de-cereja na água durante 5 minutos. Retire do lume e coe.

Utilização

Divida o preparado e tome por duas vezes. Faça este tratamento durante a temporada das cerejas, por exemplo. Ou quando quiser. Mas sempre às temporadas.

Dica: da próxima vez que comer cerejas retire-lhes os pés e deixe-os secar num ambiente seco, à sombra, durante uma semana. Guarde os pés secos num potinho de barro e use-os quando precisar.

Muito obrigada por ler este artigo. Se lhe foi útil ou lhe pareceu interessante, por favor, deixe um comentário e partilhe-o também nas suas redes sociais:)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Creme para reduzir a papada (queixo duplo)

Clarins Lift-Minceur Visage...

É o primeiro tratamento que afina o rosto, emagrece as bochechas, remodela o oval e reduz a papada (queixo duplo). Uma grande descoberta que se dirige a todas as mulheres: aquelas que acham que têm o rosto muito redondo, aquelas cujo oval foi perdendo definição com a idade e aquelas que querem levantar e fortalecer os traços e reduzir o duplo queixo.

Fórmula (informações):

- Complexo especifico emagrecedor do rosto: garcinol e cafeína.
- Algas castanhas: hidratantes* e calmantes.
- Garcinia Cambogia: emagrecedor.
- Extrato de uva: calmante, anti-radicais livres, esfoliante.
- Saxifraga: anti-radicais livres, despigmentante, regenerante.
- Scutellaria: anti-manchas.

* Hidratação das camadas superiores da pele.


Conselhos de utilização

A eficácia de um creme de beleza não radica só na sua exclusiva fórmula. Para otimizar os seus efeitos e conseguir que os resultados sejam os esperados, o segredo está em aplicá-lo corretamente.

Tratamento modelador facial: afina o rosto, modela as bochechas e melhora a papada.

Método auto-lifting: lavar e secar perfeitamente as mãos e aquecer o produto entre elas. Aplicar o produto com toda a palma da mão no rosto, realizando uma ampla e suave massagem do interior para o exterior, muito delicadamente para não puxar o contorno do rosto para baixo. Proceder da mesma maneira na testa, no queixo e no pescoço.

Aplicar o tratamento de preferência à noite, sobre uma pele perfeitamente limpa e antes do creme habitual.

terça-feira, 24 de março de 2015

Desembaraçar facilmente os cabelos molhados

Num pschitt a água termal acalma, refresca e hidrata a pele... mas não só! Com este novo truque com água termal para desembaraçar fácil e rapidamente os cabelos molhados, você não vai mais poder passar sem o seu pequeno frasco vaporizador.

As águas termais contêm duas vezes menos resíduos secos e por isso anulam a "dureza" da água quando as aplicamos nos cabelos ainda molhados. Além disso, elas também ajudam a fechar as escamas do cabelo, tornando-o mais fácil de desembaraçar e pentear.


Pulverize e adeus cabelos embaraçados!

domingo, 22 de março de 2015

Afrodisíaco natural (feminino)

Cada vez mais mulheres confessam sentir falta de desejo. O cansaço, o stress ou até dificuldades com o cônjuge podem ser alguns dos motivos. Uma vez confirmado que não se trata de nenhuma doença ou transtorno físico, é possível aproveitar as vantagens do seguinte afrodisíaco natural feminino.

Infusão afrodisíaca de canela e menta

Prepare uma aromática, sedutora e deliciosa infusão de canela e menta que a ajudará a estimular os seus sentidos e lhe dará "asas"!


Ingredientes

1 l de água (bem quente, quase a ferver)

20 folhas secas de menta

1 pauzinho de canela

150 g de mel

Preparação

Num recipiente coloque as folhas de menta e a canela e sobre elas deite a água fervente. Deixe repousar durante 6 horas, tapado. Seja paciente, o resultado vai valer a pena! Depois, coe a mistura e acrescente o mel, mexendo bem.

Utilização

Consuma esta bebida fria ou quente, fora das refeições. 

Esta infusão é eficaz porque o seu efeito afrodisíaco envolve todos os seus sentidos, começando logo por conquistá-la com o seu excelente aroma.

Esta bebida de canela e menta não cumpre só este propósito afrodisíaco. Ela também pode servir de ajuda a pessoas que se encontrem com pouca energia ou sob stress. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

3 remédios caseiros para emagrecer

Emagrecer é um desafio, mas não se confunda: não tem porque ser uma tortura. É possível emagrecer sem grandes sacrifícios e de maneira saudável com remédios naturais que já se encontram presentes em sua casa, na sua fruteira ou na gaveta dos legumes. Existem de facto na sua cozinha ingredientes com poderes para desintoxicar o seu organismo de forma natural, facilitando assim a perda de peso. Por isso, se procura remédios caseiros para emagrecer, não hesite em pôr em prática estes conselhos que não só limparão o seu organismo, como também acelerarão o seu metabolismo, ajudando-a a queimar gordura com mais facilidade.

Remédio caseiro para emagrecer #1:

Água de beringela e limão

A água de beringela e limão promove uma limpeza geral do organismo, diminui a retenção de  líquidos e reduz a barriga.

Juntar a acidez do sumo de limão e as fibras da beringela faz com que as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação do organismo, funcionem melhor e mais rapidamente. Com isto, o metabolismo acelera-se, ajudando no emagrecimento.

Ingredientes

1 beringela pequena (crua)
Sumo de 1 limão
1 litro de água

Preparação

Lave a beringela e corte-a em fatias (pode incluir a casca). Coloque a água numa jarra e acrescente as fatias de beringela e o sumo de limão. Misture e deixe refrescar.

Utilização

Beba a água ao longo do dia, principalmente antes das refeições.

Remédio caseiro para emagrecer #2:

Chá de alcachofra

A alcachofra não é apenas um lindo vegetal. Ela contém cinarina, uma substância que estimula a secreção biliar, favorecendo a digestão das gorduras, e além disso, também exerce um efeito diurético que previne a retenção de líquidos.


Ingredientes

1 alcachofra
1/2 litro de água

Preparação

Ferva a alcachofra na água durante 5 minutos. Retire do lume, deixe repousar durante um bocado e coe.

Utilização

Divida o preparado e beba 2 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições principais. O seu sabor é amargo mas, mesmo assim, não se vai arrepender.

Remédio caseiro para emagrecer #3:

Infusão de gengibre

O gengibre possui um grande poder anti-inflamatório. Isto faz dele uma arma perfeita para combater a celulite. Além disso, por ser um alimento termogénico, o seu consumo acelera o metabolismo, o que incrementa a queima de gordura e a perda de peso.


Ingredientes

1 fatia de gengibre da grossura de um dedo
1 chávena (de chá) de água
Sumo de 1 limão

Preparação

Aqueça a água até que comece a fazer bolhas grandes - mesmo antes de começar a ferver -. Apague o lume e acrescente a fatia de gengibre. Deixe repousar durante 5 minutos e coe. Finalmente, acrescente o sumo de limão.

Utilização

O ideal é consumir esta bebida pela manhã, em jejum, durante uma temporada.

Dica: lembre-se, mesmo sendo caseiros, não deve abusar de nenhum destes remédios. Não faça nenhum tipo de dieta sem antes falar com o seu médico. Uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular contribuem para a boa forma.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Lúpus eritematoso sistémico: tratamento natural

O lúpus ou lúpus eritematoso sistémico é uma doença autoimune na qual o sistema de defesas do organismo se altera e não reconhece que células são próprias e quais são estranhas.

Por este motivo, pode afetar diversos tecidos sãos e ocasionar doenças da pele, artrite, anemia, convulsões e até danificar órgãos internos como os rins, os pulmões ou o coração.

O que desencadeia o lúpus?

Ainda não há certezas acerca das causas que desencadeiam esta doença, apesar da maioria dos especialistas se inclinarem para as condições climatéricas e a herança genética. Os altos níveis de stress, o cigarro ou determinados medicamentos, como os antibióticos fortes, são outras possíveis causas do lúpus. As mulheres têm mais predisposição a sofrer esta doença do que os homens.

Sintomas do lúpus

Numa primeira fase:

- Eritema malar que afeta a zona das faces e o dorso do nariz, também conhecido, devido à sua forma, como eritema "asas de borboleta".
- Dores nas articulações e nos músculos.
- Fadiga e debilidade.
- Emagrecimento.
- Queda de cabelo.
- Dedos das mãos e dos pés frios.
- Erupções cutâneas.
- Depressão.

Numa segunda fase:

- Inflamação dos rins (glomerulonefrite)
- Hipertensão arterial.
- Hemorragias e infeções frequentes.

É importante observar que o lúpus se costuma manifestar por brotos. Ou seja, pode haver períodos de tempo em que a pessoa que o padece permanece sem apresentar sintomas, dando a sensação de que o lúpus se curou completamente. No entanto não é assim, já que decorrido algum tempo o lúpus volta com um novo broto, às vezes até mais intenso do que o anterior.

O lúpus eritematoso sistémico é uma doença grave (mas existe tratamento médico) que deve ser vigiada constantemente pelo médico. Mas, e se o médico concordar, em casa pode seguir alguns conselhos para melhorar os sintomas e aumentar o seu bem-estar.


Cápsulas de óleo de onagra. Ricas em ómega 3, são uma boa opção natural para melhorar as erupções da pele próprias desta doença e também a inflamação crónica das articulações. 

Infusão de alcachofra

A alcachofra tem componentes ativos que lhe possibilitam limpar o organismo e diminuir a inflamação das articulações, especialmente das mãos, dos pés e dos joelhos.


Ingredientes

Chá de folhas de alcachofra
Água

Preparação

Coloque 2 colheres (de chá) de chá de alcachofra numa chávena de água e leve a ferver durante 1 minuto. Retire do lume e deixe em infusão durante 5 minutos. Coe.

Utilização

Beba em seguida, de preferência antes da refeição principal.

Banhos de vinagre branco

Muitas pessoas que sofrem lúpus asseguram que mergulhar as mãos e os pés doloridos numa bacia com água morna e um pingo de vinagre branco, faz com que as dores desapareçam.

Beber água 

As pessoas que padecem lúpus devem beber água suficiente, já que os rins são um dos órgãos mais afetados pela doença. Assim, o líquido é imprescindível para os purificar e preservar o seu bom funcionamento. Então já sabe: beba água, pelo menos oito copos por dia.

Água detox de arandos vermelhos

O arando vermelho é um fruto muito utilizado na prevenção e também como desinfetante das vias urinárias.

Ingredientes

1 copo de água
Um punhadinho de arandos desidratados (em ervanárias)
Adoçante
Um pingo de sumo de limão
Umas rodelas de limão

Preparação

Misture um pingo de sumo de limão num copo grande de água e adoce a gosto com um adoçante da sua preferência. Acrescente os arandos desidratados e umas rodelas de limão. Mexa e deixe repousar durante um bocado. 

Utilização

Sirva num copo, assim mesmo ou com gelo.

terça-feira, 17 de março de 2015

Kéfir de água (tibicos): benefícios e preparação

Tibicos... realmente funcionam?

A Suíça é um dos países que mais elabora tibicos, também conhecidos como búlgaros de água, fungos tibetanos ou kéfires. Mas o que são esses corpinhos assimétricos, esbranquiçados, semitransparentes e gelatinosos? São uma mistura de bactérias e leveduras, cujo componente principal é a bactéria lactobacillus brevis.


Os tibicos têm o aspeto de um arroz quase transparente, reproduzem-se na água e alimentam-se de açúcar mascavado.

A bebida que se obtém deles fornece energia ao organismo, diminui a pressão arterial e a inflamação abdominal provocada pela colite, entre outros benefícios.

Como se consomem os tibicos?

O que realmente se consome é a água que os tibicos fermentam. Para a preparar, colocam-se os tibicos num recipiente de vidro e depois acrescenta-se 1 copo de água à temperatura ambiente (porção para uma pessoa) e 1 torrão de açúcar mascavado. Não se tapa o recipiente e deixa-se que a mistura repouse durante 8 horas (durante a noite, por exemplo). No dia seguinte, com um coador de plástico - nunca de metal - coa-se o preparado.

A bebida obtida, que saboreará de preferência em jejum, será ligeiramente ácida e borbulhante.

A favor: estes microorganismos devem considerar-se uma opção mais para apoiar a saúde, além de serem um produto caseiro, simples de preparar e low cost.

Contra: os diabéticos e as pessoas que sofrem de gastrite aguda não devem tomar a água fermentada pelos tibicos.

Dica: após o preparo da bebida, os tibicos que ficam no coador devem ser ligeiramente lavados em água corrente, colocados novamente no recipiente de vidro (também ele limpo) e depois acrescentados de mais 1 copo de água e 1 torrão de açúcar mascavado para produzirem uma nova bebida para o dia seguinte e assim sucessivamente.

Reparará que os tibicos se multiplicam. Por isso, ou oferecerá uma quantidade a uma pessoa amiga que possa estar também interessada em preparar a bebida, ou deitará uma parte fora, permanecendo assim sempre uma quantidade ideal de tibicos para continuar com o preparo da bebida.

Outros benefícios dos tibicos:

- Reduzem o colesterol.
- Retardam o cresceimento de tumores.
- A sua natureza probiótica nivela o pH do intestino grosso e bloqueia o crescimento de bactérias prejudiciais ao organismo.
- Fortalecem o sistema imunológico.
- Aceleram o metabolismo.
- Ajudam no processo de emagrecimento.

Finalizando: por tudo isto, considere então a possibilidade de adquirir uma porção de grãos de kéfir de água (tibicos), confecione esta bebida medicinal e prepare-se para sentir todo o seu power no seu organismo.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Remédio caseiro para a papeira (caxumba)

A papeira (parotidite), também conhecida com o nome de caxumba, é uma infeção viral muito contagiosa. É causada por um paramyxovírus, cuja transmissão se produz pela inalação das partículas expulsas por uma pessoa infetada quando esta tosse, ou pelo contacto direto com a sua saliva.

Esta doença atinge sobretudo crianças entre os 5 e os 15 anos, mas pode afetar qualquer idade.

O inchaço sob as orelhas é o sintoma mais visível. Mas também provoca dor muscular, de cabeça e de garganta, fraqueza geral e perda de apetite. Comer pode ser doloroso quando se está com papeira.

Prevenir é a melhor solução

Acuda ao médico pois a papeira é uma doença grave e há o perigo de complicações, como a inflamação no ouvido - que pode causar surdez - nos testículos, tiróide, cérebro e ovários. Pode provocar aborto na mulher e ser causa de infertilidade no homem. A vacina é muito recomendável. Mas cabe ao médico orientar.

Infusão de camomila para aliviar os sintomas da papeira em casa

A infusão de camomila é uma bebida reconfortante que alivia alguns dos incómodos desta doença.


Ingredientes

1 saqueta de camomila
1 chávena (de chá) de água
Mel
Gengibre em pó

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente a saqueta de chá e deixe repousar, tapado, durante 5 minutos. Retire a saqueta da água, acrescente uma pitada de gengibre em pó (apenas a pontinha do bico da faca) e uma colher de mel.

Utilização

Tomar em seguida.

Dica: recomenda-se repouso máximo até que a papeira esteja curada. 

quinta-feira, 12 de março de 2015

Zumbido nos ouvidos (acufenos) - tratamento natural

Calcula-se que cerca de 36 milhões de pessoas ao redor do mundo sofram ocasionalmente com zumbidos nos ouvidos (acufenos ou tinnitus).

Os acufenos, termo que vem de acuo (ouvir) e phainos (fantasma), são os ruídos, zumbidos ou assobios que se sentem em um ou em ambos os ouvidos, sem que esses barulhos se produzam de forma externa.

Os acufenos podem ser causados por:

- Cera endurecida nos ouvidos.
- Sinusite.
- Tensão alta.
- Obesidade.
- Colesterol.
- Stress.
- Perda de audição.
- Mudanças bruscas de pressão (como acontece quando se sobe e desce um monte elevado ou se viaja de avião, por exemplo).
- Etc.

Apague os zumbidos nos ouvidos com gengibre

A infusão de gengibre ajuda a acalmar os incómodos zumbidos que algumas pessoas sentem nos ouvidos. Para que este remédio faça efeito deve tomá-lo regularmente durante alguns meses.

Ingredientes

1 colher (de café) de raiz ralada de gengibre fresco
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente a raiz de gengibre e deixe repousar, tapado, durante 8 minutos. Coe.

Utilização

Beba em seguida. Se quiser, pode adoçar esta tisana com uma colherzinha de mel.

Sementes de sésamo para aliviar os sintomas

As sementes de sésamo eram usadas na antiga China para combater os acufenos e reduzir o seu volume.


Ingredientes

1 chávena (de chá) de água
2 rodelas de limão
Sementes de sésamo torradas
Mel

Preparação

Ferva a água. Retire do lume e acrescente as rodelas de limão. Deixe repousar durante 10 minutos. Junte então uma pitada de sementes de sésamo torradas e deixe repousar mais 2 minutos. Coe a mistura.

Utilização

Adoce a gosto com mel e beba.

Dica: também pode consumir as sementes de sésamo cruas, acrescentá-las ao iogurte, aos seus bolos e pães caseiros, etc.

Os melhores remédios caseiros para tratar as varizes

Uma de cada três pessoas com mais de 45 anos tem varizes, sinal inequívoco de que a circulação de retorno, a que vai de volta ao coração desde as extremidades, não funciona adequadamente. O sangue, incapaz de vencer a força da gravidade, acaba estancando, o que provoca a dilatação das veias mais superficiais e a aparição de varizes.

Principais causas do surgimento das varizes:

- Predisposição genética.
- Mudanças hormonais (gravidez, anticoncepcionais, menopausa, etc.).
- Sedentarismo.
- Excesso de peso.
- Alimentação rica em gorduras animais.
- Passar muitas horas de pé ou sentado.
- Obstipação.
- Sapatos de salto alto e roupa justa.

Prepare infusões com casca de limão

A parte branca da casca do limão contém substâncias que ativam a circulação sanguínea e reduzem a permeabilidade das paredes das veias, diminuindo assim o risco de varizes. Aproveite estas virtudes acrescentando casca de cítricos às suas infusões ou infundindo a casca de 1 limão em 1/2 litro de água.

Videira vermelha, o remédio por excelência



Misture folhas de videira vermelha e casca de laranja em partes iguais e quando notar as varizes mais dilatadas e as pernas pesadas coza 20 g da mistura em 1/2 litro de água durante 5 minutos. Deixe arrefecer e coe. Humedeça várias compressas na água do cozimento e aplique-as sobre a zona afetada. Alivio garantido!

Aviso! Uso externo exclusivo.

Massaje as pernas com óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é um excelente tónico venoso capaz de reduzir a inflamação e ativar a circulação. Para preparar um óleo de massagem verta 2 gotas de óleo essencial de limão em 2 colheres de azeite virgem. Em seguida, lave as pernas com duches alternados de água quente e fria, seque-as e massaje-as com este fabuloso óleo, em suaves movimentos ascendentes.

Aviso! Uso externo exclusivo.

Coma papas de trigo sarraceno

O trigo sarraceno é o alimento da natureza mais rico em rutina. Esta substância, que trabalha juntamente com a vitamina C, protege as paredes das veias e previne a rotura dos pequenos vasos sanguíneos.
Ingredientes

1/2 chávena de trigo sarraceno
1 chávena de água
1/2 chávena de leite de amêndoa
Uvas passas
Mel

Preparação

Misture o trigo sarraceno na água e leve ao lume brando a ferver até que a água seja toda absorvida. Retire do lume e misture o trigo sarraceno já cozinhado com o leite de amêndoa e uvas passas e mel a gosto.

Utilização

Desfrute. São umas papas deliciosas.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Remédio caseiro para salivação excessiva

Composta por aminoácidos, sais minerais e enzimas, a saliva é muito importante para ajudar a humedecer os alimentos e a formar o bolo alimentar e é essencial para o ser humano, pois tem ação lubrificante.

Normalmente as suas glândulas salivares produzem cerca de 0,5 a 1,5 litros de saliva por dia. Se de repente lhe parecer que tem excesso de saliva na boca, então pode estar a sofrer de hipersalivação (também conhecida como ptialismo ou sialorreia). Um tique nervoso ou o uso de uma dentadura postiça mal ajustada podem ser possíveis causas para que as suas glândulas produzam mais saliva do que o habitual. Esta condição é geralmente um problema temporário e raramente causa preocupação. Pode no entanto utilizar um remédio caseiro simples para melhorar a situação.

Para melhorar este incómodo é boa ideia tomar infusão de salva. Esta planta medicinal, além de acalmar os nervos, também é um valioso remédio para regular a segregação de líquidos, devido à sua ação adstringente. Por este motivo é útil em casos de excesso de salivação ou sudoração.

Infusão de salva



Ingredientes

1 colher (de chá) de salva 

1 chávena (de chá) de água 

Preparação

Ferva a água, apague o lume e acrescente a salva. Cubra durante 10 minutos e coe.

Utilização

Beba em seguida. Pode tomar esta infusão quente ou fria. Opte pela maneira que funcione melhor consigo.

Remédio caseiro para abrir o apetite nos idosos

A falta de ânimo ou as dificuldades para mastigar ou até para engolir a comida, são algumas das muitas razões que podem reduzir o apetite nas pessoas mais idosas. Para enfrentar este problema, inclua tomates e rabanetes na sua lista das compras.

Sumo para abrir o apetite nos idosos

Ingredientes



2 rabanetes
1 tomate pequeno
1/2 copo de água
Sumo de limão

Preparação

Lave os rabanetes e o tomate e centrifugue-os juntamente com o copo de água.

Utilização

Pingue algumas gotas de limão e beba imediatamente. Beba este sumo 15 minutos antes do almoço.

Os rabanetes, inteiros, cortados em rodelas para a salada ou centrifugados, ajudam a abrir o apetite, facilitam a digestão, desintoxicam o intestino e fortalecem as defesas.

Remédios caseiros para a astenia (fadiga) primaveril

Sintomas da astenia primaveril:

- Debilidade e cansaço.
- Apatia.
- Sonolência.
- Falta de concentração.
- Falta de desejo sexual.

Começa o bom tempo, os dias tornam-se mais longos e luminosos... mas a si invadem-na o cansaço e a tristeza? Se está a viver o começo da primavera com uma clara falta de motivação, faça frente à astenia com os seguintes remédios caseiros.

Batido de morangos com pólen, uma injeção de otimismo

O batido que se prepara batendo morangos com leite fornece os sais minerais que perdemos por causa da subida da temperatura, assim como as vitaminas extra que necessitamos quando nos sentimos abatidas. Este batido será ainda mais eficaz se lhe acrescentar uma pitada de pólen de abelha, um suplemento que fornece energia imediata.


Ingredientes

1 copo (200 ml) de leite
100 g de morangos
1 colher (de café) de pólen de abelha granulado

Preparação

Lave os morangos, enxugue-os bem, extraia-lhes os pés e bata-os no liquidificador com os restantes ingredientes durante 2 minutos.

Utilização

Beba em seguida.

Aviso! Comece por acrescentar primeiro um grão de pólen ao batido e depois vá acrescentando mais um grão todos os dias, até chegar à dose de uma colher (das de café). Assim assegura-se de que não sofrerá alergia. No caso de ser alérgica, omita o pólen da receita.

Grávidas e mulheres que amamentam não devem consumir pólen de abelha.

Chá verde com menta para levantar o ânimo

Uma chávena por dia de chá verde permite combater os estados de astenia e os períodos de baixo rendimento físico ou intelectual. Apesar da sua ação estimulante ser menor que a do café, prolonga os seus efeitos durante mais tempo, é mais digestivo e, além disso, contém vitamina C e vitaminas do grupo B, também chamadas "vitaminas do bem-estar". Para que seja ainda mais eficaz, prepare-o com menta fresca e sumo de lima ou limão.


Ingredientes

1 chávena (de chá) de água
1 saqueta de chá verde
1 folha de menta fresca
Sumo de lima

Preparação

Leve a água ao lume e  assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição) apague o fogo. Acrescente a saqueta de chá verde e a folha de menta, tape e deixe repousar durante 2 ou 3 minutos. Coe e pingue algumas gotas de sumo de lima.

Utilização

Beba em seguida.

Aviso! Se estiver grávida não consuma chá verde. Ele é indicado para promover a gravidez, mas deve ser evitado durante a gestação.

terça-feira, 10 de março de 2015

Remédios caseiros para combater as dores cervicais

Calcula-se que uma em cada quinze pessoas convive com as dores cervicais. A tensão emocional, as hérnias discais e a sobrecarga muscular causada pelas más posturas ou por algum mau jeito, são algumas das causas que as provocam. Se também sofre com este problema, não se resigne e procure alivio com os seguintes remédios naturais.

Afaste a tensão com uma "almofada de arroz"



As pessoas que têm uma contratura muscular (torcicolo) ou que, em períodos de muito trabalho, se queixam de dores no pescoço e ombros, encontrarão alivio aplicando calor de forma local. Se não tem à mão uma almofada cervical à base de sementes, pode improvisar uma igualmente eficaz deitando 4 punhados de arroz cru num saco de algodão (certifique-se que pode ir ao microondas) e fechando-o bem. Aqueça a almofada improvisada no microondas durante alguns minutos e aplique-a (não se queime!) sobre a zona dolorida até que arrefeça. Repita a aplicação tantas vezes quantas forem necessárias.

Massagem com óleo de alecrim

Quando notar que tem os músculos da base do pescoço muito tensos, prepare um óleo de massagem que atuará como um excelente relaxante muscular. Para isso acrescente 3 gotas de óleo essencial de alecrim em 2 colheres (de sopa) de azeite, misture e faça uma suave massagem com o líquido obtido.

Aviso! Não ingerir, nem usar em grávidas.

Vertigem sob controle 

Em estados avançados, a artrose cervical pode causar uma sensação de vertigem. Isto acontece quando uma das vértebras das cervicais pressiona a artéria que irriga o órgão do ouvido interno responsável pelo equilíbrio.


As plantas que aumentam a irrigação do cérebro podem servir de apoio neste caso. O gengibre é uma dessas plantas. Tome infusões de gengibre ou acrescente gengibre fresco aos seus cozinhados.

Combata a artrose cervical à mesa

A rigidez, a perda de mobilidade e as dores no pescoço e nos ombros, são os sintomas mais frequentes da artrose que afeta as cervicais. Para os combater ponha em prática os seguintes conselhos.

Trave o desgaste da cartilagem. Aumentar o consumo de nutrientes que intervenham na regeneração da cartilagem que separa as vértebras ajuda a reduzir o seu desgaste. Entre eles estão o enxofre - verduras da família da couve, alho, porro, gema de ovo e cebola -, a vitamina C - fruta cítrica, tomate, pimento, kiwi, morangos, pimentos vermelhos, etc. - e os ácidos gordos ómega 3 - peixe azul e sementes de linhaça -.

Relaxe a musculatura. As verduras e frutas verdes - algas, espinafres, abacates, kiwi, etc. - são ricas em magnésio, um mineral que relaxa a musculatura contraída.

Não deixe que a dor lhe roube o sono 

Alguns relaxantes naturais, além de favorecerem o sono, também contribuem para aliviar as dores.

Batido de aveia 

A bebida que se obtém fervendo flocos de aveia em leite é um excelente sonífero natural. Graças à sua riqueza em vitaminas do grupo B, é muito útil em casos de tensão nervosa.


Ingredientes

1 colher de flocos de aveia
1 copo de leite

Preparação

Ferva os flocos no leite durante 5 minutos. Deixe arrefecer e bata para obter um líquido homogéneo.

Utilização

Beba morno. Se quiser, pode adoçar esta bebida com uma colherzinha de mel.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Tratamento natural para a arritmia cardíaca

Quando o coração bate de forma irregular, mais lenta ou mais rapidamente, o primeiro que deve fazer é acudir ao médico. Uma vez descartada qualquer doença grave, pode combater as arritmias em casa com infusões de erva-cidreira, uma planta que tranquiliza o músculo cardíaco e restabelece o ritmo normal do coração.


Ingredientes

1 colher (de chá) de erva-cidreira
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Infunda a planta na água a ferver durante 15 minutos. Coe.

Utilização

Beba 2 infusões por dia, uma depois do almoço e outra depois do jantar, às temporadas.

Ação da infusão de erva-cidreira:

- Estabiliza o ritmo cardíaco.
- Tonifica o coração para conseguir um ritmo adequado.
- Tranquiliza os nervos, cujas alterações podem causar taquicardia.

Aviso! Como dito acima, este remédio só deve ser seguido depois de descartado qualquer problema grave. Dado o perigo que as arritmias supõem para a saúde e as possíveis incompatibilidades com algum medicamento receitado, é necessário que consulte sempre com o seu médico a conveniência ou não da aplicação deste tratamento caseiro.

Os melhores alimentos para evitar o mau odor corporal

Uma alimentação incorreta, excessivamente rica em gorduras e proteínas animais, pode ser a  causa do mau odor corporal, um problema que se agrava com a chegada do calor. Para evitar este comprometedor problema é conveniente aumentar o consumo de alimentos "desodorizantes".

Alface: a alface é um alimento rico em clorofila, uma substância que atua como um excelente bactericida natural. Se comer alface diariamente reduzirá consideravelmente o número de bactérias causantes do mau odor corporal. 

Alcachofras: as alcachofras são um dos alimentos mais benéficos para o bom funcionamento do fígado. Este órgão é o encarregado de transformar as substâncias tóxicas do organismo, pelo que, se estimularmos o seu funcionamento, o mau odor corporal deixará de ser um problema. Coma alcachofras duas vezes por semana ou prepare uma infusão com as suas folhas.

Rabanetes: são um dos alimentos desodorizantes mais completos. Têm ação antibacteriana, ajudando a depurar o organismo. Também estimulam o funcionamento do fígado, fazendo com que este elimine as toxinas mais rapidamente. Um outro benefício é que os rabanetes dificultam a absorção das gorduras no corpo.

Cogumelos: os alimentos ricos em vitamina B5 (niacina) têm a virtude de desodorizar o corpo. Os cogumelos ajudam a eliminar as gorduras e as toxinas do organismo.

Infusões que purificam

Algumas plantas ajudam a desintoxicar o organismo e, portanto, a evitar o mau odor corporal.

Boldo: em infusão, o boldo é um excelente remédio depurativo. Estimula a atividade do fígado e desintoxica o sistema urinário. Beba uma infusão de boldo por dia e terá um verão sem maus cheiros.

Ingredientes

1 colher (de café) de folhas secas de boldo
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Infunda as folhas de boldo na água fervente durante 10 minutos. Coe.

Utilização

Deixe arrefecer e beba. 

Aviso! Não tome infusão de boldo por mais de 4 semanas seguidas. Está contraindicado. Também está contraindicado durante a gravidez e a amamentação.

Salva: a infusão desta planta ajuda a controlar o suor excessivo, sobretudo o suor da menopausa. Tome uma chávena por dia e verá como nota a diferença.


Ingredientes

1 colher (de café) de salva seca
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Infunda a planta na água fervente durante 10 minutos. Coe.

Utilização

Deixe arrefecer e beba. Tome durante uma temporada e descanse antes de retomar. 

Aviso! A salva está contraindicada durante a gravidez e a amamentação.

A dieta verde que refresca

Fruta e verdura crua. Os alimentos que refrescam o seu corpo são todas as frutas e as verduras, sobretudo se as consumir cruas.

Alimentos "cheirosos". Há alimentos como o alho, a cebola, a couve, o café e o álcool, que contêm umas substâncias que podem causar mau odor corporal. Evite-os no verão.

Não abuse das gorduras. As pessoas que comem poucas gorduras (de origem animal) tendem a transpirar menos. Por isso vale a pena reduzir a quantidade de alimentos gordurosos.

Evite as especiarias. Os molhos fortes, como a mostarda, ou os condimentos como a pimenta, piri-piri, etc., aumentam o suor. Evite-os no verão.

Nem frio, nem quente. Tanto as bebidas muito quentes - café, chá - como as muito frias - sobretudo a cerveja - fazem suar mais. Prefira uma temperatura mais normal.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Remédios caseiros para curar a sinusite

A sinusite, muito comum no inverno, é uma infeção dos seios nasais, umas cavidades que se encontram ao redor e atrás do nariz. Um resfriado mal curado ou uma alergia com abundante congestão nasal podem ser a causa.

Sintomas da sinusite:

- Mucosidade mais espessa e de cor amarela.
- Mau sabor na boca, dor ao mastigar e voz nasalada.
- Falta de olfato e sabor.
- Dor de cabeça intensa.
- Inchação facial.
- Febre.


Remédios caseiros para aliviar e curar a sinusite

Inalações de vapor de água. Fazer inalações de menta, eucalipto, lavanda ou tomilho ajuda a aliviar a congestão nasal. Deite 2 colheres de alguma destas plantas numa bacia com água fervente. Cubra a cabeça com uma toalha e (com cuidado para não se queimar) aproxime o nariz para respirar o vapor que se desprende.

Compressas quentes. Para reduzir a dor de cabeça e diluir a mucosidade, aplique sobre o nariz e as faces umas compressas empapadas numa infusão quente de eucalipto ou de menta. Renove-as quando arrefecerem.

Duche nasal de água e sal para desentupir o nariz

O duche nasal de água e sal é um método caseiro para expulsar a mucosidade e descongestionar o nariz. A sensação é parecida ao que ocorre quando nos entra água do mar.

1º Água morna com sal. Coloque água morna num recipiente e acrescente 1 pitada (apenas uma pitada) de sal. Introduza o nariz no preparado e "absorva" a água suavemente.

2º Expulse a água. Quando notar que a água chegou às fossas nasais, expulse-a suavemente pelo nariz. 

3º Repita a operação. Inspire e expulse a água várias vezes. Pode pôr este .remédio em prática uma ou duas vezes por dia, durante três ou quatro dias.

Resultado: logo após fazer a lavagem, a mucosidade acumulada nas fossas nasais sai para o exterior, facilitando a respiração.

Aviso! Não aplique este remédio em crianças nem em idosos.

Dicas:

Lembre-se que os lácteos, a farinha de trigo, os amendoins, os ovos, os fritos e o açúcar aumentam a mucosidade. Evite-os. Em seu lugar tome infusões de flores de sabugueiro, chá verde e beba muita água.

Alho. Comendo 1 ou 2 dentes de alho crus por dia evitará que um simples resfriado se transforme numa sinusite. Um remédio muito eficaz para destapar o nariz é triturar 1/2 cebola e 1 dente de alho e aproximar o nariz para inalar o forte odor que se desprende.

Rabanetes. O seu sabor picante é sinal do seu poder desinfetante. É um dos descongestionantes nasais mais eficazes da natureza. Ralados, na salada ou nas sandes, proporcionam alivio de forma rápida. Uma dose de rabanetes por dia é suficiente para aniquilar as bactérias da zona nasal e prevenir as infeções.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Os melhores alimentos para aumentar a fertilidade

Quando se pensa em aumentar a família, o primeiro e mais importante é assegurar-se de que mantém uns hábitos saudáveis e uma dieta correta.

Sementes de girassol: as sementes de girassol contêm um aminoácido que é especialmente útil para os homens com níveis baixos de espermatozóides. Calcula-se que consumindo 50 g destas sementes por dia se consegue a quantidade recomendada.

Espinafres: a falta de zinco pode ser uma das causas de alguns tipos de infertilidade, tanto feminina como masculina. Os espinafres são ricos neste mineral, tal como em ácido fólico, imprescindível para conceber um bebé com boa saúde (previne malformações como a espinha bífida).

Aveia: é um cereal muito nutritivo. O seu consumo diário aumenta o vigor físico e alivia a depressão e o stress. Por isso é um alimento muito adequado tanto para a mulher como para o homem. Pode consumir-se em flocos finos, acrescentada ao leite, às sopas ou ao iogurte.

Couve-flor: esta verdura é rica em vitamina E. Sabe-se que a falta desta vitamina pode ser um dos causantes da infertilidade e da inapetência sexual. Contém também uma hormona de origem vegetal muito benéfica para combater os problemas de concepção em ambos os sexos.

Mel: antigamente, o mel era o símbolo da fertilidade e, por este motivo, eram oferecidos potes de mel aos recém casados (daí a expressão "lua de mel"). Também se diz que o mel é a razão da abelha rainha ser tão fecunda. A verdade é que o mel é um alimento muito completo: rico em vitaminas do grupo B, C, D e E e minerais, aumenta a energia física e estimula a fertilidade.

Receita caseira para a fertilidade



Ingredientes

1 colher de aveia em flocos finos
1 iogurte natural
1 colher de mel
1 maçã
1 colher de nozes picadas

Preparação

Ponha a veia de molho em água durante um bocado. Escorra-a bem e acrescente o iogurte e o mel. Descasque e corte a maçã em pedacinhos e acrescente-a ao preparado anterior. Polvilhe com as nozes.

Utilização

É ideal para comer de manhã, ao pequeno-almoço.

Conselhos para melhorar a sua dieta

Coma mais fruta e verdura. São ricas em vitaminas e minerais. O ideal é consumir 2 rações de verdura ou salada e 3 ou 4 peças de fruta por dia.

Leguminosas, recomendadas. Além de serem muito nutritivas e energéticas, ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Diariamente. Outros alimentos imprescindíveis são os cereais integrais, lácteos, peixe, carnes magras e azeite virgem.

Reduza o sal e o açúcar. O sal retém líquidos e aumenta a tensão arterial. O açúcar, se consumido em excesso, só fornece calorias vazias e causa obesidade.

Beba água. A água desintoxica e hidrata o organismo. Beber mais de 1 litro diariamente é garantia de boa saúde.

Coma frutos secos. Contêm uma grande quantidade de vitaminas e gorduras benéficas.

Os suplementos que funcionam

Erva-cidreira. O stress pode ser um dos culpados de que a gravidez tarde. A erva-cidreira é uma planta relaxante que ajudará a combater a ansiedade. Beba-a em infusão.

Salva. As plantas com fitoestrogénios (hormonas de origem vegetal) podem ajudar a regularizar os ciclos menstruais.

Ginseng. É útil para o homem, já que estimula a função sexual e ajuda a combater a impotência.

Alho. Ao estimular a circulação, o alho melhora a função sexual em ambos os sexos. Há até quem lhe atribua propriedades afrodisíacas.

Maca. Também é um regulador hormonal e por isso melhora a fertilidade tanto do homem como da mulher.

terça-feira, 3 de março de 2015

Batido caseiro de proteínas pré e pós-treino

Graças à eficácia deste batido de proteínas caseiro poderá incrementar o tamanho dos seus músculos de maneira natural, fácil e saudável.

Este batido, à base de ricotta, leite, banana e aveia, é ideal tanto para antes como para depois de realizar os seus exercícios. No caso de optar por ingeri-lo antes, ele poderá ajudar o seu corpo a alcançar o máximo poder. No caso de o ingerir após os exercícios, ele ajudará os seus músculos a recomporem-se muito mais rápida e facilmente, além de incrementar o seu tamanho.

Batido de ricotta (receita)



Ingredientes

1 copo (250 ml) de leite (cerca de 8 g de proteína)
100 g de ricotta (cerca de 12 g de proteína)
1 banana (cerca de 2 g de proteína)
2 colheres (de sopa = 40 g) de aveia em flocos (cerca de 7 g de proteína)

Total: cerca de 30 g de proteína

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Beba em seguida.