quarta-feira, 25 de março de 2015

Alimentos que curam: bagas de goji

Os médicos tibetanos usam estas vistosas bagas desde há milhares de anos devido às suas extraordinárias propriedades para a saúde. Também em Portugal as bagas de goji têm agora um bom acolhimento devido ao seu agradável sabor, entre doce e ácido, e à longa lista de benefícios que se lhe atribuem.


Prevenção da doença de Alzheimer

Estas pequenas "passas" de cor vermelha são ricas em betaína, uma substância depurativa e anti-inflamatória. É por esta razão que o seu consumo melhora o funcionamento do fígado e previne alguns processos inflamatórios implicados no desenvolvimento das doenças cardiovasculares, do Alzheimer ou da diabetes tipo 2.

Para envelhecer com saúde

Devido à sua grande riqueza em vitaminas e à presença de substâncias antioxidantes, este fruto seco, além de reduzir o colesterol e baixar a tensão arterial alta, também aumenta a vitalidade, melhora o descanso noturno e previne doenças ligadas ao envelhecimento como o cancro, a inflamação benigna da próstata ou a perda de visão associada à idade. 

Melhorar as defesas

Graças ao seu elevado conteúdo em fibra solúvel, as bagas de goji aceleram o trânsito intestinal e alimentam a flora bacteriana do intestino. Para combater a obstipação recomenda-se inclui-las nos cereais do pequeno-almoço. Para regular a flora intestinal e melhorar a saúde do intestino, onde se encontram 70% das nossas defesas, é aconselhável acrescentá-las ao iogurte.

Tire proveito

As bagas de goji também podem tomar-se em decocção. Neste caso devem usar-se 20 g de bagas por cada 1/2 litro de água. Ferva durante 5 minutos, deixe repousar 5 minutos mais e coe. Está pronta a sua decocção de goji.

Aviso! As pessoas que seguem um tratamento com anticoagulantes devem evitar tanto as bagas de goji, como o seu sumo, infusão ou decocção.

4 comentários:

  1. Adoro! Como todos os dias ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São deliciosas de facto. Também costumo acrescentar ao iogurte e aos cereais. A decocção também é muito agradável.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Olá! Adorei essa reportagem, pois consumo muito frutas vermelhas e adoro!
    Principalmente goji berry, compro sempre do emporium sim sim, essas frutas são bem doces e graúdas, pra quem não acha o goji de excelente qualidade, deixei um site especializado! Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela participação e pela partilha.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...