segunda-feira, 2 de março de 2015

Alimentos que reduzem os efeitos secundários dos medicamentos


Alguns medicamentos limitam a absorção de nutrientes e debilitam o organismo. Como evitá-lo?

Iogurte ativo: o iogurte ativo combate a falta de microflora no intestino, o principal efeito dos antibióticos. Um grama de iogurte ativo contém milhões de bactérias benéficas que facilitam a digestão e previnem as infeções. Muito eficaz após uma diarreia.

Germe de trigo: os componentes dos medicamentos aumentam o desgaste de vitaminas e minerais. O germe de trigo, rico nestes micronutrientes, aumenta as propriedades medicinais dos alimentos. Para se beneficiar basta polvilhar flocos de germe de trigo por cima dos seus pratos. Também serve para prevenir e tratar a obstipação.

Morangos: celebre a aproximação da primavera comendo morangos diariamente. Esta fruta, vermelha e sumarenta, tem mais vitamina C que a laranja, a tangerina ou o limão. Esta vitamina é importante para as mulheres que tomam a pílula e para as pessoas que seguem um tratamento com analgésicos ou antibióticos.

Arenque: o peixe azul, sobretudo o arenque fresco e fumado, é uma das melhores fontes de vitamina D. As pessoas que tomam antiácidos e fármacos com cortisona podem ter falta desta vitamina - imprescindível para manter a saúde dos ossos -.

Cardo: o cardo é um excelente protetor do fígado, um dos órgãos que mais sofre as consequências da toma de medicamentos. A infusão de sementes de cardo mariano (em ervanárias) estimula o apetite, razão pela qual pode ser útil para as pessoas que têm pouco apetite devido aos tratamentos médicos.

Que tipo de medicamentos toma?

Medicamentos para o colesterol. Alguns destes medicamentos podem diminuir os níveis de vitamina E e de carotenos. Para equilibrar, coma frutos secos, azeite virgem, verdura de folha verde, fruta e hortaliça de cor laranja, vermelha ou amarela.

Medicamentos para a hipertensão. Estes medicamentos podem aumentar a concentração de ácido úrico e por isso é recomendável evitar os alimentos ricos em purinas - fígado, marisco, rins, carne de caça -. Muitos destes fármacos provocam perda de potássio. Para combater esta situação, coma bananas, laranjas e frutos secos, aipo, funcho, salsa, alcachofras, leguminosas, batata e abóbora.

6 comentários:

  1. É sempre bom saber estas coisas ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Pois é, infelizmente, em algum momento da vida, quase toda a gente acaba por ter que tomar medicação. E apesar não podermos evitar os medicamentos, podemos pelo menos fazer alguma coisa para minimizar os efeitos menos simpáticos.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Sempre a conhecer algo novo com o teu blogue, é sempre uma forma didáctica de aprender. Artigo fantástico :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Miguel. Sempre bom contar contigo também.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  3. Muy buena e interesante entrada Isabel cosas que deberiamos saber siempre.
    Gracias por acercarnos a estos temas
    Un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Tita. É sempre bom saber estas coisas, de facto. Pela nossa saúde.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...