segunda-feira, 6 de abril de 2015

Alimentos que curam: espinafres

Lá na minha aldeia os espinafres cobram um protagonismo especial durante a sexta-feira santa, pois são um dos ingredientes principais de um guisado que se prepara com grão-de-bico e bacalhau (é dia de jejum para os católicos). Neste ou em qualquer outra dia do ano, os espinafres devem estar presentes no nosso frigorífico. Vamos saber porquê.


Espinafres, uma boa opção para uma vida longa

Este vegetal fornece quantidades importantes do trio de vitaminas com maior poder antioxidante: a C, a A e a E. Para potenciar a sua ação anticancerígena e também para proteger a saúde do coração e manter a visão em bom estado, é boa ideia salteá-los com pinhões e passas.

O período deixa-a de rastos?

Apesar de não conterem tanto ferro como o Popeye nos fez acreditar, uma ração de 250 g de espinafres satisfaz cinquenta por cento das necessidades de ferro de um adulto. As mulheres que costumam perder muito sangue durante o período, farão bem se os introduzirem na sua dieta.

Melhoram a fertilidade feminina

São, depois do agrião, a verdura mais rica em ácido fólico. Quando este nutriente se combina com outra vitamina, a biotina, algo que se consegue cozinhando os espinafres com ovo, requeijão, presunto, etc., aumenta a capacidade reprodutora da mulher. E, além disso, o ácido fólico previne importantes malformações do feto durante os primeiros meses de gravidez.

Purificantes e revitalizantes

Por fornecerem clorofila, ácido fólico e magnésio, os espinafres contribuem para purificar o organismo de toxinas, ao mesmo tempo que aumentam a vitalidade. Com esta finalidade convém cozinhá-los com sementes - sésamo, linho, etc. -, arroz integral ou leguminosas.

O remédio: espinafres contra a anemia 

Os espinafres fornecem 2,71 mg de ferro por cada 100 g. E apesar do organismo ter mais dificuldades para assimilar o ferro de origem vegetal que o ferro de origem animal, a vitamina C presente nos próprios espinafres e em outros alimentos favorece em parte a sua assimilação.

Ingredientes

1 chávena de sumo de laranja
1/2 chávena de folhinhas de espinafres, lavadas
Mel

Preparação

Bata o sumo de laranja e os espinafres no liquidificador. Coe e adoce a gosto com mel.

Utilização

Beba em seguida.

Aviso! Apesar das virtudes, os espinafres contêm oxalato de cálcio e por isso não são recomendáveis para quem sofre de ácido úrico e cálculos renais ou nas vias urinárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...