terça-feira, 10 de março de 2015

Alimentos que curam: beringela

Na antiguidade, acreditava-se que a beringela tinha propriedades afrodisíacas e que podia até incitar à luxúria. Talvez por isso eram vendidas nos mercados árabes como uma poção de amor.

Colesterol: a beringela contém alguns elementos químicos que impedem que o nível de colesterol aumente até valores perigosos. O seu elevado conteúdo em fibra - uma porção de 100 g contém a mesma fibra que 3 endívias - é outra das razões pelas que ajuda a controlar o colesterol.

Cancro: segundo alguns estudos, a beringela cura as células e evita o desenvolvimento canceroso dos tecidos. Também neutraliza alguns efeitos hormonais que influenciam a aparição de tumores.

Insónia: como a alface, também a beringela contém substâncias relaxantes que ajudam a conciliar o sono. Para que façam efeito, cozinhe-as de forma saudável: ao vapor, no forno ou no microondas.

Reumatismo: para aliviar as dores dos ossos, frite a pele de 2 beringelas em azeite durante 2 horas, em lume muito baixo (vigile constantemente o processo). Uma vez fria, coe a mistura e utilize o azeite para fazer massagens sobre as articulações doloridas.

Excesso de peso: poucos alimentos fornecem tantos nutrientes - cálcio, fósforo, fibra e vitaminas (A, C, e ácido fólico) - em tão poucas calorias. É um alimento essencial na dieta porque 90% do seu peso é água e o seu conteúdo em gorduras é praticamente nulo.

A receita: água de beringelas para baixar a barriga

Quem é que não se sente incomodado com  gordura acumulada na barriga? Além de ser um problema estético, a gordura abdominal é também um perigo para a saúde. Devido às suas virtudes para a dieta, a água de beringelas pode dar uma ajudazinha para secar a barriga. Prepare-a e beba-a durante uma semana. Notará resultados.

Ingredientes

1 beringela pequena
1/2 litro de água

Preparação

Lave e corte a beringela em cubos. Misture-a com a água numa jarra e deixe repousar durante toda a noite no frigorífico, para que os princípios do legume se transfiram para o líquido.

Utilização

Coe o líquido e sirva-o fresco, com umas gotas de sumo de limão. Beba um copo antes do almoço e outro antes do jantar, durante 7 dias seguidos.

Dica: acompanhe este truque de uma alimentação saudável, baixa em gorduras e em hidratos de carbono e exercite-se pelo menos durante meia hora por dia, para obter os melhores resultados.

2 comentários:

  1. Não tinha ideia destas propriedades da beringela, é bom saber!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A beringela é excelente para controlar o colesterol e, como elimina a retenção de líquidos e tem pouquíssimas calorias é uma mais valia para quem quer emagrecer. Às vezes os alimentos que pomos no nosso prato têm benefícios para a saúde que nós nem suspeitamos.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...