quarta-feira, 4 de março de 2015

Os melhores alimentos para aumentar a fertilidade

Quando se pensa em aumentar a família, o primeiro e mais importante é assegurar-se de que mantém uns hábitos saudáveis e uma dieta correta.

Sementes de girassol: as sementes de girassol contêm um aminoácido que é especialmente útil para os homens com níveis baixos de espermatozóides. Calcula-se que consumindo 50 g destas sementes por dia se consegue a quantidade recomendada.

Espinafres: a falta de zinco pode ser uma das causas de alguns tipos de infertilidade, tanto feminina como masculina. Os espinafres são ricos neste mineral, tal como em ácido fólico, imprescindível para conceber um bebé com boa saúde (previne malformações como a espinha bífida).

Aveia: é um cereal muito nutritivo. O seu consumo diário aumenta o vigor físico e alivia a depressão e o stress. Por isso é um alimento muito adequado tanto para a mulher como para o homem. Pode consumir-se em flocos finos, acrescentada ao leite, às sopas ou ao iogurte.

Couve-flor: esta verdura é rica em vitamina E. Sabe-se que a falta desta vitamina pode ser um dos causantes da infertilidade e da inapetência sexual. Contém também uma hormona de origem vegetal muito benéfica para combater os problemas de concepção em ambos os sexos.

Mel: antigamente, o mel era o símbolo da fertilidade e, por este motivo, eram oferecidos potes de mel aos recém casados (daí a expressão "lua de mel"). Também se diz que o mel é a razão da abelha rainha ser tão fecunda. A verdade é que o mel é um alimento muito completo: rico em vitaminas do grupo B, C, D e E e minerais, aumenta a energia física e estimula a fertilidade.

Receita caseira para a fertilidade



Ingredientes

1 colher de aveia em flocos finos
1 iogurte natural
1 colher de mel
1 maçã
1 colher de nozes picadas

Preparação

Ponha a veia de molho em água durante um bocado. Escorra-a bem e acrescente o iogurte e o mel. Descasque e corte a maçã em pedacinhos e acrescente-a ao preparado anterior. Polvilhe com as nozes.

Utilização

É ideal para comer de manhã, ao pequeno-almoço.

Conselhos para melhorar a sua dieta

Coma mais fruta e verdura. São ricas em vitaminas e minerais. O ideal é consumir 2 rações de verdura ou salada e 3 ou 4 peças de fruta por dia.

Leguminosas, recomendadas. Além de serem muito nutritivas e energéticas, ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Diariamente. Outros alimentos imprescindíveis são os cereais integrais, lácteos, peixe, carnes magras e azeite virgem.

Reduza o sal e o açúcar. O sal retém líquidos e aumenta a tensão arterial. O açúcar, se consumido em excesso, só fornece calorias vazias e causa obesidade.

Beba água. A água desintoxica e hidrata o organismo. Beber mais de 1 litro diariamente é garantia de boa saúde.

Coma frutos secos. Contêm uma grande quantidade de vitaminas e gorduras benéficas.

Os suplementos que funcionam

Erva-cidreira. O stress pode ser um dos culpados de que a gravidez tarde. A erva-cidreira é uma planta relaxante que ajudará a combater a ansiedade. Beba-a em infusão.

Salva. As plantas com fitoestrogénios (hormonas de origem vegetal) podem ajudar a regularizar os ciclos menstruais.

Ginseng. É útil para o homem, já que estimula a função sexual e ajuda a combater a impotência.

Alho. Ao estimular a circulação, o alho melhora a função sexual em ambos os sexos. Há até quem lhe atribua propriedades afrodisíacas.

Maca. Também é um regulador hormonal e por isso melhora a fertilidade tanto do homem como da mulher.

2 comentários:

  1. Mais um excelente post!

    Beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Existem de facto alimentos que podem fazer muito por nós. Por isso é útil saber quais são para cada caso concreto.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...