sexta-feira, 8 de maio de 2015

Alimentos que curam: atum

Está a chegar o momento ideal de consumir atum fresco, um peixe azul muito apreciado, especialmente durante os meses de Junho a Setembro, que é o momento alto da captura deste tesouro marinho.


Artrite reumatóide. As pessoas com artrite reumatóide que ingerem peixe azul têm articulações menos débeis e também precisam de menos fármacos para aliviar a dor.

Problemas de coração. Este tesouro do mar contém dois minerais imprescindíveis para a saúde do coração: o selénio e o magnésio. Graças à sua riqueza em ácidos gordos ómega 3, o atum baixa a pressão arterial, previne as arritmias e diminui o colesterol e os triglicéridos. Para beneficiar de todas estas virtudes aconselha-se consumir peixe azul duas ou três vezes por semana.

Ossos fracos. O peixe azul é uma das poucas fontes abundantes em vitamina D. No caso dos adultos, a carência desta vitamina enfraquece os ossos, o que aumenta o risco de fraturas. Nas crianças causa um menor crescimento do esqueleto. Consumir atum em conserva também é uma opção válida, já que contém muito cálcio.

Secura da pele. A abundante riqueza em vitamina A é outro dos tesouros ocultos do atum. Esta vitamina ajuda a reidratar a pele seca e contribui para aliviar a descamação própria do eczema e da psoríase.

A receita: bifes de atum de cebolada

Ingredientes

Bifes de atum

Alho picado

Sumo de limão

Sal

Pimenta

Cebola às rodelas

Tomate maduro às rodelas

Azeite

Vinho branco

Salsa picada

Preparação

Tempere bifes de atum com sal, pimenta, alho e sumo de limão. Deixe marinar durante 1 hora. Numa frigideira deite um pouco de azeite e acrescente cebola às rodelas. Deixe refogar até a cebola ficar macia. Acrescente então tomate maduro às rodelas e deixe cozinhar até que se desfaça, mexendo de vez em quando. Junte os bifes de atum (e o molho que se soltou durante a marinada) e deixe cozinhar 3 minutos de cada lado. Adicione então um pingo de vinho branco e deixe cozinhar mais 2 minutos. Polvilhe com uma pitada de salsa picada.  

Utilização

Sirva com batata cozida e bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...