quarta-feira, 11 de março de 2015

Remédio caseiro para salivação excessiva

Composta por aminoácidos, sais minerais e enzimas, a saliva é muito importante para ajudar a humedecer os alimentos e a formar o bolo alimentar e é essencial para o ser humano, pois tem ação lubrificante.

Normalmente as suas glândulas salivares produzem cerca de 0,5 a 1,5 litros de saliva por dia. Se de repente lhe parecer que tem excesso de saliva na boca, então pode estar a sofrer de hipersalivação (também conhecida como ptialismo ou sialorreia). Um tique nervoso ou o uso de uma dentadura postiça mal ajustada podem ser possíveis causas para que as suas glândulas produzam mais saliva do que o habitual. Esta condição é geralmente um problema temporário e raramente causa preocupação. Pode no entanto utilizar um remédio caseiro simples para melhorar a situação.

Para melhorar este incómodo é boa ideia tomar infusão de salva. Esta planta medicinal, além de acalmar os nervos, também é um valioso remédio para regular a segregação de líquidos, devido à sua ação adstringente. Por este motivo é útil em casos de excesso de salivação ou sudoração.

Infusão de salva



Ingredientes

1 colher (de chá) de salva 

1 chávena (de chá) de água 

Preparação

Ferva a água, apague o lume e acrescente a salva. Cubra durante 10 minutos e coe.

Utilização

Beba em seguida. Pode tomar esta infusão quente ou fria. Opte pela maneira que funcione melhor consigo.

46 comentários:

  1. Tenho 19 anos sofro muito de salivação excessiva, isso me incomoda um pouco fui no clínico geral ele disse que tenho que tratar desse assunto com meu pisiquiatra, hoje era o dia da consuta, mais o irmão dele morreu então ele faltou, e a consuta foi remarcada! Mas receio que ele fale algo do tipo isso é ansiedade não tem tratamento pra isso, isso me deixara bastante irritado, mas vou seguir as recomendacões aqui pois não vejo a hora de ficar livre dessa perturbação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jhonatas, mesmo que o seu problema seja devido à ansiedade, acredite, tem tratamento. E nesse caso, tanto o psicólogo como o psiquiatra poderão ajudá-lo. É só seguir as indicações desses profissionais.

      De qualquer forma, espero também que encontre ajuda e algum alivio com o truque sugerido neste blog.

      Abraço.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Tem tratamento muito eficaz que é a aplicação de toxina botulínica ( o famoso BOTOX usado para amenizar as linhas de expressão no rosto) está aplicação é feita com agulhadinhas na glândula na qual ocorre a salivação...é o melhor tratamento... Ultimamente é feita por dentistas com curso nesta área...

    ResponderEliminar
  3. Tem tratamento muito eficaz que é a aplicação de toxina botulínica ( o famoso BOTOX usado para amenizar as linhas de expressão no rosto) está aplicação é feita com agulhadinhas na glândula na qual ocorre a salivação...é o melhor tratamento... Ultimamente é feita por dentistas com curso nesta área...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante. Obrigada por partilhar connosco.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  4. Eu tbm sinto essa salivação excessiva,mas esse problema vem por causa do refluxo gastro esofágico que eu tenho. O complicado é que o excesso é bastante,isso é muito ruim,eu fico em casa direto quando tou assim,a salivação é constante. E alem de ser muito agoniante isso é constrangedor,eu evito a falar com os meus amigos por conta disso... Eu vou ver se consigo achar essa folha Salva pra mim fazer esse remédio,pois eu
    muito ficar curado disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria consultar o seu médico e pedir um medicamento contra o refluxo. Talvez ajudasse. Leia o resto dos comentários neste post.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  5. caro jhonatas procure um dentista especilista recomendo bucomaxilo existem diversos tratamentos antes e necessario achar a causa de fato a anciedade causa a salivação ja que existe um hormonio que e liberado na anciedade que tambem e um modulador de produção de saliva. recomendo ainda que se possivel procure uma instituição de ensino de odontologia.. uma universidade que tenha o curso alem de conseguir tratamento gratuito la possuem diversos especialistas que vão dar a melhor solução para o seu problema
    att.
    Vinicius J. Oliveira
    Odontologo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço sua intervenção. Excelente conselho.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  6. Boa noite, Maria Carnó é o meu nome eu também estou com este problema de escesso de saliva.

    No princípio pensei que poderia controlar, mas agora isso se tornou um problema para mim e para as pessoas que vivem ao meu redor.
    Preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estive grávida salivava que só visto. Foi um purgatório. E como na altura não podia tomar nada, nem natural, fui-me aguentando a cuspir constantemente. Meu marido comprava lenços de papel às paletes. Eu cuspia noite e dia. Só parava mesmo nos momentos em que adormecia. Foi uma gravidez difícil. Estava com todos os problemas. A gastrite não me deixava descansar. Então o obstetra receitou um medicamento contra a gastrite que podia tomar durante a gravidez. E não é que depois de meses a salivar que nem uma louca, num sofrimento que só visto, aquele comprimido acabou com a minha saliva em excesso?!! Não sei porque funcionou, ou se foi o comprimido que resolveu, ou se simplesmente foi coincidência...isso não sei. Mas aconteceu comigo. Claro que cada caso é um caso e o problema obedece a motivos vários; cada pessoa está a sofrer o problema por um motivo diferente. Mas achei interessante partilhar. Fale com o seu médico. Vale a pena investigar todas as possíveis causas do problema. E, para finalizar, lembrar que um medicamento nunca deve ser tomado sem conselho do médico.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  7. Onde normalmente encontrar essa planta, "salva" vou testa lá...

    ResponderEliminar
  8. Onde normalmente encontrar essa planta, "salva" vou testa lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontra salva (sálvia) à venda em qualquer ervanária ou na secção de saúde dos hipermercados, por exemplo.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  9. Meu nome é Maria Rosa,tenho 40 anos,e vejo me com esse problema de salivação que me incomoda o tempo todo.Já recorri à vários médico,os quais ainda não encontraram a solução do problema.Por favor preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
  10. Meu nome é Maria Rosa,tenho 40 anos,e vejo me com esse problema de salivação que me incomoda o tempo todo.Já recorri à vários médico,os quais ainda não encontraram a solução do problema.Por favor preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for falta de saliva extrato de jaborandi e se for problema com salivação vá ao dentista que vai te ajudar melhor.

      Eliminar
  11. Eu estou assim. Sera q gestante pode tomar?

    ResponderEliminar
  12. Eu estou assim. Sera q gestante pode tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grávida não deve ingerir chá de salva. Experimente comer devagarinho pedacinhos de marmelada. É eficaz e inofensivo.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  13. Estou assim no começo a salva ate fes parar mais voltol novamente ja tomei varios remedios e nada.

    ResponderEliminar
  14. Estou assim no começo a salva ate fes parar mais voltol novamente ja tomei varios remedios e nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia os comentários; os leitores trouxeram mais sugestões.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  15. Estou assim no começo a salva ate fes parar mais voltol novamente ja tomei varios remedios e nada.

    ResponderEliminar
  16. Estou assim no começo a salva ate fes parar mais voltol novamente ja tomei varios remedios e nada.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde,me chamo joao paulo. Após realizar o clareamento dentário, fiquei com salivação excessiva. Pode tê algo relacionado?

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde,me chamo joao paulo. Após realizar o clareamento dentário, fiquei com salivação excessiva. Pode tê algo relacionado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o clareamento sensibiliza a boca, pode ter algo a ver; mas se assim for, será com certeza um problema passageiro.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  19. Gostaria de compartilhar este link com informações sobre a aprovação de um medicamento na Europa para esse desconforto: http://medicsupply.net/tratamento-de-salivacao-em-excesso/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva carmine. Que excelente partilha. Obrigada.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  20. Qual o melhor remédio esto com salivação também muita quero muito cura essa doença

    ResponderEliminar
  21. Qual o melhor remédio esto com salivação também muita quero muito cura essa doença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia os comentários já publicados. Alguns leitores do blog vieram deixar aqui sugestões interessantes.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  22. Estou também com esse problema. O meu caso acho que é psicológico, pois depois de tomar remédios para verme nada mudou, foi quando percebi que quando estou ocupado com alguma atividade (conversando com alguém, assistindo a um filme, fazendo faxina em casa, até mesmo digitando, como estou fazendo agora) notei que a salivação cessa, ou seja, se consigo me desligar da boca, paro de salivar. Desse jeito, não há outra conclusão, estou com tensão de estresse, acho que vou procurar fazer corridas.
    Mas fico agradecido pela informação da erva, vou procurar para fazer. Aliás, não teria encontrado este post se não tivesse a procura da solução do problema.
    Muito Obrigado!

    ResponderEliminar
  23. queria um outro remédio além da salva...tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estive grávida salivava em excesso e sabe o que me ajudava? Mastigava devagarinho pedacinhos de marmelada (procure uma pouco doce e o mais natural possível), antes de engolir. Aliviava um pouco, não sei se por ser adstringente. Mas o que é certo é que comigo resultou.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  24. vcs tem que dar graças a Deus pois pior que ter excesso de saliva é ter pouca saliva pois só tem mau halito quem produz pouca saliva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com efeito. Mas salivação em excesso também é um tormento.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  25. to com uma afta na lingua pode causar salivaçao excesivsa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que pode. Qualquer problema na boca pode trazer um aumento de saliva.

      Já agora queria partilhar o seguinte:

      "Para acabar de vez com a sialorreia (salivação em excesso), os profissionais indicam intervenções terapêuticas e até mesmo cirurgia. A terapia fonoaudiologia apresenta ótimos resultados. Com exercícios de manobras de deglutição e fortalecimento da musculatura oral facial é possível recuperar o controle do ato de engolir. Porém há casos que necessitam de tratamentos medicamentoso, cirurgia e aplicação da toxina botulínica. O indicado é passar por uma avaliação médica detalhada para entender a origem do problema e definir junto aos profissionais qual o tratamento adequado".

      Fonte: Revista GQ

      Eliminar
  26. Olá, bom dia. Como voce prepara. A salvia é picada ou é adicionada a folha inteira? Grato.

    ResponderEliminar
  27. Olá, bom dia. Como você prepara. A salvia é picada ou é adicionada a folha inteira? Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe tem salva no quintal e eu quando preparo chá de salva costumo pôr as folhinhas (secas) inteiras. Tem é que coar bem, com um coador de malha fina, porque deixam umas penugens na água que picam na garganta.

      Mas pode acrescentar as folhas como quiser: inteiras ou picadas. Tanto faz.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...