segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Banho de assento com calêndula para as perdas de urina

A calêndula

A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta muito reconhecida pelas suas propriedades medicinais. Ela cresce cerca de 30 a 60 cm de altura e as suas folhas e caules são carnudos e algo pegajosos. As suas flores são muito chamativas e, dependendo da variedade de calêndula, podem ser amareladas ou alaranjadas com os centros claros ou escuros. Qualquer das variedades desta planta possui as mesmas propriedades curativas. Algo muito interessante sobre a calêndula é que se às 7 da manhã ainda tem as pétalas fechadas, isso significa que vai chover esse dia. Por isto, antigamente a calêndula era conhecida como uma planta que adivinhava o tempo.

A calêndula para prevenir as perdas de urina

Lavar a zona genital com uma infusão de calêndula ajuda a lutar contra as perdas de urina, um problema de saúde que afeta um quinto da população feminina com mais de 65 anos. Além de seguir as recomendações que o médico tenha considerado oportunas, também é aconselhável eliminar o álcool e o café da dieta, bebidas que aumentam a vontade de urinar. Por certo, o melhor método para prevenir a incontinência é fortalecer a musculatura da bexiga interrompendo a micção durante uns segundos.


Ingredientes

1 colher de flores secas de calêndula
1 litro de água

Preparação

Leve a água ao lume e quando começar a ferver acrescente as flores de calêndula. Apague o lume e deixe repousar durante 3 minutos. Coe e acrescente a infusão à água do seu banho de assento.

Utilização

Certifique-se que a água do banho é agradável para evitar queimaduras ou irritar a área muito sensível. Sente-se e permaneça assim durante cerca de 15 minutos.

Aviso! Mulheres grávidas ou a amamentar não devem usar esta planta por via interna nem externa.