quinta-feira, 26 de março de 2015

Alimentos que curam: pêra

Símbolo de longevidade na cultura oriental, a pêra é uma fruta com numerosas propriedades medicinais e poucas contra-indicações. Já diz o povo: "pêra, quanta queira".

Um bom calmante digestivo

Entre outros benefícios, a pêra acalma a dor de estômago, acelera a digestão porque incrementa a produção de sucos digestivos, previne a flatulência e exerce uma ação desinfetante e anti-inflamatória sobre o intestino.

Nas primeiras papas

O motivo pelo qual a pêra é uma das primeiras frutas que se introduz na dieta dos bebés é porque é fácil de digerir e tem um nível muito baixo de intolerância.

Combate os excessos

Diurética, laxante e purificante, a pêra está especialmente recomendada para as pessoas que abusam da carne e da comida pré-cozinhada. Além de melhorar a eliminação das toxinas, também ajuda a reduzir os níveis altos de ácido úrico e de colesterol no sangue.

Tensão arterial sob controle

Graças ao seu elevado conteúdo em potássio, comer uma pêra por dia melhora a hipertensão. E, depois da manga e do kiwi, a pêra é a fruta mais rica em vitamina E, um antioxidante que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e o cancro.

Aliada dos desportistas

Graças à sua riqueza em água, a pêra ajuda a reidratar o organismo. Por isso é muito conveniente na dieta dos desportistas e na das pessoas idosas que ingerem pouco líquido.

Perca peso sem perder energia

A pêra, além de fornecer nutrientes de grande valor enquanto proporciona muito poucas calorias, também favorece o bom funcionamento do metabolismo e a produção de energia, por causa do seu elevado conteúdo em iodo, superior ao de outras frutas.

Remédio caseiro com pêra para combater a anemia

A pêra é uma fruta muito indicada para combater casos leves de anemia. Graças ao seu conteúdo em cobre e ferro, facilita e melhora a absorção dos minerais e, ao aumentar os níveis de ferro, melhora a existência dos glóbulos vermelhos.

Ingredientes

1 pêra
1 damasco
1 copo de leite

Preparação

Descasque e retire o caroço à pêra e ao damasco. Bata as frutas com o copo de leite no liquidificador até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Beba em seguida. Ingira este batido de preferência pela manhã e durante 10 dias seguidos. 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...