quarta-feira, 11 de março de 2015

Remédios caseiros para a astenia (fadiga) primaveril

Sintomas da astenia primaveril:

- Debilidade e cansaço.
- Apatia.
- Sonolência.
- Falta de concentração.
- Falta de desejo sexual.

Começa o bom tempo, os dias tornam-se mais longos e luminosos... mas a si invadem-na o cansaço e a tristeza? Se está a viver o começo da primavera com uma clara falta de motivação, faça frente à astenia com os seguintes remédios caseiros.

Batido de morangos com pólen, uma injeção de otimismo

O batido que se prepara batendo morangos com leite fornece os sais minerais que perdemos por causa da subida da temperatura, assim como as vitaminas extra que necessitamos quando nos sentimos abatidas. Este batido será ainda mais eficaz se lhe acrescentar uma pitada de pólen de abelha, um suplemento que fornece energia imediata.


Ingredientes

1 copo (200 ml) de leite
100 g de morangos
1 colher (de café) de pólen de abelha granulado

Preparação

Lave os morangos, enxugue-os bem, extraia-lhes os pés e bata-os no liquidificador com os restantes ingredientes durante 2 minutos.

Utilização

Beba em seguida.

Aviso! Comece por acrescentar primeiro um grão de pólen ao batido e depois vá acrescentando mais um grão todos os dias, até chegar à dose de uma colher (das de café). Assim assegura-se de que não sofrerá alergia. No caso de ser alérgica, omita o pólen da receita.

Grávidas e mulheres que amamentam não devem consumir pólen de abelha.

Chá verde com menta para levantar o ânimo

Uma chávena por dia de chá verde permite combater os estados de astenia e os períodos de baixo rendimento físico ou intelectual. Apesar da sua ação estimulante ser menor que a do café, prolonga os seus efeitos durante mais tempo, é mais digestivo e, além disso, contém vitamina C e vitaminas do grupo B, também chamadas "vitaminas do bem-estar". Para que seja ainda mais eficaz, prepare-o com menta fresca e sumo de lima ou limão.


Ingredientes

1 chávena (de chá) de água
1 saqueta de chá verde
1 folha de menta fresca
Sumo de lima

Preparação

Leve a água ao lume e  assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição) apague o fogo. Acrescente a saqueta de chá verde e a folha de menta, tape e deixe repousar durante 2 ou 3 minutos. Coe e pingue algumas gotas de sumo de lima.

Utilização

Beba em seguida.

Aviso! Se estiver grávida não consuma chá verde. Ele é indicado para promover a gravidez, mas deve ser evitado durante a gestação.

2 comentários:

  1. Amei o batido ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Agora que a primavera se aproxima a passos largos, uma injeção assim de energia dá jeito.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...