sexta-feira, 6 de março de 2015

Remédios caseiros para curar a sinusite

A sinusite, muito comum no inverno, é uma infeção dos seios nasais, umas cavidades que se encontram ao redor e atrás do nariz. Um resfriado mal curado ou uma alergia com abundante congestão nasal podem ser a causa.

Sintomas da sinusite:

- Mucosidade mais espessa e de cor amarela.
- Mau sabor na boca, dor ao mastigar e voz nasalada.
- Falta de olfato e sabor.
- Dor de cabeça intensa.
- Inchação facial.
- Febre.


Remédios caseiros para aliviar e curar a sinusite

Inalações de vapor de água. Fazer inalações de menta, eucalipto, lavanda ou tomilho ajuda a aliviar a congestão nasal. Deite 2 colheres de alguma destas plantas numa bacia com água fervente. Cubra a cabeça com uma toalha e (com cuidado para não se queimar) aproxime o nariz para respirar o vapor que se desprende.

Compressas quentes. Para reduzir a dor de cabeça e diluir a mucosidade, aplique sobre o nariz e as faces umas compressas empapadas numa infusão quente de eucalipto ou de menta. Renove-as quando arrefecerem.

Duche nasal de água e sal para desentupir o nariz

O duche nasal de água e sal é um método caseiro para expulsar a mucosidade e descongestionar o nariz. A sensação é parecida ao que ocorre quando nos entra água do mar.

1º Água morna com sal. Coloque água morna num recipiente e acrescente 1 pitada (apenas uma pitada) de sal. Introduza o nariz no preparado e "absorva" a água suavemente.

2º Expulse a água. Quando notar que a água chegou às fossas nasais, expulse-a suavemente pelo nariz. 

3º Repita a operação. Inspire e expulse a água várias vezes. Pode pôr este .remédio em prática uma ou duas vezes por dia, durante três ou quatro dias.

Resultado: logo após fazer a lavagem, a mucosidade acumulada nas fossas nasais sai para o exterior, facilitando a respiração.

Aviso! Não aplique este remédio em crianças nem em idosos.

Dicas:

Lembre-se que os lácteos, a farinha de trigo, os amendoins, os ovos, os fritos e o açúcar aumentam a mucosidade. Evite-os. Em seu lugar tome infusões de flores de sabugueiro, chá verde e beba muita água.

Alho. Comendo 1 ou 2 dentes de alho crus por dia evitará que um simples resfriado se transforme numa sinusite. Um remédio muito eficaz para destapar o nariz é triturar 1/2 cebola e 1 dente de alho e aproximar o nariz para inalar o forte odor que se desprende.

Rabanetes. O seu sabor picante é sinal do seu poder desinfetante. É um dos descongestionantes nasais mais eficazes da natureza. Ralados, na salada ou nas sandes, proporcionam alivio de forma rápida. Uma dose de rabanetes por dia é suficiente para aniquilar as bactérias da zona nasal e prevenir as infeções.