terça-feira, 17 de março de 2015

Kéfir de água (tibicos): benefícios e preparação

Tibicos... realmente funcionam?

A Suíça é um dos países que mais elabora tibicos, também conhecidos como búlgaros de água, fungos tibetanos ou kéfires. Mas o que são esses corpinhos assimétricos, esbranquiçados, semitransparentes e gelatinosos? São uma mistura de bactérias e leveduras, cujo componente principal é a bactéria lactobacillus brevis.


Os tibicos têm o aspeto de um arroz quase transparente, reproduzem-se na água e alimentam-se de açúcar mascavado.

A bebida que se obtém deles fornece energia ao organismo, diminui a pressão arterial e a inflamação abdominal provocada pela colite, entre outros benefícios.

Como se consomem os tibicos?

O que realmente se consome é a água que os tibicos fermentam. Para a preparar, colocam-se os tibicos num recipiente de vidro e depois acrescenta-se 1 copo de água à temperatura ambiente (porção para uma pessoa) e 1 torrão de açúcar mascavado. Não se tapa o recipiente e deixa-se que a mistura repouse durante 8 horas (durante a noite, por exemplo). No dia seguinte, com um coador de plástico - nunca de metal - coa-se o preparado.

A bebida obtida, que saboreará de preferência em jejum, será ligeiramente ácida e borbulhante.

A favor: estes microorganismos devem considerar-se uma opção mais para apoiar a saúde, além de serem um produto caseiro, simples de preparar e low cost.

Contra: os diabéticos e as pessoas que sofrem de gastrite aguda não devem tomar a água fermentada pelos tibicos.

Dica: após o preparo da bebida, os tibicos que ficam no coador devem ser ligeiramente lavados em água corrente, colocados novamente no recipiente de vidro (também ele limpo) e depois acrescentados de mais 1 copo de água e 1 torrão de açúcar mascavado para produzirem uma nova bebida para o dia seguinte e assim sucessivamente.

Reparará que os tibicos se multiplicam. Por isso, ou oferecerá uma quantidade a uma pessoa amiga que possa estar também interessada em preparar a bebida, ou deitará uma parte fora, permanecendo assim sempre uma quantidade ideal de tibicos para continuar com o preparo da bebida.

Outros benefícios dos tibicos:

- Reduzem o colesterol.
- Retardam o cresceimento de tumores.
- A sua natureza probiótica nivela o pH do intestino grosso e bloqueia o crescimento de bactérias prejudiciais ao organismo.
- Fortalecem o sistema imunológico.
- Aceleram o metabolismo.
- Ajudam no processo de emagrecimento.

Finalizando: por tudo isto, considere então a possibilidade de adquirir uma porção de grãos de kéfir de água (tibicos), confecione esta bebida medicinal e prepare-se para sentir todo o seu power no seu organismo.