terça-feira, 12 de maio de 2015

Horta em casa: cultive o seu próprio microgreen

Os microgreens (micro verduras) precisam de água e calor para brotar e pelo menos de 7 dias para crescer antes de serem colhidos. São pequenos vegetais ou ervas aromáticas colhidas logo quando se formam as primeiras folhas. O seu talo só chega a medir de 2 a 5 cm, a sua cor é viva e a sua textura crocante.


Investigações recentes confirmam que os microgreens são mais concentrados em nutrientes que os respetivos vegetais ou ervas aromáticas na sua forma madura.


Está preparada para ver crescer a vida? Então vamos lá. A primeira coisa de que precisa é de sementes (em lojas especializadas). Quais são as suas preferidas? Brócolos, coentros, rúcula, couve roxa... A escolha é variada.


Também necessita de um recipiente para o cultivo. Procure em casa. Com certeza tem alguma coisa que pode reciclar para o efeito. Não se esqueça de fazer uns furos na base para evitar que a terra tenha excesso de humidade. 


Encha o recipiente com terra húmida própria para cultivo (em lojas especializadas) e polvilhe as sementes escolhidas. Em seguida tape com uma toalha de papel e deixe que a magia aconteça.


Após alguns dias, levante cuidadosamente uma esquina e verifique o avanço dos microgreens.

Procure manter a terra húmida. Regue-a com um regador com crivo para que a água caia em forma de gotinhas de chuva.


Quando vir que os seus microgreens estão assim, colha e experimente. Surpreender-se-à com as suas propriedades e agradável sabor. Sem pesticidas e totalmente orgânicos!

Fonte: pickmeyard.wordpress.com/2012/04/24little-garden-microgreens-part-ii/ 

6 comentários:

  1. Adorei a publicação! Tenho de me dedicar a isso.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Cultivar as nossas micro verduras é um passatempo engraçado e muito saudável.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post! Como mostrei noutro dia no meu outro blogue (que tu conheces ;)), sou totalmente adepta de cultivar uma pequena horta, e tenho neste momento muitos rebentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Cultivar está na moda, é uma atividade muito prazerosa e gratificante. É bom podermos comer algo plantado pelas nossas próprias mãos.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  4. Tenho uma mini horta e adoro andar lá no meio :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Magda. Eu também tenho um canteirinho aqui na minha varanda. Mas lá na minha aldeia natal tenho uma horta mesmo a sério.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...