quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Receitas de remédios caseiros


A parte branca da casca da laranja é anti cancerígena. O albedo, a parte branca da casca dos cítricos, é muito benéfico para a saúde, pelo que convém não o eliminar quando se descasca uma laranja, uma tangerina ou um limão. Esta parte da casca contém flavonas, umas substâncias que ajudam a prevenir certos tipos de cancro (como o cancro do cólon e da mama), melhoram a circulação sanguínea e também têm propriedades analgésicas, anti alérgicas e anti inflamatórias.

Infusão de aveia para recuperar as forças. Em infusão, a aveia ajuda a acalmar os nervos e a conciliar o sono. Se está a convalescer, este cereal é ideal para si porque a ajudará a aumentar as forças e a abrir o apetite. Para preparar a infusão, introduza flocos de aveia num bule com água a ferver, deixe repousar durante uns minutos, coe e adoce com mel. Beba uma chávena do preparado devagarinho.

Magnésio para a irritabilidade. O mau humor pode ser uma consequência da falta de magnésio. Aumente o consumo deste mineral preparando um sumo com 300 g de amoras, 1 banana e 1 colher de levedura de cerveja. Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.

Limpe a pele com vapores vegetais. Está a pensar fazer uma limpeza profunda de pele? Antes de mais, abra os poros com um banho de vapor facial. Como? É simples. Acrescente à água a ferver um punhado de alguma destas plantas: se tem a pele seca use camomila; se a sua pele é oleosa use alecrim e se é normal use lavanda. O resultado: uma pele mais sã e livre de impurezas.

Infusão de salsa para acalmar os olhos. Tem os olhos irritados? O olhar cansado? Aponte este remédio. Ferva uma chávena de água e acrescente um punhado de salsa picada. Retire do lume e deixe repousar durante uns minutos. Coe e empape umas gazes limpas no líquido obtido (morno), esprema-as ligeiramente e aplique-as sobre os olhos. Relaxe e deixe que atuem durante 10 minutos. Nota alivio? A salsa é uma planta calmante e como contém grandes doses de vitamina C, ajuda a ativar a micro-circulação na zona.

2 comentários:

  1. Bom dia, Isabel

    Este post é precioso, tanto que vou fazer um copy/paste, para o ter à mão.Permite?
    Quem havia de dizer a parte branca da laranja, aquela que eliminamos afincadamente sempre que descascamos a dita. É certo que já havia ouvido falar de que era boa para a saúde, mas não sabia o seu alcance. As outras dicas também são magníficas.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda! Que bom que achou útil. É sempre bom ouvir isso.

      Claro que permito. Esteja à vontade.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...