quarta-feira, 1 de julho de 2015

Preparar a pele para o sol

O sol é fonte de vida e energia, mas possui uma longa lista de efeitos negativos. Tome nota desta bebida à base de chá verde e sumo de fruta, porque ela é capaz de amortecer os danos causados pelo astro rei, ao mesmo tempo que aviva a cor da sua pele.

Chá verde com laranja e limão

O chá verde é um dos poucos fotoprotetores que pode ser tomado aos goles. Os polifenóis antioxidantes presentes nesta bebida têm um efeito preventivo contra o cancro da pele. Para aumentar o nível de proteção e potenciar o bronzeado, beba-o frio, com gelo picado e combinado com sumo de laranja e casca de limão.

Ingredientes

1 saqueta de chá verde
1 chávena (de chá) de água
Stevia
1/2 chávena de sumo de laranja
1 casca de limão

Preparação

Leve a água ao lume e retire antes de ferver. Coloque a saqueta de chá numa chávena e acrescente a água quente. Deixe infundir durante 3 minutos e retire a saqueta da água. Adoce a gosto com stevia. Deixe arrefecer e acrescente o sumo de laranja e gelo picado. Decore com uma casca de limão.

Utilização

Beba em seguida. É uma bebida deliciosa.

Dica: os seus olhos também precisam de proteção

O excesso de radiações solares pode danificar os olhos e provocar, com o tempo, uma importante perda de visão.


Tome precauções. Além de usar óculos de sol de boa qualidade, reforce o consumo de alimentos ricos em luteína e zeaxantina. O abacate, a pêra, o kiwi, o milho, os espinafres, os brócolos e o ovo são algumas das melhores fontes.

Pele mais morena e protegida com frutas e vegetais

Reforçar o consumo de betacarotenos, um pigmento exclusivo do reino vegetal, é muito adequado durante os meses de verão. Bronzear a pele desde o interior e aumentar as suas defesas face ao sol são duas das suas maiores virtudes.

Como atua? Este antioxidante, além de ativar o bronzeado, protege a pele dos danos das radiações solares. Apesar de não dispensar o uso do protetor solar, os betacarotenos ajudam a manter a pele hidratada e a prevenir o cancro da pele.


As melhores fontes. O alimento mais rico nesta substância é a cenoura. Também é abundante na abóbora, na batata doce, na manga, no melão cantaloupe, no pêssego, no alperce e no pimento vermelho. As verduras de folha verde - espinafres, acelgas, agrião, etc. - também proporcionam grandes doses deste pigmento, que está escondido sob o verde da clorofila.

Benefícios. Aumentar o consumo de betacarotenos reduz o risco de sofrer queimaduras solares. Para conseguir o efeito desejado, deve consumir os alimentos sugeridos desde algumas semanas antes de se começar a expor ao sol.

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