quinta-feira, 9 de abril de 2015

Amamentação: como aumentar a produção de leite materno

Os pediatras são unânimes: até aos seis meses, o leite materno é o alimento mais completo que há para os recém nascidos porque possui substâncias - hormonas, anticorpos, enzimas, etc. - que não podem ser obtidas de forma artificial. Tomou a decisão de dar o peito ao seu bebé? Nesse caso, tenha em conta estes conselhos das avós que aumentam tanto a secreção como a qualidade do leite.

Mais quantidade de leite com água de cevada

Para produzir a quantidade de leite adequada - 85 - 90% do leite materno é água - , a mãe precisa de beber pelo menos cerca de 2 litros de líquido por dia. Nesse sentido, esta água de cevada pode ser uma ajuda porque não só sacia a sede, como também contribui para estimular a produção de leite.


Ingredientes

1/2 chávena de cevada
1 litro de água
1 colher de açúcar moreno
Casca de limão
Pau de canela

Preparação

Ferva a cevada na água até que os grãos estejam tenros. Acrescente então um pedacinho de casca de limão e um pedacinho de pau de canela e deixe ferver durante 5 minutos mais. Retire do lume, coe (rejeite os ingredientes sólidos, que já passaram as suas propriedades para a água) e adoce. Guarde numa jarra de vidro no frigorífico.

Utilização

Beba um copo desta água quando sentir sede ou quando lhe apetecer. 

Outros conselhos naturais:

Coalhada com mel. Apenas uma coalhada fornece cerca de 235 mg de cálcio, a quarta parte da quantidade que uma mãe que amamenta precisa diariamente. Este alimento destrona o iogurte no que diz respeito ao fornecimento de cálcio - contém cerca de 30% mais - e também de proteínas, outro nutriente que as mães também devem ingerir em maior quantidade. Para incrementar ainda mais o conteúdo em cálcio da coalhada, não hesite em acrescentar-lhe uma colherzinha de mel e uns quantos pistachos. Portanto, já sabe: à hora do lanche, opte de vez em quando por uma rica coalhada.

Uma laranja por dia. Durante a amamentação são necessárias uma série de vitaminas - A, D, E, C, B1, B2 e ácido fólico -, razão pela qual as mulheres que amamentam devem consumir frutas e vegetais frescos diariamente. As laranjas e os morangos são duas das frutas mais aconselháveis já que fornecem uma grande parte destas vitaminas.

2 comentários:

  1. É tão bom aprender algo novo, sempre que passo por aqui a maior parte das vezes é para descobrir uma coisa nova. Esta dica vai ajudar imenso quando chegar à fase de ser pai :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

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    Respostas
    1. Bem Miguel, já começas a aprender umas coisas. O conhecimento não ocupa espaço e pode sempre vir a dar-nos jeito em algum momento da vida.

      Bjs

      Isabel Gomes

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