quinta-feira, 5 de março de 2015

Remédios caseiros para curar a ressaca

A ressaca são os sintomas desagradáveis que as pessoas experimentam depois de beber muito álcool.

Alguns desses sintomas são:

- Mal-estar.
- Cansaço.
- Dor de cabeça.
- Náuseas.
- Diarreia.
- Acidez.

A única maneira de evitar a ressaca é não consumindo álcool em excesso. Mas, se já exagerou, alguns alimentos e remédios caseiros podem diminuir esses efeitos dos "copos a mais" da noite anterior.
Amêndoas salgadas. Muitos frutos secos que acompanham as bebidas como aperitivos são atenuantes do álcool. Se está a beber e nota algumas tonturas, pouse o copo e coma 3 ou 4 amêndoas salgadas.
Azeitonas. O azeite é um antídoto clássico. Mas se a ideia de beber 1 colher de azeite com o objetivo de travar a absorção do álcool nas paredes do estômago não o(a) convence, pode comer azeitonas. As azeitonas diminuirão os efeitos tóxicos do álcool e o seu sabor agradará ao seu paladar. Outro truque válido é comer um pedacinho de pão molhado em azeite virgem.
Queijo. O queijo está presente em quase todos os aperitivos. Tal como o azeite, o queijo também "forra" as paredes do estômago. É um alimento muito completo, que trava os efeitos do álcool e melhora a sua digestão.
Tomate. É uma fonte fundamental de vitamina C e esta vitamina diminui a sensação de embriaguez e ajuda a eliminar os efeitos negativos do álcool. Se o ingerir antes de começar a beber, a ressaca do dia seguinte será menor.

Receita: Salada anti-ressaca de queijo e tomate 

O parmesão é um queijo curado que fornece cálcio, proteínas, vitamina A e gorduras.

Ingredientes

100 g de queijo parmesão
2 tomates
Orégãos
Azeite virgem

Preparação

Corte o tomate em rodelas e o queijo em pequenos dados. Misture ambos os ingredientes numa taça, polvilhe com orégãos e regue com um fio de azeite.

Utilização

Coma em seguida. Prepare esta salada no momento em que a for consumir, para não perder os nutrientes do tomate fresco.

Receita: O coquetel do dia depois

Este preparado ajuda o estômago e o fígado a recuperar as forças. Como todas as boas fórmulas anti-ressaca, não contém álcool.
Numa coqueteleira acrescente 1 copo de água morna, o sumo de 1 limão, 1 clara de ovo e 1 colher de mel. Agite enérgicamente, como faria com qualquer outro coquetel, e depois passe a mistura por um coador. Beba em seguida e estenda-se durante um bocado para que lhe faça efeito.

Evite a ressaca...

* Se beber ao mesmo tempo que come, o estômago tardará quatro vezes mais a absorver o álcool.

* Beba um copo de água por cada bebida alcoólica que tomar. Assim como que "diluirá" os efeitos do álcool.

Se se levanta com ressaca...

* Beba água. O álcool desidrata. Para combater a perda de líquido e para se recuperar o mais rapidamente possível, convém beber muita água. As bebidas isotónicas ajudam a repor líquidos mais rápida e facilmente. Não beba café ou chá, já que são bebidas diuréticas.

* Coma fruta ao pequeno-almoço. Uma boa salada de frutas ou um sumo natural de frutas é o ideal ao pequeno-almoço, já que a frutose da fruta desintoxica o corpo. Como o álcool consome as vitaminas do nosso organismo, a fruta reporá a perda destes importantes nutrientes. O iogurte também é adequado, já que estabiliza o estômago.

* Ao longo do dia... Uma forma infalível de se recuperar de uma ressaca é dormindo. Se as suas obrigações não lho impedem, faça uma sesta e descanse. Assim fará com que o seu corpo recupere o próprio equilíbrio. No que diz respeito à dieta é boa ideia comer leguminosas, cereais, frutos secos, lácteos e carne magra.

2 comentários:

  1. Boas dicas ;)

    beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Qualquer um ou uma pode cair em tentação. Uma noite não são noites e, se acontecer beber demasiado, é bom conhecer alguns pequenos truques para acabar rapidamente com o mal-estar da ressaca.

    Bjs

    Isabel gomes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...