quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Alimentos que curam: azeitonas

A maior qualidade das azeitonas: a sua valiosa combinação de ácidos gordos, característica que as converte num alimento muito saudável.


Dieta. Não há dúvida de que se trata de um alimento calórico (100 g de azeitonas contêm entre 150 e 300 calorias). Porém, as azeitonas contam com alguns elementos a seu favor: costumam comer-se em pequenas quantidades, são saciantes e ajudam a acalmar o apetite.

Envelhecimento. Graças à sua riqueza em vitaminas A e E, a azeitona tem uma ação rejuvenescedora. Protege as células e ativa todas as glândulas produtoras de hormonas, os motores do organismo, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Amigas do fígado. Se tem um fígado delicado, deve saber que as azeitonas, como muitos alimentos amargos, estimulam o funcionamento do mesmo e melhoram o seu estado.

Rendimento físico e intelectual. Os ácidos gordos essenciais presentes na azeitona protegem as células encarregadas de aumentar o rendimento físico e intelectual. Inclua-as, sobretudo, na dieta dos jovens estudantes.

Reumatismo. Comendo cerca de 10 azeitonas pretas por dia melhora consideravelmente o reumatismo. O segredo é o poder deste tipo de azeitonas para descongestionar as articulações. Apesar das azeitonas verdes também funcionarem, são as pretas que oferecem os melhores resultados.

Contra indicações: as azeitonas pretas contêm bastante mais gorduras - e também calorias - que as verdes. Não são pois aconselháveis em caso de excesso de peso e/ou tensão alta ( o seu conteúdo em sal também é elevado)

Remédio caseiro: azeitonas contra o enjoo

As azeitonas podem ajudar a reduzir o enjoo causado pelo movimento. Mas para que este remédio surta efeito, elas devem ser comidas rapidamente após os primeiros sintomas, devido a que contêm tanino, substância que ajuda a eliminar a saliva que causa as náuseas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...