terça-feira, 19 de maio de 2015

Alimentos que curam: figo

Os médicos do antigo Egipto incluíam os figos na dieta das pessoas de saúde delicada e na Grécia antiga eram considerados todo um manjar. Melhorar a disposição e aumentar a capacidade de concentração são duas das suas melhores qualidades.


Desanimo e baixo rendimento. Devido à sua riqueza em açúcar, o figo é um alimento reconstituinte que ajuda a combater o cansaço e a acalmar os nervos. Verdadeiro combustível do cérebro, esta fruta favorece a concentração e aumenta o rendimento. Esta virtude fez com que Platão lhe chamasse "o amigo do filósofo".

Obstipação. As pequenas sementes da polpa do figo têm uma leve ação laxante que atua diretamente no intestino. Comer dois figos por dia é uma maneira natural de regular o trânsito intestinal.

Verrugas. O leite que se desprende do talo do figo usa-se para tratar as verrugas. Para isso aplique umas gotinhas sobre a zona afetada diariamente.

Obesidade. É uma boa opção para as pessoas gulosas que querem perder peso. O figo é uma alternativa mais saudável que o chocolate, os bombons ou os bolos porque satisfaz a necessidade de açúcar sem engordar (um figo fresco de 15 g contém 10 calorias).

O remédio: cozimento de figos para a bronquite crónica



Ingredientes

6 figos secos

1 chávena (de chá) de água

Preparação

Abra os figos ao meio e coza-os na água, em lume brando, até que a mistura se torne espessa. Retire do lume, deixe arrefecer e triture com a varinha mágica para obter um preparado uniforme.

Utilização

Tome 4 colheres da mistura por dia.

4 comentários:

  1. Adooooro figos!!!!

    Obrigada pela partilha. Sempre boas dicas ;)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro figos. Ainda bem que já se aproxima a época de começarem a aparecer nas prateleiras dos hipermercados. São tão bons.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Nunca comi figo, Isabel. Deu até vontade de provar agora;)
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que experimentar. São excelentes.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...