quinta-feira, 7 de maio de 2015

Remédios caseiros para tratar bolhas nos pés e nas mãos

As bolhas assemelham-se a uma bolsa mole de pele levantada e cheia de líquido e aparecem sobretudo nos pés, quando uns sapatos demasiado apertados ou que calcem mal roçam e irritam os dedos e os calcanhares, e nas mãos, devido ao uso intensivo de ferramentas.

O melhor para prevenir as bolhas dos pés devido à fricção é usar sapatos que calcem bem e não apertem; além disso, aconselha-se usar meias para evitar a irritação e manter os pés secos. No caso das bolhas nas mãos, convém aprender a técnica correta para manejar as ferramentas e usar elementos protetores, como luvas.

Tratamento caseiro

Se as bolhas são pequenas e não apresentam gravidade, existem remédios caseiros que podem acelerar a sua cura. Em caso de dúvida, convém consultar um profissional de saúde.

Água e sal

Misture sal grosso em água morna, empape uma compressa e aplique-a sobre a bolha durante 10 minutos. Depois, misture uma clara de ovo com um pingo de azeite virgem e unte a mistura no local afetado. Deixe atuar durante 20 minutos e enxagúe com água morna. Seque bem a pele. Este remédio ajuda a aliviar a dor e acelera o esvaziamento e cicatrização da bolha.

Dica: resista à tentação de furar a bolha. Isto abriria uma porta que deixaria entrar bactérias e outros micro-organismos susceptíveis de causar uma infeção no local. Se não as rebentar, em poucos dias as bolhas secarão sozinhas.

Camomila

Prepare um chá forte com água fervente e camomila, coe  e deite o líquido obtido numa bacia. Introduza a parte afetada durante 15 minutos. As propriedades anti-sépticas da planta beneficiarão o processo de cura.

Óleo de árvore do chá

Para prevenir a infeção, misture 2 gotas de óleo de árvore do chá com 4 gotas de óleo de amêndoas doces. Aplique a mistura sobre a bolha para eliminar bactérias e acelerar a cura.

Cebola e vinagre

Pique 1 cebola e misture-a com 100 ml de vinagre de sidra. Deixe repousar um pouco e depois aplique o líquido sobre a bolha 3 vezes por dia. Este remédio previne infeções e ajuda a curar.

Óleo de rícino

Simplesmente aplique um pouco de óleo de rícino sobre a bolha e deixe atuar durante a noite. Pela manhã verá que a bolha está quase seca. Repita até obter resultados.

Dica: para evitar infeções, as bolhas nunca devem entrar em contacto com areia ou pó. Cubra-as com um penso próprio até estarem completamente curadas.

7 comentários:

  1. De vez em qdo essas bolhinhas aparecem mesmo, dicas anotadas;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, às vezes uns sapatos bonitos deixam os nossos pés a sofrer. Nesses momentos, nada como um truque da avó para obter alivio.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Eu corro imenso para treinar para meias-maratonas então sofro imenso com bolhas nos pés. Este post para mim é perfeito e vai ajudar imenso. Que belas dicas :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que posso ser útil.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  3. Sapatos novos ou apertados é sempre mau negócio para os pés. Excelentes dicas, cara Isabel. Muito obrigada.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Sapatos novos ou apertados é sempre mau negócio para os pés. Excelentes dicas, cara Isabel. Muito obrigada.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. Pois é, nós mulheres que o digamos. Pelo menos eu tenho uns pés com uma pele muito fina e sensível. Qualquer coisa os lastima. Por isso, conhecer uns truquinhos assim dá sempre jeito.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...