sexta-feira, 17 de julho de 2015

Alimentos que curam: tofu

O tofu é o mais versátil dos derivados da soja já que se digere facilmente, se pode preparar de mil e uma maneiras e absorve muito bem o aroma dos alimentos com os quais se cozinha.

Dieta vegetariana. Apesar de conter menos proteínas que a carne, são de uma qualidade semelhante. Por isso, o tofu é o substituto ideal de um bom bife na dieta dos vegetarianos. Tanto se come carne como se não, aproveitará melhor as proteínas do tofu cozinhando-o com cereais (arroz, trigo, miso, etc.) na proporção de uma parte de tofu por quatro de cereais. 

Doenças cardiovasculares. O tofu, também chamado "queijo vegetariano" ou "queijo de soja", não só está isento de colesterol e gorduras saturadas, como também contém ácidos gordos que reduzem os depósitos de colesterol que obstruem as artérias. Experimente começar a inclui-lo na sopa, na massa e nas pizzas.

Cancro da mama. Como todos os derivados da soja, o tofu contém fitoestrogénios, umas substância muito semelhante às hormonas femininas. Por isso, o tofu ajuda a prevenir o cancro de tipo hormonal (de mama, de útero, de ovários, etc.). Além disso, atrasa e alivia os sintomas da menopausa.

Osteoporose. É 20% mais rico em cálcio que o leite: 225 gr de tofu fornecem cerca de 40% das necessidades diárias deste mineral. 

Furúnculos. Em uso externo, utiliza-se para o tratamento de furúnculos e herpes labial.

Receita: flan de tofu e banana



Ingredientes

120 gr de tofu
300 ml de leite de soja
4 ovos
2 bananas
6 colheres de adoçante (para sobremesas)
Extrato de baunilha

Preparação

No liquidificador coloque os ovos, o leite de soja, o adoçante e o tofu. Coloque também as bananas (sem a casca) cortadas em pedaços. Bata até obter um creme suave e homogéneo. Acrescente 1 colher de extrato de baunilha e verta numa forma de pudim. Leve ao forno a cozinhar em banho-maria durante cerca de 30 minutos (pode variar de forno para forno; verifique que está cozinhado antes de apagar o lume). Desligue o forno e deixe repousar durante 10 minutos. Desenforme e leve ao frigorífico.

Utilização

Coma fresco.

Mais informação: o tofu é um produto ideal na dieta vegetariana por ser rico em proteínas e ferro. Por seu lado, a banana é muito rica em nutrientes como o potássio, a vitamina B 6 e o ácido fólico.

Dados nutricionais do tofu

Calorias: 83 kcal/100 gr
Proteínas: 8 gr/100 gr
Gorduras: 4,7 gr/100 gr
Hidratos de carbono: 1,8 gr/100 gr
Índice glicémico (IG): 15

6 comentários:

  1. Olá Isabel!!
    Confesso que nunca experimentei e nem sabia que tinha tantas qualidades nutricionais!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É excelente. E muito versátil. Pode ser usado de mil e uma maneiras.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. A alimentação pode definir-nos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, excelente partilha informativa e conselheira, alimentação é importante, deve-se comer de tudo com moderação.
    Bom fim de semana.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso aí António. Alimentação é importante sim. Somos o que comemos. Literalmente.

      Abraço.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...