domingo, 29 de março de 2015

Alimentos que curam: chia

Sementes de chia: benefícios e preparação

Sabia que a chia é uma das sementes mais nutritivas que existem? Sim e é uma sementinha que nos vem do México. Na época pré-colombiana era um dos alimentos básicos dos aztecas e dos maias, que a usavam para prepararem medicamentos e para se alimentarem.

Os benefícios das sementes de chia são muitos...

- São a maior fonte vegetal de ácidos gordos ómega 3.
- Contêm antioxidantes, proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras.
- Fornecem proteínas de grande valor (contêm quase todos os aminoácidos essenciais).
- As sementes de chia não contêm glúten.
- Ajudam a controlar os níveis de colesterol e a tensão arterial.
- Facilitam a digestão, melhoram o trânsito intestinal e, por serem fonte de fibra, têm efeito saciante.
- Colaboram no mantimento de uma boa saúde cardiovascular.
- Ajudam a melhorar a saúde do sistema nervosos e imunológico.
- Favorecem o desenvolvimento muscular e a regeneração dos tecidos.
- Melhoram a atividade cerebral e ajudam nos problemas emocionais.
- Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Têm um baixo teor de sódio.

A melhor forma de ingerir as sementes de chia é ativando-as com água. Já reparou como na água a chia parece "inchada"? Isto é porque a água a ativou porque, na verdade, as sementes de chia são pequeníssimas. Ativá-las potencia todos os seus efeitos benéficos e deixa-as numa consistência ideal para serem consumidas.

Como ativar as sementes de chia?

* Coloque um pouco de chia - 4 colheres (de sopa) - num recipiente de 500 ml.

* Acrescente água pura e à temperatura ambiente até encher metade do recipiente.

* Mexa, tape o recipiente e coloque-o no frigorífico. Em menos de 24 horas as sementes de chia terão absorvido a água e inchado.

* Verifique se a consistência é do seu agrado ou se prefere a chia mais liquida ou mais sólida (neste caso acrescente um pouco mais de água ou de sementes, respetivamente).


Esta preparação dura no frigorífico durante 1 semana e pode ser acrescentada aos seus smoothies, batidos, gelatinas ou ao que desejar. A chia é muito versátil.

4 comentários:

  1. Adoro! Como quase todos os dias ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

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    Respostas
    1. Olá! Eu atualmente também procuro comer chia com frequência. E sinto-me bem. É um alimento excelente.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá! Obrigada. A chia, além de ser boa para a saúde, é também agradável de se tomar.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar

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