sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alimentos que curam: acelgas

Este humilde vegetal, considerado por muitas pessoas como uma verdura de segunda, é, na verdade, uma fonte excepcional de potássio, ferro e vitamina A, entre outros nutrientes. A sua riqueza em fibra e a sua pobreza em calorias são outros bons motivos para incluir as acelgas na dieta.


Problemas digestivos. Devido à sua capacidade para desinflamar e melhorar o estado da mucosa digestiva, esta verdura melhora os sintomas da gastrite. Pela sua riqueza em fibra e em magnésio e o seu notável efeito emoliente, também é útil em caso de obstipação. As folhas cozidas, aplicadas frias a modo de cataplasma, reduzem as hemorróides.

Escudo contra o cancro. A acelga contém o trio de vitaminas de maior ação antioxidante: a vitamina E, a C e a A. Cozinhadas a vapor e temperadas com azeite, este simples, e ao mesmo tempo remineralizante prato, ajuda a reduzir o risco de padecer cancro.

Ricas em ferro. Por causa da sua riqueza em vitamina C, o ferro presente nas acelgas é melhor absorvido que o de outros vegetais, sempre e quando se cozinhem a vapor ou salteadas na frigideira, em vez de fervidas. Em caso de anemia ferropénica, acompanhe-as de um bom bife.

Melhoram o odor corporal. No Médio Oriente, de onde procede esta verdura, atribuem-lhe propriedades higiénicas, uma atribuição muito certa se tivermos em conta a sua riqueza em clorofila. Este pigmento de cor verde, além de desintoxicar o organismo, purificar o sangue e diluir a intensidade dos odores corporais (hálito incluído), também fornece boas doses de energia.

O remédio caseiro: acelgas para curar os terçolhos

Lavar uma folha de acelga e depois aquecê-la em água fervente durante 5 minutos. Escoar a água e deixar arrefecer a folha de acelga. Quando estiver morna, dobrá-la de modo a criar uma trouxinha e aplicá-la diretamente sobre a área afetada, com a pálpebra fechada. Repetir a operação três vezes por dia (com uma folha nova de cada vez) até que desapareça o terçolho.

6 comentários:

  1. Olá Isabel!!
    A natureza nos oferece todas os alimentos para a cura de tudo, nessas horas que ficamos boquiabertos de como pouco sabemos desse mundo!
    Beijos mil e ótimo final de semana pra ti!!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Eu, Maria Teresa, pela sua visita e participação.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  3. Bom dia, cara Isabel

    Faço minhas as palavras de Andrea Bitencourt. Todos os dias verificamos que somos agraciados pela riqueza imensa que a Mãe-Natureza nos oferece. Eu, confesso,não sei se já comi acelga. A partir de agora, vou ter em atenção esse precioso vegetal.
    Bj
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. Se ainda nunca comeu, experimente. Vai gostar. Eu adoro sopa de acelgas.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...