terça-feira, 10 de março de 2015

Remédios caseiros para combater as dores cervicais

Calcula-se que uma em cada quinze pessoas convive com as dores cervicais. A tensão emocional, as hérnias discais e a sobrecarga muscular causada pelas más posturas ou por algum mau jeito, são algumas das causas que as provocam. Se também sofre com este problema, não se resigne e procure alivio com os seguintes remédios naturais.

Afaste a tensão com uma "almofada de arroz"
As pessoas que têm uma contratura muscular (torcicolo) ou que, em períodos de muito trabalho, se queixam de dores no pescoço e ombros, encontrarão alivio aplicando calor de forma local. Se não tem à mão uma almofada cervical à base de sementes, pode improvisar uma igualmente eficaz deitando 4 punhados de arroz cru num saco de algodão (certifique-se que pode ir ao microondas) e fechando-o bem. Aqueça a almofada improvisada no microondas durante alguns minutos e aplique-a (não se queime!) sobre a zona dolorida até que arrefeça. Repita a aplicação tantas vezes quantas forem necessárias.

Massagem com óleo de alecrim

Quando notar que tem os músculos da base do pescoço muito tensos, prepare um óleo de massagem que atuará como um excelente relaxante muscular. Para isso acrescente 3 gotas de óleo essencial de alecrim em 2 colheres (de sopa) de azeite, misture e faça uma suave massagem com o líquido obtido.

Aviso! Não ingerir, nem usar em grávidas.

Vertigem sob controle 

Em estados avançados, a artrose cervical pode causar uma sensação de vertigem. Isto acontece quando uma das vértebras das cervicais pressiona a artéria que irriga o órgão do ouvido interno responsável pelo equilíbrio.
As plantas que aumentam a irrigação do cérebro podem servir de apoio neste caso. O gengibre é uma dessas plantas. Tome infusões de gengibre ou acrescente gengibre fresco aos seus cozinhados.

Combata a artrose cervical à mesa

A rigidez, a perda de mobilidade e as dores no pescoço e nos ombros, são os sintomas mais frequentes da artrose que afeta as cervicais. Para os combater ponha em prática os seguintes conselhos.

Trave o desgaste da cartilagem. Aumentar o consumo de nutrientes que intervenham na regeneração da cartilagem que separa as vértebras ajuda a reduzir o seu desgaste. Entre eles estão o enxofre - verduras da família da couve, alho, porro, gema de ovo e cebola -, a vitamina C - fruta cítrica, tomate, pimento, kiwi, morangos, pimentos vermelhos, etc. - e os ácidos gordos ómega 3 - peixe azul e sementes de linhaça -.

Relaxe a musculatura. As verduras e frutas verdes - algas, espinafres, abacates, kiwi, etc. - são ricas em magnésio, um mineral que relaxa a musculatura contraída.

Não deixe que a dor lhe roube o sono 

Alguns relaxantes naturais, além de favorecerem o sono, também contribuem para aliviar as dores.

Batido de aveia 

A bebida que se obtém fervendo flocos de aveia em leite é um excelente sonífero natural. Graças à sua riqueza em vitaminas do grupo B, é muito útil em casos de tensão nervosa.
Ingredientes

1 colher de flocos de aveia
1 copo de leite

Preparação

Ferva os flocos no leite durante 5 minutos. Deixe arrefecer e bata para obter um líquido homogéneo.

Utilização

Beba morno. Se quiser, pode adoçar esta bebida com uma colherzinha de mel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...