terça-feira, 7 de abril de 2015

Como tomar whey protein

O que é a proteína do soro ou whey protein?

A proteína do soro ou whey protein é um produto natural de alta qualidade nutritiva de fácil absorção pelo corpo e baixa em gorduras e carboidratos, e que se obtém das proteínas do leite de vaca durante o processo de converter o leite em queijo.

O leite tem dois tipos de proteínas:

a caseína, que constitui cerca de 80%, e a proteína de whey, que constitui os outros cerca de 20%. A proteína do soro é mais solúvel que a caseína e também tem uma qualidade superior, já que é a proteína mais nutritiva disponível.

Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, a proteína whey não é sintética: ela encontra-se naturalmente presente no soro residual que se obtém no processo de elaboração do queijo e que é tratado mediante uma serie de filtrações especiais para separar a proteína do soro da lactose e outros componentes como a gordura do leite.

A proteína do soro é de alta qualidade, completa e com todos os aminoácidos essenciais, além de ser a fonte mais rica conhecida de BCAAs (Branched chain amino acids), aminoácidos de cadeia ramificada de origem natural (leucina, isoleucina e valina), aminoácidos esses que são importantes para as pessoas ativas, as pessoas que fazem exercício e os atletas profissionais.

O nosso corpo, por si só, não é capaz de construir os aminoácidos essenciais e a única maneira de os conseguir é ingerindo alimentos ricos em proteínas de alta qualidade. As fontes de proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais chamam-se proteínas completas, e a proteína de whey é uma das melhores.


Benefícios da proteína de whey

A proteína do soro de leite contém a combinação perfeita de aminoácidos e nas concentrações adequadas para um rendimento ótimo do corpo.

Alguns dos benefícios de consumir proteína whey são a construção da massa muscular, a perda de peso ou a melhoria do sistema imunitário.

Desenvolvimento muscular

A proteína do soro é muito utilizada pelos culturistas devido ao superior perfil dos seus aminoácidos para um rendimento físico máximo e para ajudarem os músculos a recuperarem-se e a crescerem mais rapidamente.

O músculo rompe-se quando se faz exercício e o consumo de soro do leite logo após o treino é uma excelente maneira de ajudar a acelerar a reconstrução e a recuperação muscular.

Como tomar whey protein?

Para iniciantes ou pessoas com um treino leve, o ideal é consumir 1 dose de whey uma vez ao dia, até 20 minutos após o final do treino.

As pessoas que treinam há já algum tempo e que têm um treino mais pesado, podem consumir de 2 até 3 doses de whey por dia: uma ao acordar, outra antes do treino e outra após o treino.

A whey pode ser consumida com qualquer bebida da sua preferência: água mineral, água de coco, sumo de frutas, leite magro, etc. 

Após cerca de um mês usando whey protein já vai começar a notar os resultados.

Importante: certifique-se que toma whey protein da maneira correta. Em caso de dúvida, cada marca de whey protein tem a sua dosagem e forma correta de tomar prescritas na embalagem.

Efeitos secundários da whey protein

Consumir whey protein durante muito tempo pode dar lugar a alguns efeitos secundários: sobrecarga dos rins, que pode levar à formação de cálculos renais; ou dano do fígado, que poderia conduzir à cetose.

Como em tudo, recomenda-se bom senso. O importante é não exagerar. Como os efeitos secundários só surgem devido ao abuso, certifique-se que toma whey de boa qualidade e que a toma da maneira adequada ao seu caso concreto. Fale com o seu treinador.

Aviso! Se é alérgico(a) às proteínas lácteas, consulte um médico antes de consumir qualquer tipo de proteína do soro.

Fonte: wheyprotein.es

E você, consome whey protein? Então partilhe a sua experiência connosco. Grata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...