terça-feira, 29 de setembro de 2015

Planear uma boa gravidez: alimentação

Algumas das transformações mais importantes do feto ocorrem durante as primeiras quatro ou cinco semanas de gravidez, um período em que muitas mulheres ainda nem sabem que estão à espera de bebé. Daí a importância de planear conscienciosamente a gravidez. Se engravidar é para si um propósito a curto prazo, preste atenção.

Cuidar da alimentação nos meses anteriores à gravidez ajuda a conceber um bebé saudável.



Sardinhas. A carência de iodo no organismo da futura mamã é a principal causa de lesões cerebrais no feto, além de também estar associada à surdo-mudez e ao nanismo. A sardinha e a cavala são os alimentos mais ricos em iodo.


Pipas de abóbora. Coma diariamente um punhadinho de pipas de abóbora, boa fonte de zinco. Além de aumentar a fertilidade, este mineral é indispensável na formação de novo tecido.


Peixe azul. O peixe azul é rico em ómega 3, uma gordura saudável fundamental para o desenvolvimento do encéfalo do bebé, um processo que ocorre durante as quatro primeiras semanas de gestação. Com este fim, coma peixe azul duas vezes por semana.


Leite. Não só contém iodo e zinco, como também é uma fonte abundante de cálcio. Uma carência deste mineral antes da concepção dificilmente será superada depois, quando se formarem os dentinhos e os ossos do bebé.


Beterraba. Comece a incluir pedaços de beterraba nas suas saladas. Assim aumentará a presença de ácido fólico no seu organismo, uma vitamina que previne graves malformações do feto durante o primeiro mês de gravidez.

Dica: antes de engravidar, acuda ao seu médico de família. Ele não só a orientará devidamente sobre o que deve fazer, como provavelmente também lhe receitará um pré-concepcional à base de ácido fólico, iodo e zinco. Sabe-se hoje que a toma deste suplemento nos meses prévios e durante os primeiros meses de gravidez é importantíssima para gerar um bebé saudável.

Outras recomendações:

* Evite o álcool e o tabaco.

* Não coma mais, mas coma melhor. Mantenha-se no seu peso ideal.

* Beba água suficiente.

* Coma de tudo, especialmente mais fruta e verdura.

* Aumente o consumo de lácteos.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...