sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Tomate, um aliado contra o cancro da próstata

A próstata é um pequeno órgão masculino situado debaixo da bexiga. É importante protegê-la para prevenir o cancro da próstata, as infeções de urina e a formação de cálculos.

Tomate, o melhor alimento para proteger a próstata

Segundo diversas investigações, consumir um tomate por dia pode reduzir cerca de 30% o risco de sofrer cancro da próstata. Mas, atenção! Neste caso, a melhor forma de consumir o tomate é cozinhado pois é assim que ele libera a maior quantidade de licopeno, a substância anticancerígena que atua como um escudo protetor da próstata. É o licopeno do tomate que se fixa nos tecidos da próstata e evita a presença de células malignas. Já sabe!

Sugestão: molho de tomate frito


Ingredientes

4 tomates maduros

1 cebola

Azeite q.b.

Sal

Açúcar

Pimenta preta acabada de moer

Preparação

Pele a cebola e o tomate, pique-os e deite-os numa frigideira com um pouco de azeite quente. Acrescente uma pitada de sal e pimenta preta a gosto. Deixe cozinhar até que o tomate comece a desfazer-se. Prove e se achar que está muito ácido acrescente uma pitada de açúcar para equilibrar. Passe tudo com a varinha mágica e o seu molho de tomate frito está pronto.

Utilização

Ideal para a sua massa do almoço. Ou para o que quiser.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dieta da banana para perder quilos em poucos dias

Se gosta desta fruta e está a tentar perder peso, isto é para si.

A dieta da banana fez furor na Ásia, especialmente no Japão, pois acredita-se que é ótima para perder alguns quilos em poucos dias. Veja do que se trata.


Pequeno-almoço

- 1 banana

- 1 copo de água (à temperatura ambiente)

Meio da manhã

- 1 banana

- 1 copo de água (à temperatura ambiente)

Almoço

- 1 chávena de arroz ao vapor

- 1 filete de peixe ao vapor

- 1 chávena de verduras ao vapor

- 1 copo de água (à temperatura ambiente)

Meio da tarde

- 1 banana

- 1 copo de água (à temperatura ambiente)

Jantar

- 1 chávena de arroz ao vapor

- 1 chávena de infusão de camomila 

Nota: por ser muito restritiva, esta dieta deve ser feita apenas durante 3 dias. Pessoas que sofram de prisão de ventre não devem seguir esta dieta. Durante a dieta, pode beber a água que quiser.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Remédio caseiro para a prisão de ventre persistente

Uma pessoa com um intestino saudável deve evacuar pelo menos uma vez por dia, mas a vida tão stressante que às vezes temos e a nossa dieta pobre em fibras podem interferir diretamente na nossa saúde e causar transtornos como a obstipação (prisão de ventre), que se apresenta quando o funcionamento do intestino se torna lento.

Se o seu intestino funciona menos do que quatro vezes por semana, procure reeducá-lo com esta infusão de dente de leão e ameixas passas.


Ingredientes

1 colher (de chá) de dente de leão

4 ameixas secas (sem caroço)

1 chávena (de chá) de água

1 colher (de sopa) de mel

Preparação

Coloque as ameixas, o dente de leão e a água num tacho. Ferva a mistura durante 20 segundos, retire do lume e deixe repousar, tapado, durante 10 minutos. Coe e acrescente o mel.

Utilização

Beba 1 ou 2 chávenas desta infusão por dia. 

Dica: não desperdice as ameixas fervidas. Pode comê-las assim mesmo ou acrescentá-las ao seu iogurte. O seu efeito laxante é bem conhecido.


Outras virtudes do dente de leão: previne os cálculos e estimula a eliminação de toxinas através do fígado e dos rins.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Chá contra as varizes e as veias varicosas

O meliloto (melilotus officinalis) pertence à família das leguminosas e é também conhecido pelos nomes de trevo amarelo ou flor do mel. É muito comum na Europa à beira dos caminhos ou das pastagens, pois foi antigamente muito usado como forragem para os animais.

As suas folhas e flores são também medicinais e foram principalmente usadas em tratamentos externos, incluindo banhos contra o reumatismo, entorses e inflamações oculares.

Mas hoje o meliloto é sobretudo reconhecido pelas suas propriedades para tratar problemas relacionados com a má circulação sanguínea, como as veias varicosas ou varizes e as hemorróidas.

O que torna esta planta eficaz é a sua riqueza em cumarina e flavonóides, sendo que a cumarina atua sobre as veias fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos e os flavonóides têm efeitos antiinflamatórios.

Compressas de meliloto contra as varizes


Estas compressas de meliloto aliviam as pernas pesadas, os tornozelos inchados, as cãibras noturnas e reduzem a fragilidade dos capilares.

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de folhas e flores secas de meliloto
1/2 litro de água
Compressas de gaze

Preparação

Ferva a planta na água durante 2 minutos. Retire do lume, deixe repousar tapado até arrefecer e coe.

Utilização

Empape compressas de gaze na mistura fria e coloque-as sobre as zonas afetadas. Deixe atuar até que o calor corporal tenha absorvido a frescura das compressas. Repita sempre que seja necessário.

Contra-indicações: as mulheres grávidas ou a amamentar, crianças e pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem evitar o meliloto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

3 remédios caseiros para eliminar as verrugas das mãos

As verrugas na pele costumam ser causadas pelo vírus do papiloma humano. São geralmente inofensivas, mas de aspeto desagradável. Costumam aparecer sobretudo nas mãos, raramente são dolorosas mas são muito contagiosas pois basta um contacto de pele com pele para provocar uma transferência do vírus. 

Algumas receitas da avó para eliminar as verrugas das mãos costumam dar bons resultados.

Sumo de cebola


A cebola é muito eficaz para tratar as verrugas das mãos e o vírus que as provoca.

Ingredientes

1 cebola
Sal

Preparação

Corte a cebola em pedaços, coloque-a num recipiente e polvilhe generosamente com sal. Deixe repousar durante toda a noite, para que se solte líquido.

Utilização

Molhe um cotonete no líquido obtido e aplique diretamente sobre a verruga. Faça isto todas as noites durante 12 dias seguidos. Ao fim deste tempo notará os resultados.

Óleo de rícino


 O óleo de rícino pode ajudar a eliminar as verrugas nas mãos se aplicado diariamente durante cerca de um mês.

Ingredientes

Óleo de rícino

Fermento em pó

Preparação

Misture um pouco de óleo de rícino com fermento em pó até obter uma pasta peganhenta.

Utilização

Aplique um pouco da pasta obtida na zona afetada, cubra com uma gaze e deixe atuar durante toda a noite. De manhã retire a gaze e enxagúe. Repita diariamente.

Vitamina C


Graças ao seu ph ácido, a vitamina C pode ser muito eficaz para combater as verrugas nas mãos.

Ingredientes

1 comprimido de vitamina C
Água

Preparação

Reduza o comprimido a pó e misture com umas gotas de água para obter uma papinha.

Utilização

Aplique sobre a verruga, deixe atuar durante 20 minutos e enxagúe. Repita diariamente durante umas semanas para obter resultados.

Lembre-se: nunca tente extrair uma verruga em casa cortando, queimando, arrancando ou com algum outro método parecido. Se alguma verruga a incomoda muito consulte o seu médico para que ele a elimine com o procedimento adequado.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cromoterapia: a cura com cores

A cromoterapia é uma terapia alternativa que se baseia no uso das cores para tratar problemas de saúde físicos e emocionais. É portanto uma alternativa curativa para os que procuram algo diferente e carregado de cor.

Para esta terapia cada cor tem um poder curativo específico e pode ser usada na roupa, na decoração de algum espaço, nos alimentos, etc. Como preferir.

As cores e o seu poder:



Vermelho: esta cor é excelente para melhorar a circulação sanguínea, transmite energia e iniciativa e serve para combater doenças respiratórias.

Azul: a cor azul elimina o stress, os problemas de sono, relaxa os músculos, desperta a intuição e é benéfica para o coração.

Amarelo: o amarelo ajuda no bom funcionamento do cérebro, é antidepressivo e agiliza o sistema digestivo.

Verde: esta cor equilibra o sistema nervoso e circulatório, diminui a ansiedade e estimula o crescimento e a regeneração das células.

Laranja: a cor laranja serve para tratar transtornos da vesícula e é perfeita contra a depressão e a tristeza.

Violeta: esta cor reduz o sentimento de angústia, combate os transtornos alimentares, ajuda na desintoxicação do sangue e nos problemas reumáticos devidos à humidade.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Remédios caseiros para as dores nos pés

Os nossos pés suportam o peso de todo o nosso corpo. Por isso é normal que depois de ter feito uma longa caminhada, ter estado muito tempo de pé ou ter praticado exercício físico, sintamos os pés quentes, cansados e doloridos.  Também o calçado inadequado, o excesso de peso e a má circulação podem causar incómodos e dores nos pés. Estes são alguns dos remédios caseiros mais usados para cuidar dos pés cansados e com dores.

Banho de pés

Este é o remédio mais usado para aliviar rapidamente os pés quentes, cansados e doloridos.

Acrescente 1 colher de bicarbonato de sódio a uma bacia com água quente. Introduza os pés e deixe-os ficar na água durante 15 minutos. Depois, enxagúe os pés com água fresca e seque-os bem. Aplique umas gotas de óleo de amêndoas doces e massaje delicadamente. Calce umas meias de algodão e descanse com os pés para o alto durante o tempo que lhe for possível. Vai ver o resultado!


Creme de calêndula

A calêndula é desinflamatória e suavizante. Reduza um punhado de pétalas secas de calêndula a pó (num almofariz). Misture o pó obtido num pouco de creme neutro, para fazer uma pomada. Aplique a pomada obtida nos pés, insistindo nas partes mais secas e duras, todos os dias. A pomada de calêndula alivia as dores e ainda hidrata e embeleza a delicada pele dos seus pés.

Cataplasma de espinafres para as roçaduras do calçado

Este remédio é ideal para aliviar as roçaduras causadas pelo continuo roçar dos sapatos. Lave algumas folhas de espinafres e amasse-os com um rolo sobre uma compressa de gaze. Aplique a cataplasma na parte afetada e deixe atuar durante 20 minutos. Retire e enxagúe com água morna. Repita vários dias, até obter o resultado desejado.

Praticar estes exercícios simples ajuda a aliviar as dores e o cansaço.

- Procure apanhar algum pequeno objeto do chão com os dedos dos pés.

- Tente abrir os dedos dos pés em leque.

- Entrelace os dedos das mãos com cada um dos dedos dos pés.

- Apoie a planta do pé numa bola de ténis e massaje desenhando círculos no chão.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Chá verde com gengibre para baixar o colesterol

O colesterol é uma substância que o nosso organismo consegue produzir e que circula no sangue. É necessário a várias funções vitais, como a produção de vitaminas, hormonas e faz parte das paredes das células. Mas quando está em excesso no sangue torna-se perigoso e pode aumentar o risco de vir a desenvolver doenças cardiovasculares.

O chá verde é um bom alimento na luta contra o colesterol. As catequinas, uns compostos antioxidantes presentes em doses consideráveis nesta variedade de chá - por não ser submetido a um processo de fermentação, o chá verde dobra o conteúdo em catequinas do chá vermelho ou preto - são as principais responsáveis do interessante poder cardioprotetor desta infusão milenária.


Ingredientes

1 saquinho de chá verde pronto para infusão
1/2 colher (de chá) de gengibre ralado
1 colher (de chá) de sumo de limão

Preparação

Acrescente o saquinho de chá verde e o gengibre ralado ao conteúdo de uma chávena (de chá) de água a ferver. Deixe a mistura repousar, tapada, durante uns minutos e coe. Acrescente o sumo de limão.

Utilização

Beba este chá a meio da manhã ou a meio da tarde.

Outros conselhos para baixar o colesterol

Diga não às gorduras saturadas

Os enchidos, os hambúrgueres, as gorduras de origem animal, o leite gordo e os queijos gordos costumam conter gorduras saturadas que contribuem para aumentar o colesterol. O mais conveniente é praticar uma dieta baixa em gorduras, especialmente gorduras de origem animal.

Mais salmão e nozes

As gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas são conhecidas como gorduras saudáveis: estas sim devem ser incluídas na sua dieta. As gorduras poliinsaturadas e os ácidos gordos, como os ómega 3, encontram-se nos peixes azuis como o salmão e a sardinha. Por seu lado, os ómega 6 encontram-se nos óleos de sementes e nos frutos secos, como por exemplo as nozes.

Consuma fibra

A aveia tem fibras solúveis que arrastam o colesterol e reduzem os seus níveis no organismo. Acrescente-a à sua alimentação diária.

Uma outra forma fácil e acessível de fornecer fibra imediata ao seu organismo é aumentar o consumo de frutas e verduras. Pela boa saúde do seu coração.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

10 problemas de beleza que podem ser resolvidos com óleo de coco

O óleo de coco é provavelmente o ingrediente de beleza natural mais versátil que existe. Quero dizer, é posssível usá-lo para quase tudo, do tratamento para a caspa a esfoliante para o corpo. Aqui ficam 10 novas e inesperadas sugestões para usar o óleo de coco na sua rotina diária de beleza. Veja.


Caspa/Couro cabeludo seco. Eu já experimentei e realmente funciona. Para combater a caspa ou o couro cabeludo seco só tem que aplicar uma quantidade generosa de óleo de coco no couro cabeludo, massajar, deixar atuar durante 15 ou 20 minutos e, em seguida, lavar a cabeça como de costume. Experimente também e verá.

Creme de depilar. Se costuma depilar as suas pernas com a gilete, experimente aplicar óleo de coco na pele antes de raspar. As suas pernas ficarão depiladas e tão suaves como a seda.

Removedor de maquilhagem. Misture óleo de coco com óleo de amêndoas doces e use um disco de algodão e um pouco da mistura para remover a maquilhagem. Surpreender-se-à com os resultados.

Amaciador de cutículas. O inverno e os detergentes deixam as cutículas ásperas e levantadas. Aplique um pouco de óleo de coco em cima das cutículas, massaje delicadamente, deixe atuar durante 5 minutos e limpe o excesso com um lenço de papel. Faça este tratamento antes de dormir e acorde com as cutículas suaves e nutridas.

Lip Gloss. O seu lip gloss está no fim? Acrescente-lhe uma pitada de óleo de coco, introduza dentro uma espatulazinha e mexa para misturar. Poderá usá-lo ainda algumas vezes para dar cor e brilho aos seus lábios.

Creme para os olhos. Misture óleo de coco e vaselina e aplique como máscara ao redor dos olhos. Estes ingredientes deixam a pele em volta dos olhos lisinha e brilhante e reduzem o inchaço e as rugas.

Aliviar picadas de insetos. Tem uma erupção na pele ou foi picada por uma melga? Aplique um pouquinho de óleo de coco na área afetada. O óleo de coco ajuda a acalmar a irritação e acaba com a comichão.

Sardas. Misture um pouco de óleo de coco com vinagre de sidra e aplique sobre as sardas. Deixe atuar e depois enxagúe com água morna. Pouco a pouco notará como as sardas se vão aclarando.

Esfoliante corporal. Misture óleo de coco e açúcar e esfregue a mistura no seu corpo húmido. Enxagúe-se no banho e verá como a sua pele fica mais lisa e uniforme.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Um ponche para enfrentar o frio e a gripe

Os dias têm estado frios e, pelo menos eu, tenho espirrado cada vez mais, o que me faz pensar que vem aí a odiosa gripe. Para aquecer e começar a prevenir males maiores, nada melhor que um delicioso ponche quentinho. O ponche quente é uma bebida reconfortante que aumenta instantaneamente a temperatura corporal e faz com que todo o organismo reaja.

Cada família tem a sua própria receita de ponche quente para o inverno. E todas as receitas são deliciosas e eficazes. Ainda assim, partilho convosco a receita que costumamos preparar em minha casa. Esta é uma autentica receita arraiana, elaborada à base de leite, ovo e brandy, ideal para os dias frios. Espero que desfrutem.


Ingredientes

Uma chávena e meia de leite
1 pau de canela
2 colheres de açúcar ou mel
1 ovo bem fresco
1/3 de chávena de brandy
2 gotas de baunilha
Canela em pó 
Noz moscada em pó

Preparação

Aqueça o leite com o açúcar e o pau de canela, mas sem deixar que chegue a ferver. Bata a clara e a gema do ovo por separado. Quando a clara estiver em neve, misture-a com a gema batida, o brandy e a baunilha. Retire o leite do lume e acrescente-o à mistura, em fio e batendo sempre. Deite o ponche quente em chávenas e polvilhe com uma pitada de canela e outra de noz moscada.

Utilização

Sente-se confortavelmente no seu sofá preferido, aconchegue-se com uma manta, vá aquecendo as mãos na chávena de ponche quente e regale-se enquanto se cura. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...