sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alimentos que curam: manga

Esta doce e refrescante fruta, que podemos comer durante todo o ano, delicia-nos o paladar com o seu sabor e odor e traz muitos benefícios para o nosso organismo.

Uma barreira contra o cancro. O seu elevado conteúdo em vitaminas A e C e em flavonóides - pigmentos vegetais - faz com que a manga seja um potente antioxidante, capaz de neutralizar os radicais livres e reforçar o sistema imunitário.

Previne os problemas oculares. A vitamina C ou ácido ascórbico também ajuda a prevenir a aparição de doenças dos olhos, como as cataratas ou a degeneração macular associada à idade.

Contra a obstipação. Por ser muito rica em fibra, a manga previne e melhora a obstipação, aumentando e facilitando o trânsito intestinal. Por este motivo, também é uma boa aliada para combater o excesso de peso e os níveis de colesterol no sangue.

Um relaxante muito eficaz. Esta deliciosa fruta contém triptófano - conhecido como a hormona da felicidade, é um aminoácido com propriedades relaxantes que nos ajuda a sentir-mo-nos melhor - e vitamina B - fortalece o sistema nervoso central e tem um efeito sedante sobre o organismo -, pelo que constitui um bom remédio para relaxar e conciliar o sono.

Ideal para os desportistas. Baixa em gorduras e com um conteúdo moderado de calorias, esta exótica fruta é muito saciante. Rica em hidratos de carbono, a manga fornece a energia que necessitamos quando praticamos exercício.

Remédio: batido de manga para a congestão nasal

Ingredientes



Polpa de 1 manga
1 copo de água
1 colher (de sopa) de sumo de limão
4 gotas de baunilha

Preparação

Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.

Utilização

Divida o preparado e beba duas vezes por dia.

6 comentários:

  1. Boa tarde, muitas vezes bebo sumo de manga natural, desconhecia os seus benefícios, obrigado pela informação.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então agora que já conhece mais acerca da deliciosa manga, continue a consumi-la. Pela sua saúde.

      Abraço.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Olá, Isabel

    Vim à procura da manga minha amiga de longa data. :) Lembro-me que eu, meus irmãos e primos tínhamos, todos os anos nas férias, noutras paragens, um festival de mangas maduríssimas, gostosíssimas, riquíssimas em sumo, a convidar-nos a comê-las. Era só deixá-las cair de maduras das mangueiras, árvores de grande porte e muito frondosas.

    Adorei ler os benefícios que trazem à nossa saúde. Infelizmente, agora amadurecem nos supermercados o que já não é a mesma coisa. Mas, de vez em quando lá encontro uma que me faz lembrar o sabor de outros tempos.

    Muito obrigada também pela receita.

    Bj Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário Olinda. É, as mangas são deliciosas. Pena mesmo amadurecerem no supermercado; mas aqui em Portugal tem que ser mesmo assim.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...