segunda-feira, 22 de junho de 2015

Remédio caseiro para a vermelhidão da pele do rosto

A vermelhidão no rosto é um problema causado pela dilatação dos vasos sanguíneos mais superficiais da pele da zona. Os alimentos que ativam a circulação aliviam os sintomas. Veja alguns exemplos:

Papaia. Algumas pessoas com vermelhidão no rosto produzem menos lipase, a enzima encarregada de desfazer as gorduras no estômago. Por isso é muito benéfico comer alimentos com enzimas digestivas, como o ananás e a papaia.

Alho. O alho é benéfico no tratamento de todas as doenças venosas. A vermelhidão aparece quando não se pode drenar o excesso de sangue dos capilares. Por isso os alimentos que ativam a circulação são muito importantes.

Cerejas. As cerejas protegem a pele porque possuem grandes doses de vitamina C, uma vitamina que ativa a microcirculação, e de antocianos, um pigmento vegetal que reconstrui as fibras de colágeno e alivia a inflamação. Devido à sua riqueza em ferro, também favorecem a oxigenação celular.

A ajuda natural: Infusão de calendula

Se tem tendência para a vermelhidão no rosto será boa ideia que tenha sempre calendula à mão. A calendula em infusão, aplicada externamente, desinfeta, acalma a pele irritada, reduz a inflamação e ajuda a regenerar a epiderme.


Ingredientes

1 colher (de sopa) de pétalas de calendula
100 ml de água 

Preparação

Ferva a água e retire do lume. Acrescente as pétalas de calendula e deixe repousar até que arrefeça. Coe e verta o líquido obtido num frasco pulverizador.

Utilização

Pulverize o seu rosto com a infusão morna, deixe que quase se seque sobre a pele e enxugue então com um lencinho de papel, pressionando delicadamente. Se preferir, também pode embeber umas gazes na infusão morna e aplicá-las sobre o rosto, deixando-as atuar durante um quarto de hora.

Deve evitar...

Os alimentos quentes. Procure que a comida e a bebida estejam sempre a uma temperatura morna e fuja dos alimentos demasiado condimentados.

O álcool. O álcool pode piorar os sintomas da vermelhidão porque dilata as artérias.

As mudanças bruscas de temperatura. Os ambientes muito quentes e a exposição ao frio intenso provocam e agravam os sintomas da vermelhidão. Não apanhe sol sem a devida proteção.