quinta-feira, 25 de junho de 2015

Máscara caseira para tratar a psoríase

A psoríase (do grego "Psora", que significa comichão) é uma afeção da pele que não é contagiosa nem perigosa, mas que é incomodativa e difícil de controlar.

Surge devido a uma rápida reprodução e proliferação das células da pele. Em casos normais, as células da pele tardam entre 21 e 40 dias em amadurecer e subir à superfície, onde eliminam e substituem as células mortas. A isto chama-se processo de renovação da pele. Mas em caso de psoríase, as células cutâneas reproduzem-se tão rapidamente que chegam à superfície constantemente e se vão acumulando com as células mortas, formando umas placas avermelhadas com escamas nacaradas, acompanhadas de secura e irritação.

As partes mais afetadas pela psoríase costumam ser o couro cabeludo, os cotovelos e os joelhos.

Apesar de se tratar de uma doença crónica de difícil solução, pode aliviar a descamação da pele com um preparado à base de mel de tomilho. Veja como fazer.

Ingredientes

Mel de tomilho
Sumo fresco de alface

Preparação

Numa taça deite um pouco de mel de tomilho. Acrescente 6 colheres de sumo fresco de alface a mexa bem. 

Utilização

Aplique a loção sobre a zona afetada e deixe atuar durante meia hora. Depois enxagúe bem com água morna e aplique o seu creme de tratamento habitual.

6 comentários:

  1. Só boas dicas como sempre !
    Obrigada pela partilha Isabel!!
    :)
    beijinho
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É impossível não adorar o teu blogue! Repleto de dicas para melhorar o bem-estar e para tornar a vida mais saudável. Gosto mesmo dos teus posts!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Miguel. Também gosto de saber que gostas de vir aqui.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  3. A psoríase é uma doença que muitos não dão sua devida importância, mas além de mexer com o lado da saúde, mexe também com a auto-estima da pessoa. Bom saber que também há uma alternativa natural!!!
    Beijos e lindo dia pra ti! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Andrea. Fez bem em frisar também o lado psicológico. Com efeito, este é um dos aspetos mais preocupantes da psoríase. A pessoa que a padece costuma sofrer de inseguranças, falta de auto-estima... Faz parte, já que a doença afeta a aparência.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...