sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Soluções naturais para a fadiga crónica

O esgotamento é sintoma de um grande número de doenças, entre elas a fibromialgia - um transtorno que também provoca dor em várias zonas do corpo - ou o síndrome de fadiga crónica. Em todos os casos, uma dieta rica em alimentos revitalizantes é um grande apoio.


Aipo: as pessoas que não podem descansar bem porque não conseguem conciliar um sono reparador têm no aipo um sedante natural. Cozinhado ou em sumo - misturado com cenoura é mais apetecível -, procure que o aipo esteja presente no seu jantar. Alterne o seu consumo com alface e espargos.


Batatas: os hidratos de carbono das batatas, da massa, das leguminosas e do arroz aumentam a produção de serotonina, um regulador cerebral que acalma a mente. Para multiplicar a sua ação, acompanhe estes alimentos de uma salada de agriões.


Valeriana: o seu nome em latim significa "bem-estar". A valeriana é muito eficaz para superar os estados de ansiedade e de stress. Um detalhe que a torna ainda mais especial é que atua como um sedante da dor e é um bom relaxante muscular.


Sardinhas: as pessoas que consomem peixe azul pelo menos três vezes por semana, rico em ácidos gordos Ómega 3, têm as articulações menos debilitadas e a sua necessidade de calmantes para a dor é menor.


Miso: o miso é rico em ferro e a falta deste mineral pode causar desânimo e baixo rendimento intelectual O miso é muito energético e rico em gorduras saudáveis, pelo que devia ser um alimento obrigatório para as pessoas que se encontrem debilitadas. Inclua uma pitada de miso na sua sopa. Agradar-lhe-à o seu sabor amanteigado.

Fibromialgia: procure a ajuda natural

As pessoas que sofrem fibromialgia sentem melhoria com a toma de suplementos de triptófano (consulte o seu médico), um composto que está presente de forma natural nos ovos, na carne, no peixe, nos frutos secos, nos lácteos, na banana e no kiwi.


Benefícios do triptófano: o cérebro necessita triptófano para produzir a serotonina, um neurotransmissor que, entre outras virtudes, melhora o ânimo, facilita o descanso, atenua a dor e mantém os nervos sob controle.

Pequenos conselhos, grandes resultados

Durma bem. Se se acostumar a jantar 3 horas antes de ir dormir, descansará muito melhor.

Atenção às mudanças climáticas. Resguarde-se do frio e da humidade já que intensificam a dor e agravam a rigidez muscular.

Mexa-se. Praticar exercício (segundo as suas possibilidades) levanta o ânimo e previne a rigidez das articulações.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Remédio caseiro para combater os calores da menopausa

Os calores ou sufocos da menopausa são causados pela diminuição dos níveis de estrogénios, o que afeta o centro termoregulador, a região do cérebro responsável por regular a temperatura do corpo. Isto causa um verdadeiro descontrolo térmico que se traduz em ondas de calor que variam de 30 segundos a 5 minutos.

Estas ondas de calor provocam um avermelhamento da pele (especialmente do rosto) e suores abundantes, seguidos de calafrios. Surgem repentinamente ao longo do dia, mas são mais comuns durante a noite.

A maioria das mulheres experimenta estes sufocos durante uns meses, mas algumas podem sofrê-los durante anos.

Infusão de salva e flor de laranjeira para os calores noturnos

Se por acaso é uma destas mulheres que atravessa a menopausa e sofre com os calores noturnos, que chegam até a perturbar o seu sono, tenho boas noticias para si. Com esta infusão de salva e flor de laranjeira conseguirá regular o seu termostato interior, o que não só a ajudará a controlar o excesso de calor e suor, mas também a conciliar um sono doce e reparador.


Ingredientes

1 colher (de chá) de flor de laranjeira
8 folhas de salva
1 colher (de chá) de mel
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Acrescente as plantas à chávena de água a ferver. Deixe que a tisana repouse durante uns minutos, coe e adoce com o mel.

Utilização

Beba esta infusão meia hora antes de ir dormir. Para que não lhe provoque ainda mais calor, beba-a apenas quando estiver morna. No verão pode bebê-la fresca.

Dica: a salva é uma planta muito recomendada para a menopausa porque, além de reduzir os calores e os sufocos, também ajuda o corpo a adaptar-se às mudanças hormonais desta nova etapa da vida da mulher.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como a Lua influencia a nossa vida

Descubra aqui o efeito que a Lua exerce sobre a sua vida.

Desde a antiguidade, a Lua tem exercido sobre os humanos um grande fascínio devido à sua beleza e à sua relação com a noite, o mistério e o ocultismo. Até a sua natureza cheia de fazes, eclipses e ciclos se tem associado à feminilidade e à fertilidade.

A Lua é o satélite maior em relação ao tamanho do seu planeta (a Terra) e até agora é o único até ao qual o homem viajou e do qual temos maior informação.

As fases lunares

A Lua não apresenta sempre a mesma percentagem de superfície iluminada. O disco lunar apresenta diferentes graus de iluminação, que se repetem em ciclos conhecidos como lunações ou meses sinódicos. O grau de iluminação depende da posição relativa do Sol, da Terra e da Lua.

Este grau de iluminação é o que se conhece como fases, que se repetem cada 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos.

As fases da Lua são 8:


1- Lua nova

2- Lua crescente

3- Quarto crescente

4- Lua gibosa

5- Lua cheia

6- Lua gibosa

7- Quarto minguante

8- Lua minguante

Nós os seres humanos temos atribuído à lua uma série de poderes capazes de influenciar os mais diversos aspetos da nossa vida. Alguns desses poderes são:

A saúde. Diz-se que as dietas são mais eficazes no Quarto minguante porque nesta fase lunar o organismo se desintoxica melhor. Por outro lado, durante séculos, têm-se associado os ataques epiléticos à Lua cheia, a catalepsia ao Quarto crescente e o incremento das hemorragias à Lua cheia também. Inclusivamente, na antiguidade, algumas culturas assumiam que a Lua nova era a causante da aparição de sinais grandes e de cor vermelha nos recém nascidos.

O parto. Segundo a crença popular, o número de partos aumenta enormemente na Lua cheia e a fertilidade da mulher depende da fase lunar em que esta nasceu.

As emoções. Existe a crença de que as mulheres são mais sensíveis, emotivas e vulneráveis durante a Lua cheia e que os homens têm períodos emocionais mais intensos no Quarto crescente.

As decisões. Acredita-se que as iniciativas e as decisões que se tomam numa data próxima à Lua cheia dão melhores e mais rápidos resultados.

A beleza. Considera-se que as depilações feitas durante a Lua minguante duram mais e são menos dolorosas. Já o cabelo cresce mais se for cortado na Lua nova ou Quarto crescente. Muitas pessoas acreditam que lavar o rosto com água que foi antes exposta à luz da Lua cheia favorece a pele.

A sorte. Calcula-se que a Lua cheia é o momento mais propicio para comprar ou vender bens, ganhar nos jogos da sorte e negociar no mercado de valores.

A sexualidade. Acredita-se que a Lua cheia é o melhor momento para o sexo e que a Lua nova é o momento menos indicado para esta atividade. Também se acredita que o Quarto minguante é um momento favorável à ovulação na mulher e que incrementa a ejaculação no homem.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Dieta dos 7 dias para homens: como perder a barriga numa semana!

Uma dieta exclusiva para os homens?! Sim!! E porquê? Porque a gordura não se acumula da mesma maneira nos homens e nas mulheres. Os homens têm mais tendência para acumular gordura por cima da cintura, na barriga (enquanto que as mulheres tendem a acumulá-la nas ancas e nas coxas), algo que para além de ser pouco estético, também é muito perigoso. Os homens de meia idade que acumulam gordura por cima da cintura têm mais possibilidades de sofrer problemas cardíacos e diabetes tipo 2. E quando é que deve começar a preocupar-se? Quando a sua barriga for 10 cm maior que a sua anca.

Por isso aos homens convém-lhes seguir uma dieta específica para reduzir a gordura abdominal, que consista no consumo de proteína animal, o que permite construir músculo e queimar gordura.

A dieta dos 7 dias para os homens: como perder a barriga numa semana!

Durante os 7 dias da dieta deve:

- Dizer não ao pão, à pizza, às massas e ao arroz branco.

- Dizer sim à proteína (toda a proteína animal está permitida, pois contém os 8 aminoácidos essenciais para o organismo); os ovos e os miúdos também estão permitidos.

- Comer a cada 4 horas: evite a fome para não cair em tentação.

- Consumir lácteos, mas na sua forma natural, não açucarados. 

- Comer peixe: todo o peixe está permitido, mas limite o consumo de marisco a duas rações por semana: tem muito colesterol mau.

- Consumir vegetais com baixo índice glicémico, que ajudam a que se sinta saciado durante mais tempo.

- Comer leguminosas, ricas em proteína de origem vegetal.

- Incrementar as suas saladas: coma salada à vontade e acrescente-lhe proteína (atum, frango, peru, frutos secos ou queijo). Assim sacia mais.

- Durante os 7 dias da dieta a fruta mais recomendável são as maçãs e as pêras.

- Evitar a comida chinesa: contém grandes doses de açúcar e aditivos.

- Beber água, 2 litros por dia. Os chás também estão permitidos, mas sem açúcar. Os refrigerantes estão proibidos: têm muito açúcar.

- Evitar os produtos light: muitos destes produtos reduzem a gordura mas acrescentam açúcar e sal.

- Grelhar, assar no forno, cozer ou cozinhar a vapor. Qualquer coisa, menos fritar.

- Evitar o álcool: está completamente proibido durante estes 7 dias.

- Evitar o açúcar: se o seu corpo lhe pede doce, dê-lhe canela, anis, baunilha ou fruta.

Levando em conta estes conselhos pode idealizar uma dieta de 7 dias para si. Ou seguir a seguinte sugestão.

Dieta dos 7 dias para homens


Dia 1

Pequeno-almoço: 2 ovos mexidos com 2 punhados de espinafres; 1 maçã; 1 chá.

Almoço: 1 salada à qual acrescentará proteína; 1 maçã.

Lanche: 1 punhado de frutos secos e 2 chás (ou uma garrafa de água).

Jantar: 1 bife de 225 g grelhado, acompanhado de vegetais cozidos a vapor.

Dia 2

Pequeno-almoço: 115 g de salmão fumado; 1 chá.

Almoço: 1 peito de frango grelhado, acompanhado de 1 salada de grãos; 1 pêra.

Lanche: 1 pacote pequeno de pipocas; 1 garrafa de água.

Jantar: 115 g de presunto em fatias, acompanhado de repolho e porro cozidos a vapor.

Dia 3

Pequeno-almoço: 1 tigela de quinoa com canela e frutos do bosque; 1 chá.

Almoço: salada de tomate, cebola e azeitonas pretas; 1 maçã.

Lanche: 1 tigela de feijão edamame; 1 garrafa de água.

Jantar: 170 g de lulas grelhadas; uma salada de tomate e cebola.

Dia 4

Pequeno-almoço: 2 cavalas grelhadas com limão; 1 salada; 1 chá, 1 maçã.

Almoço: 1 prato de creme de abóbora com quinoa; 1 chá.

Lanche: 1 barra de cereais; 1 chá.

Jantar: 1 franguinho (pequenino) assado, acompanhado de repolho e porro ao vapor.

Dia 5

Pequeno-almoço: 2 maçãs assadas com anis e canela; 4 colheres de iogurte grego; 1 chá.

Almoço: 115 g de vitela assada com salada; 1 maçã.

Lanche: 1 punhado de amêndoas; 1 garrafa de água.

Jantar: 1 robalo grelhado com limão, acompanhado de legumes cozidos.

Dia 6

Pequeno-almoço: 2 ovos mexidos com 2 punhados de espinafres; 1 maçã; 1 chá.

Almoço: 115 g de vitela assada (ou de peito de pato), acompanhada de 1 salada; 1 maçã.

Lanche: 1 sopa minestrone; 1 garrafa de água.

Jantar: 3 costeletas de borrego grelhadas, acompanhadas de feijão verde ou ervilhas (cozidos); 1 maçã; 1 chá.

Dia 7

Pequeno-almoço: 1 ovo cozido; 1 maçã; 1 chá.

Almoço: 1 hamburguer de vitela com alface, tomate e pepino; 1 chá.

Lanche: 1 punhado de frutos secos, 1 garrafa de água.

Jantar: 1 salteado de legumes e gambas; 1 chá.

Se seguir esta dieta durante 7 dias pode perder entre 2 e 3 quilos e entre 5 e 10 cm ao redor da barriga. Então, força! Pela sua figura e pela sua saúde.

Aviso! Não faça esta dieta por um período superior a 7 dias. Não siga nenhuma dieta sem antes pedir a opinião do seu médico, especialmente se tem algum problema de saúde.

Fonte: El Confidencial

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Batido anti-envelhecimento

Não, não descobri o segredo da eterna juventude. Infelizmente. Mas descobri que num simples e delicioso batido pode concentrar nutrientes que a ajudarão a retardar o envelhecimento celular e a melhorar o aspeto da sua pele, ao mesmo tempo que favorecerão a criação de tecido muscular.


Ingredientes

100 g de mirtilos (ricos em antioxidantes poderosos, como as antocianinas)

1 banana (rica em potássio, que ajuda a estabilizar a pressão sanguínea, protegendo o seu coração)

50 g  de amêndoas (fonte de L-Carnitina, que combate os depósitos de gordura no corpo e controla os níveis de açúcar no sangue)

250 ml de leite de soja (rico em aminoácidos de origem vegetal, para construir e regenerar os seus músculos)

1/2 cenoura, umas folhinhas de espinafres e uma fatia de beterraba (que fornecem um concentrado de fitonutrientes, antioxidantes e pigmentos variados que minimizam os danos celulares na pele)

1 colher de sementes de chia (que contêm ómega-3 e uma elevada concentração de antioxidantes)

Preparação

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Beba em seguida e desfrute. 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Água detox de morangos e kiwi

Já todas nós sabemos que uma dieta saudável inclui beber pelo menos um litro e meio de água por dia. A água ajuda-nos a fazer a digestão, purifica o nosso organismo, elimina toxinas e ainda mantém a nossa pele hidratada. Mas a todos estes benefícios podemos somar ainda mais alguns se substituirmos, de vez em quando, a simples água por uma água detox.

O que é a água detox? É simplesmente água à qual se acrescentaram algumas frutas, ervas ou legumes. Deixando repousar os ingredientes na água por pelo menos 8 horas, tanto o sabor como as propriedades destes passarão para a água. O resultado? Uma água deliciosa e saudável que desintoxicará o nosso organismo e nos ajudará a enfrentar o dia com mais energia.

Água detox de morangos e kiwi


Ingredientes

1 litro de água
1 chávena de morangos
1/2 chávena de kiwi
1 raminho de alecrim fresco
Umas folhinhas de menta fresca

Preparação

Lave os morangos, elimine a parte verde e corte-os ao meio. Descasque o kiwi e corte-o em rodelas. Acrescente todos os ingredientes à água numa jarra e deixe a mistura repousar no frigorífico durante a noite. Pela manhã, a sua água detox de morangos e kiwi estará pronta para ser consumida.

Utilização

Beba ao longo do dia.

Dica: Pode voltar a encher a jarra com água ainda mais uma vez. No fim, não desperdice a fruta. Recupere-a e use-a num delicioso batido.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Os 8 melhores alimentos para aumentar a massa muscular

Já treina há algum tempo e ainda não conseguiu obter bons resultados? E porque será? Já pensou que um dos motivos para que assim seja pode estar nas suas escolhas alimentares? Com efeito, a alimentação pode determinar o sucesso ou o fracasso dos seus treinos para aumentar os músculos. Então, faça uma pausa, reveja o que põe todos os dias no seu prato, e trate de acrescentar à sua alimentação aqueles que são considerados os melhores alimentos para aumentar a massa muscular.


Ovos. Os ovos oferecem uma quantidade absurda de nutrientes úteis aos praticantes de musculação. Eles são uma das melhores e mais completas fontes de proteína de alta qualidade e por isso são considerados o rei dos alimentos para ganhar massa muscular. Então coma ovos. Mas, atenção: não abuse. Não coma uma dúzia de ovos por semana. Encontre um ponto de equilíbrio.


Carne vermelha. Quando se trata de consumir alimentos para aumentar a massa muscular, nada melhor que a carne vermelha. Ela está carregada de proteínas de qualidade e contém creatina (que ajuda ao aumento da massa muscular) de forma natural. Então, diga sim aos bifes!


Peito de frango. O peito de frango, sem a pele, é denso em nutrientes, com 42 gramas de proteína e apenas 1 grama de gordura por cada 170 gramas. Essencial para formar boa massa muscular.


Peixe. Há muitos peixes que pode escolher à hora de procurar uma fonte de proteína de boa qualidade para aumentar a massa muscular. O atum fresco é um deles.


Produtos lácteos. Os produtos lácteos também são proteínas animais de boa qualidade. Eles fornecem pouca gordura ao corpo e proporcionam muitos outros nutrientes essenciais para poder formar músculos facilmente.


Arroz integral. Porquê o arroz integral e não o branco? Porque o arroz integral pode ajudar a aumentar os seus níveis da hormona do crescimento, que é fundamental para estimular o crescimento muscular magro, a perda de gordura e o ganho de peso.


Batata doce. A batata doce é uma excelente fonte de hidratos de carbono de combustão lenta, proporcionando mais do que simples macronutrientes. O segredo da batata doce? Há atualmente quem afirme que ela contém esteróides naturais, que não são prejudiciais para o organismo. Eis o segredo.


Nozes. Da próxima vez que sentir fome a meio do dia coma um punhadinho de nozes ou de outro fruto seco, em vez de comer um doce. As nozes são uma boa fonte de proteínas de origem vegetal, muito construtivas.

Dica: já sabe, priveligie estes alimentos, mas não cometa excessos. Não coma apenas disto. No que diz respeito à alimentação, o segredo reside no equilíbrio. Faça uma alimentação variada, que contenha alimentos de todos os grupos. Pelos seus músculos e pela sua saúde.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Água de flor de Jamaica (chá de hibisco) para emagrecer

A água de Jamaica (chá de hibisco) é um dos chás que está na moda atualmente. O motivo? Algumas pessoas atribuem-lhe propriedades para emagrecer.

Sabe-se desde há muito que a flor de Jamaica é um excelente diurético que além de desintoxicar, também ajuda a desinflamar e a emagrecer. E não é tudo. A flor de Jamaica tem ainda a virtude de ajudar a diminuir o mau colesterol e os triglicéridos.

Investigações recentes feitas com animais mostraram que a flor de Jamaica reduzia consideravelmente os depósitos de gordura nas artérias, o que poderia evitar muitos problemas cardiovasculares.

Outros benefícios da flor de Jamaica para emagrecer

A flor de Jamaica tem vitamina C, que diminui a pressão nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, um mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador da perda de peso.

Por isso se quer reduzir centímetros, desintoxicar o seu corpo e evitar o colesterol, estes chás são para si.

Água fria de flor de Jamaica


Ingredientes

1 litro de água
1 pau de canela
5 ou 6 hibiscos (flor de Jamaica)
1 chávena de morangos 
Gelo a gosto

Preparação

Ferva a água com a canela durante uns minutos. Acrescente a flor de Jamaica e deixe ferver 3 minutos mais. Retire do lume, coe e deixe arrefecer. Bata os morangos no liquidificador com um pouco de água, coe e acrescente à mistura anterior. Acrescente gelo a gosto e sirva.

Utilização

Beba até 3 copos por dia, sempre entre as refeições.

Dica: se achar que a água é muito ácida, pode acrescentar um pouco de sumo de laranja para equilibrar.

Infusão quente de flor de Jamaica e maçã

Ingredientes

1 litro de água
5 ou 6 hibiscos (flor de Jamaica)
3 rodelas de maçã
1 pau de canela
2 cravos-da-índia

Preparação

Ferva tudo durante 3 minutos, retire do lume e coe.

Utilização

Beba até 3 chávenas por dia, sempre entre as refeições.

Infusão quente simples de flor de Jamaica


Ingredientes

1 litro de água
2 saquetas de chá de hibisco (flor de Jamaica)

Preparação

Leve a água ao lume e assim que começar a ferver acrescente o chá. Retire do lume, tape e deixe descansar durante 5 minutos. Coe em seguida.

Utilização

Tome até 3 chávenas por dia. Beba o chá sempre entre as refeições, principalmente no momento em que sentir aquela vontade de atacar o frigorífico. A bebida engana a fome.

Dica: o chá de hibisco (flor de Jamaica) é saboroso. Por isso tente bebê-lo sem açúcar. É muito gulosa e não consegue? Então ponha pequenas quantidades de mel ou de açúcar mascavo.

Dica: a água de flor de Jamaica por si só, você sabe, não faz milagres. Ela deve ser associada a uma alimentação equilibrada e à prática de atividade física regular.

Atenção! A flor de Jamaica é diurética e por isso pessoas que têm insuficiência renal não a devem consumir.

Mulheres grávidas ou que estão a amamentar também não devem ingerir chá de flor de Jamaica.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Infusão de malva para a úlcera de estômago

Uma úlcera de estômago (ou ulcera gástrica) é uma lesão numa zona da mucosa do estômago. A causa deste tipo de úlcera é geralmente uma inflamação que diminui a proteção da mucosa face aos ácidos do estômago.

Entre as causas mais comuns de uma úlcera gástrica estão as seguintes:

- uma elevada produção de ácidos estomacais;

- a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago;

- o stress;

- a toma de certos medicamentos, como por exemplo o ácido acetilsalicílico;

- o abuso do tabaco e do álcool.

Infusão de malva para a úlcera de estômago

O ardor, a acidez e a sensação de estômago pesado são três dos sintomas mais evidentes deste tipo de úlcera. Acalme estes incómodos preparando uma tisana digestiva à base de malva, que é capaz de apaziguar o estômago.


Ingredientes

1 colher (de chá) de flores secas de malva

1 chávena (de chá) de água

Preparação

Leve a água a ferver, retire do lume e acrescente as flores de malva. Deixe que o preparado repouse uns minutos, coe e adoce com uma colherzinha de mel.

Utilização

Tome esta infusão depois da refeição principal, o momento em que os incómodos digestivos costumam começar.

Dica: o café estimula a secreção de sucos gástricos, o que pode agravar ainda mais a pequena ferida que se forma nas paredes do estômago. Evite-o. Para prevenir a úlcera de estômago também se recomenda suprimir todas as comidas e bebidas de difícil digestão e que possam irritar o estômago. É o caso dos alimentos muito picantes e quentes, dos alimentos gordurosos ou do álcool de alta graduação. Uma vez que a tolerância à maioria das bebidas e comidas depende de cada pessoa em particular, é importante que os afetados sejam eles próprios a descobrir o que lhes causa moléstias e  que por isso devem reduzir ou evitar.

Atenção! Apesar de comum, se suspeita que tem uma úlcera de estômago deve consultar um médico. O tratamento médico da úlcera de estômago é feito com medicamentos como o Omeprazol, que inibe a secreção ácida do estômago.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Diferentes tipos de secreção vaginal

A secreção vaginal é fabricada por glândulas dentro da vagina e no colo do útero, que produzem pequenas quantidades de líquido, líquido esse que flui diariamente transportando células velhas do revestimento vaginal. É a maneira que o corpo tem de manter sã e limpa a zona íntima.

A presença de secreções vaginais é normal e faz parte da nossa intimidade, ao ponto de que muitas vezes nem prestamos atenção às mudanças que ocorrem. Mas, o que poderão significar as mudanças na cor e cheiro da sua secreção vaginal?


A secreção branca de consistência espessa e abundante, às vezes com grumos, poderia ser candidíase, que é causada pelo fungo candida albicans. É muito comum, mas é importante que não deixe passar sem consultar o médico.

A secreção de cheiro desagradável, acinzentada e às vezes grumosa poderia ser vaginose bacteriana, uma infeção causada por um mudança no seu ph vaginal, o que facilita que a sua zona íntima seja atacada por bactérias ou fungos.

A secreção amarelada ou esverdeada, abundante e com cheiro a humidade poderia ser Tricomoníase, uma doença de transmissão sexual. Neste caso não dúvide em fazer um exame médico.

A secreção acastanhada pode marcar o inicio do seu período menstrual ou então, caso apresente uma secreção assim e o seu período não chegue, pode ser um sinal de gravidez.

Atenção! Mantenha-se atenta e se notar qualquer tipo de mudança na sua secreção vaginal, não hesite em consultar o ginecologista. Lembre-se que qualquer padecimento tratado a tempo pode ter mais fácil solução. É pela sua saúde íntima.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Remédios caseiros para tratar a anorexia

O que é a anorexia?

A anorexia é um transtorno grave do comportamento alimentar que consiste em privar-se de alimento devido ao medo extremo de ganhar peso ou engordar. É mais comum entre as mulheres e costuma iniciar-se entre os 12 e os 18 anos.

Causas da anorexia: o ideal de beleza que aponta para uma mulher extremamente magra, muito em voga na sociedade atual, tem causado muito mal às adolescentes e é apontado como uma das principais causa da anorexia.

Sintomas da anorexia:

Quase nenhuma das mulheres que sofre anorexia tem consciência disso. As anoréticas sofrem de uma magreza extrema e têm a necessidade de continuar a perder peso. Olham-se muito ao espelho, pesam-se repetidamente e costumam evitar todo e qualquer alimento que elas consideram que engorda. Atrasos menstruais ou ausência total de menstruação, isolamento social (perdem gradualmente as suas amizades), e baixa autoestima são outros dos possíveis sintomas da anorexia. Também é possível que apresentem cabelo e unhas fracas, pele seca, problemas dentários, anemia, problemas digestivos, etc.

Tratamento. A anorexia é uma doença muito grave e potencialmente mortal e a doente deve ser acompanhada desde o início pelo médico. O tratamento consistirá na reeducação alimentar, procurando-se que a doente faça uma dieta que, embora baixa em calorias, supra as necessidades para, pouco a pouco, ir aumentando as quantidades. Também se controlará o peso e se farão análises enquanto o médico considerar que é necessário. Ao acompanhamento médico somar-se-à o acompanhamento psicológico, fundamental para poder sair desse comportamento obsessivo.

O tratamento natural da anorexia

A função principal do tratamento natural consistirá em apoiar o tratamento médico, usando as plantas para ajudar à recuperação da doente.

Infusão tranquilizante

A tília é um dos recursos mais usados contra "os problemas de nervos". Por isso é indicada para reduzir a ansiedade relacionada com a doença.

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas e flores de tília
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, retire do lume e acrescente a planta. Deixe repousar durante 5 minutos, tapado, e coe a mistura.

Utilização

Beba uma chávena por dia.

Infusão para abrir o apetite

As plantas que abrem o apetite são muito úteis quando a doente aceitou que tem um problema grave e está finalmente disposta a mudar os seus hábitos alimentares. O funcho é uma planta que favorece a digestão, contribui para expulsar as flatulências e abre o apetite.

Ingredientes

1 colher (de chá) de sementes de funcho
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, retire do lume a crescente as sementes de funcho. Deixe repousar 10 minutos, tapado,  e coe a mistura.

Utilização

Beba uma chávena meia hora antes da refeição principal.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Remédios caseiros para o olho roxo

O olho roxo acontece quando se recebe um soco na face ou na zona da sobrancelha. A pancada danifica os vasos sanguíneos sob a pele e faz com que o sangue e outros fluidos se derramem nos tecidos da zona, o que causa a cor arroxeada e o inchaço.

Quando o derrame de sangue termina o organismo inicia o processo de recuperação, o que produz mudanças multicores à volta do olho, desde o roxo ao azul, ao verde e ao amarelo, até voltar à cor normal em cerca de uma semana.

Na maioria dos casos o olho roxo é portanto uma situação passageira, sem maior gravidade. Mas como um olho assim é, além de doloroso, também muito constrangedor, alguns remédios caseiros podem ajudá-la a acelerar a recuperação.


Gelo. Este é o primeiro de todos os tratamentos. Imediatamente após a pancada, enrole pedaços de gelo num tecido de algodão e aplique-o na zona em redor do olho (e não diretamente sobre o mesmo), sem pressionar. Aplique o tecido com o gelo durante uns minutos, descanse  e repita. Faça isto várias vezes ao dia durante as primeiras 48 horas.

O gelo diminui o inchaço e ajuda a contrair os vasos sanguíneos para reduzir o sangramento interno e o hematoma.

Compressa quente. Dois dias após ter ocorrido o olho roxo pode aplicar compressas quentes para aumentar o fluxo sanguíneo nos tecidos em redor do mesmo e facilitar a absorção do sangue pisado. Ferva 2 colheres (de sopa) de tomilho numa chávena de água durante 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e coe. Sature uma compressa de gaze no líquido ainda quente (mas não em excesso) e aplique-a na zona afetada até que arrefeça. Repita várias vezes por dia.

Azeite. Crê-se que o azeite virgem tem propriedades capazes de curar hematomas e aliviar o inchaço e a inflamação. Massaje delicadamente a zona afetada com azeite virgem para acelerar o processo de cura.

Dica. Consulte o médico se:

- sente que a sua visão sofreu danos;

- percebe coisas a flutuar dentro do seu campo visual;

- sente dor no olho;

- tem sensibilidade à luz;

- vê a dobrar ou de forma borrosa.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Tintura de arnica (receita)

O nome arnica significa "pele de cordeiro", aludindo ao tato das suas folhas, suaves e peludas. A arnica cresce originariamente em zonas montanhosas e as suas flores, de uma intensa cor amarela, aparecem com os primeiros calores do verão.

A tintura de arnica é um remédio eficaz que tem sido utilizado desde a antiguidade pelos povos da montanha para prevenir a aparição de hematomas, inchaços e aliviar a dor.


Ingredientes

20 g de flores secas de arnica
100 ml de álcool a 60º

Preparação

Deixe que as flores de arnica macerem no álcool durante 10 dias. Passado o tempo, filtre e guarde o líquido num frasco de vidro escuro com tampa. 

Utilização

Dilua 20 gotas da tintura obtida num copo de água, empape uma gaze e coloque-a sobre a zona afetada, duas ou três vezes por dia.

Uso externo exclusivo. Não aplicar a tintura de arnica durante muito tempo nem sobre feridas abertas ou nos olhos.

Contra indicações: indivíduos sensíveis à planta.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Chá das 4 sementes contra a barriga inchada

Exibir uma barriga lisa é, além de um dos maiores desejos estéticos, também um sinal de uma adequada qualidade de vida, digestão e hábitos saudáveis de alimentação. No entanto, a barriga inchada é um padecimento muito frequente que interfere com dito desejo.

Uma fórmula magistral que alivia o inchaço da barriga é a que se obtém misturando em partes iguais sementes de funcho, de anis, de alcaravia e de cominhos. Veja a seguir como proceder.

Chá das 4 sementes contra a barriga inchada


Ingredientes

1 colher (de chá) de sementes de funcho, anis, alcaravia e cominhos (misturados em partes iguais)

1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água. Acrescente as sementes e deixe repousar, tapado, durante 5 minutos. Coe a mistura por um passador de malha fina.

Utilização

Beba uma chavenazinha desta tisana depois das refeições principais.

Bons conselhos:

Engolir ar. Comer rapidamente e não mastigar bem os alimentos pode introduzir no estômago um excesso de ar que provoca inflamação abdominal. É melhor reduzir a velocidade e desfrutar da comida. Assim saciar-se-à antes e comerá menos.

Alergias. As alergias ou intolerâncias, como a do gluten ou da lactose, provocam inflamação abdominal e acumulação de gases e por isso é necessário eliminar ou fazer substituições. No caso dos lácteos, escolha leites, queijos e iogurtes deslactosados.

Obstipação. A escassez de fibra, líquidos e atividade física podem causar obstipação, o que dá lugar ao inchaço abdominal. Para evitá-la coma cereais integrais, frutas, hortaliças, leguminosas, frutos secos e sementes. Além disso, beba muito líquido e faça um mínimo de 30 minutos diários de atividade física, cinco vezes por semana.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Remédio caseiro contra as cãibras

As cãibras acontecem quando os músculos se contraem súbita, brusca e involuntariamente, o que causa uma dor intensa.

Costumam localizar-se nas pernas, sobretudo na barriga das pernas, e são muito frequentes entre os desportistas e as mulheres grávidas.

A causa mais comum das cãibras musculares é o desequilíbrio dos eletrólitos (sódio, potássio, cálcio ou magnésio) por falta de água.

Outras causa das cãibras podem ser:

- problemas de circulação por permanecer muito tempo na mesma posição (de pé ou sentada);

- deficiências de nutrição (falta de cálcio, potássio e magnésio);

- exercício físico intenso;

- exposição ao frio;

- postura forçada devido ao uso de sapatos com muito salto ou, ao contrário, totalmente planos.

Sumo de beterraba, aipo e cenoura contra as cãibras

Este sumo é rico em potássio e magnésio, dois dos minerais com maior capacidade para prevenir e tratar as cãibras musculares.


Ingredientes

1 talo de aipo

1 beterraba (pequena) fresca e cozida

2 cenouras

Preparação

Pele os vegetais, passe-os pela centrifugadora e recolha o sumo.

Utilização

Tome um copo deste sumo 15 ou 20 minutos antes da refeição principal, assim como se fosse um aperitivo.

Dica: se preferir este sumo mais doce, pode acrescentar uma maçã. 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Crescimento das crianças

A maioria das pessoas quer que os seus filhos sejam altos ou, pelo menos, que tenham uma boa altura. E apesar da altura depender muito de fatores hereditários, há quem diga que o chocolate pode dar uma ajudinha aos genes.

Batido de chocolate e amêndoas para que as crianças cresçam saudavelmente

Esta bebida está repleta de minerais essenciais ao processo de crescimento das crianças, como o cálcio, o magnésio e o ferro; e de antioxidantes como os flavonóides, uns compostos vegetais que reduzem o risco de amigdalite e alergias, por exemplo.


Ingredientes

2 colheres de chocolate em pó de boa qualidade

1 punhadinho de amêndoas (peladas)

1 chávena de leite

Preparação

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um preparado bem homogéneo.

Utilização

Este batido é ideal ao pequeno-almoço ou à hora do lanche.

Nota: sabia que o leite com chocolate proporciona mais de 50% da ingestão total de flavonóides da dieta infantil e complementa o consumo de frutas e verduras, o grupo de alimentos que proporciona a outra metade deste tipo de antioxidantes?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Os melhores remédios para fortalecer as unhas

A carência de certos nutrientes causa alterações no crescimento, resistência e aparência das unhas. Com a ajuda destes remédios naturais conseguirá umas unhas mais fortes e belas em poucas semanas.

Infusão de urtigas

A infusão de urtigas é um remédio tradicional que se usa para fortalecer as unhas quebradiças. Pelo seu conteúdo em cálcio, ferro e silício, esta planta melhora tanto a densidade como a elasticidade das mesmas.


Ingredientes

1 colher (de chá) de urtigas secas
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e acrescente as urtigas. Deixe repousar durante 10 minutos e coe a mistura.

Utilização

Beba em seguida.


Cavalinha, sal e limão: as suas unhas receberão uma injeção de força e vitalidade se as mergulhar, uma ou duas vezes por semana, numa taça com uma infusão de cavalinha à qual deve acrescentar um pingo de sumo de limão, de ação branqueadora, e uma pitada de sal marinho, um fortalecedor natural das unhas graças à sua riqueza em iodo.


Óleo de rícino: se as suas unhas se lascam facilmente, aplique uma gota de óleo de rícino em cada uma e massaje. Este gesto também ajuda a hidratar as cutículas, o que melhora o seu aspeto.


Alecrim e vinagre de sidra: as suas unhas partem-se a cada duas por três? Então prepare uma infusão forte de alecrim - 2 colheres por cada chávena de água a ferver -, acrescente um pingo de vinagre de sidra e mergulhe as unhas na infusão morna durante 10 minutos.

As suas unhas são um claro reflexo do seu estado de saúde

As unhas saudáveis devem ser rosadas, sem manchas nem relevos. Se as suas não são assim, descubra qual pode ser o motivo.

Unhas com manchas brancas: apesar de se pensar que isto é um sinal de falta de cálcio, as manchas brancas nas unhas são na verdade um sintoma da falta de zinco. Alguns dos alimentos mais ricos neste mineral são as carnes vermelhas, as leguminosas, o queijo curado, os frutos secos e as sementes.

Unhas amareladas: se não é fumadora e mesmo assim tem as unhas amareladas, tal poderia ser sintoma de problemas no fígado ou de artrite reumatóide. No primeiro caso convém consumir verduras amargas, grandes protetoras do fígado: alcachofras, escarola, endívias, etc. No segundo caso deve ingerir mais peixe azul, frutos secos e ananás, de ação anti-inflamatória.

Unhas engrossadas: as unhas deformadas, engrossadas e com relevos costumam ser consequência de uma infeção por fungos. Neste caso seria útil aplicar diretamente sobre a zona afetada umas gotas de óleo de árvore do chá.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Truques para emagrecer as bochechas

Um leitor do blog colocou o seguinte comentário: "Eu queria saber algum remédio para desinchar as bochechas pois...tenho esse problema... Quando era mais novo meu rosto era bem mais magro, agora que tenho 19 anos ele engordou um pouco e isso me incomoda...".

Como podemos eliminar essa gordura que se acumula nas nossas bochechas? Às vezes até que conseguimos emagrecer um pouco mas, apesar disso, o nosso rosto continua redondo e com volume. Ora, esta cara de lua cheia compromete a nossa beleza e por isso queremos corrigir o problema. Que truques poderemos então aplicar para emagrecer as bochechas? Veja a seguir algumas sugestões.

A alimentação


Já sabe. Se quer exibir um rosto mais fino também tem que perder peso no corpo todo. Uma coisa implica a outra.

Para conseguirmos uma cara mais fina vamos ter que prestar atenção àquilo que comemos e bebemos.

Faça uma alimentação rica em proteínas de boa qualidade e mais baixa em hidratos de carbono.

Consuma cereais integrais.

Privilegie as verduras e as frutas frescas.

Fuja do sal. O sal em excesso causa retenção de líquidos e a retenção de líquidos é uma das causas das bochechas volumosas. A retenção de líquidos faz-nos inchar como um balão, bochechas incluídas. Por isso fuja dos salgadinhos, charcutaria, comida processada....

Seja moderado no que toca ao consumo de açúcar e doces.

Modere o consumo de álcool. Beber também se repercute na cara. Apesar do álcool não ter gordura, o fígado, depois de o processar, transforma-o em gordura que acaba por se converter em obesidade. Por isso já sabe: moderação.

Comece o dia com um copo de água morna com um pingo de sumo de limão. Purifica, hidrata e ajuda a manter o peso em ordem.

A água

A hidratação é fundamental. A água facilita o funcionamento dos órgãos e evita a retenção de líquidos. Por isso beba água, pelo menos oito copos por dia.

As infusões adequadas

Há duas infusões que lhe poderão ser especialmente úteis para acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Infusão de gengibre


Ingredientes

1 colher (de chá) de gengibre fresco ralado
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Leve os ingredientes ao lume, deixe ferver, retire, deixe repousar uns minutos e coe.

Utilização

Ideal de manhã ou à tarde.

Chá verde

Ingredientes

1 saqueta de chá verde
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Leve a água ao lume e retire antes de ferver (quando começarem a aparecer as primeiras bolhas). Deite a água fervente sobre a saqueta de chá na chávena e deixe repousar 3 minutos. Retire a saqueta da água e o seu chá verde está pronto.

Utilização

Ideal para beber entre as refeições. Assim o chá diminuirá o apetite e evitará que coma em excesso. 

Nota: se tem dificuldades para dormir não consuma chá verde depois das 17 horas.

O exercício

Só queimará gordura se a uma boa alimentação somar exercício frequente. Uma rotina de 30 minutos de caminhada diária contribuirá para a perda de peso tanto no corpo como na cara. 

A ginástica facial

Para perder as bochechas as caretas são bem vindas.


A cara de peixe: calma, não se atrapalhe! Não é para fazer em público. Faça este exercício quando estiver só e à frente do espelho. É um exercício simples que, praticado com regularidade, contribui para tonificar o rosto e tirar gordura das bochechas. A cara de peixe consiste em sugar as faces, fazendo precisamente uma cara de peixe. Os lábios devem ficar bem franzidos e parecidos a um bico. Deve manter a posição durante 10 segundos, relaxar e repetir 5 vezes mais.


O exercício "X-O": também é um exercício simples. Consiste em pronunciar, exagerando, as letras "X-O" 15 vexes. Faça uma pausa e repita o exercício 3 vezes mais. Este exercício ajuda a mover a mandíbula em dois sentidos diferentes, fortalecendo-a e queimando gordura nas faces.

A massagem

Massaje o rosto com o seu creme hidratante (sim, os homens também usam um creme hidratante, porque não?!) todas as noites, fazendo movimentos ascendentes. Agora é o momento de lhe dar um bom conselho: vá a um salão de beleza e coloque-se nas mãos de um(a) profissional. Fale do seu problema e peça uma massagem de rosto. Não se arrependerá. Além de relaxante e gostosa, uma boa massagem facial poderá contribuir e muito para tonificar e afinar o seu rosto. Por isso, faça-o. Vai ver como o seu rosto se transforma a pouco e pouco! 

O corte de cabelo


Um corte de cabelo adequado poderá mudar completamente a sua aparência e contribuir para afinar o seu rosto. Para um rosto arredondado e cheio o corte ideal será um corte mais longo que permita dissimular um pouco essa redondez, como um corte médio em camadas. Ou então um corte que concentre maior volume na parte mais alta da cabeça e que atraia para aí todos os olhares. Este tipo de penteados favorecê-lo-ão e darão a impressão de um rosto mais fino e estilizado. Peça conselho ao seu cabeleireiro.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Remédio caseiro para as pedras nos rins

Um cálculo renal ou uma pedra no rim é um deposito de cristais de minerais que se acumulam no rim ou no trato urinário; é uma afeção muito dolorosa que provoca dor abdominal, nos lados do corpo ou nos rins, náuseas, vontade frequente de urinar, ardor, dor nos genitais e presença de sangue na urina. Para ajudar a dissolver e combater as pequenas pedras nos rins o chá de urtiga pode ser muito útil. Esta planta reduz o ácido úrico ao mesmo tempo que aumenta a eliminação, através da urina, das pequenas areias acumuladas nos rins, evitando assim que estes sedimentos acabem formando pedras maiores.

Chá de urtiga


Ingredientes

1 colher (de chá) de urtigas secas

1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a planta na água durante 5 minutos. Retire do lume e coe.

Utilização

Beba 1 chávena de manhã e outra à noite, durante 4 semanas.

Dica: beba água. Quanta mais melhor. A hidratação é a principal maneira de evitar a formação de cálculos renais. Quanta mais água beber, menor será a concentração de sais na sua urina e, portanto, menor será a probabilidade de se virem a formar pedras no seus rins.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...