segunda-feira, 15 de junho de 2015

Óleo de árvore do chá (Tea Tree Oil): benefícios


A árvore do chá, Melaleuca alternifolia, ou Tea Tree, como é conhecida, é uma planta autóctone da costa oriental da Austrália, de cujas folhas se produz um dos óleos essenciais mais ativos do ponto de vista medicinal. Desde tempos remotos que os aborígenes australianos usam o óleo de árvore do chá para curar feridas, irritações cutâneas e outras lesões da pele.

O óleo de árvore do chá chegou a ter tal importância que, durante a Segunda Guerra Mundial, era um medicamento obrigatório nas equipas de Primeiros Socorros das unidades do exército e da marinha da Austrália.

Mas como é e porque é bom o óleo de árvore do chá?

O óleo de árvore do chá é um líquido incolor ou ligeiramente amarelado, com um forte aroma característico, com provadas propriedades antissépticas (atua como bactericida, antifúngico e antiviral) e de interessantes usos populares como anti-inflamatório, desodorizante, cicatrizante, etc.

Há evidências que mostram que o óleo de árvore do chá é eficaz para curar a acne inflamatória e não inflamatória. Por isso, se sofre com este problema, não hesite em se beneficiar das propriedades deste óleo maravilhoso preparando a sua própria máscara anti-acne à base de óleo de árvore do chá.

Máscara de argila verde e óleo de árvore do chá contra a acne

Ingredientes

3 gotas de óleo de árvore do chá
2 colheres (de sopa) de argila verde
Água que baste

Preparação

Misture a argila verde com a água que baste para obter um preparado que se possa espalhar facilmente. Acrescente o óleo de árvore do chá e misture bem.

Utilização

Aplique no rosto limpo, evitando os olhos e a boca e deixe atuar durante cerca de 20 minutos ou até que a máscara seque e o óleo de árvore do chá opere a sua magia. Então enxagúe com água morna.

Esta máscara, se aplicada 2 vezes por semana durante 2 meses, reduz vários dos sintomas da acne.

Aviso! O óleo de árvore do chá não deve entrar em contacto com os olhos nem ser ingerido. Destina-se apenas a ser aplicado sobre a pele. Mulheres grávidas, mulheres que amamentam, bebés e crianças não devem usar óleo de árvore do chá.

O óleo de árvore do chá em estado puro pode ser um pouco irritante. Por este motivo, se tem a pele sensível e vai aplicar o óleo, dilua-o antes num outro óleo de base, como por exemplo o óleo de amêndoas doces.

6 comentários:

  1. Maravilha!

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma maravilha. Eu conheço este óleo há anos e uso-o desde então.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Como sempre um artigo fabuloso da tua parte, dá sempre para aprender algo novo. Gostei imenso :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. As coisas que a menina descobre! Não tinha ideia desta árvore!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma árvore australiana e dá um óleo ótimo. Na minha humilde opinião, um dos óleos mais eficazes do mundo.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...