quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Tintura de arnica (receita)

O nome arnica significa "pele de cordeiro", aludindo ao tato das suas folhas, suaves e peludas. A arnica cresce originariamente em zonas montanhosas e as suas flores, de uma intensa cor amarela, aparecem com os primeiros calores do verão.

A tintura de arnica é um remédio eficaz que tem sido utilizado desde a antiguidade pelos povos da montanha para prevenir a aparição de hematomas, inchaços e aliviar a dor.


Ingredientes

20 g de flores secas de arnica
100 ml de álcool a 60º

Preparação

Deixe que as flores de arnica macerem no álcool durante 10 dias. Passado o tempo, filtre e guarde o líquido num frasco de vidro escuro com tampa. 

Utilização

Dilua 20 gotas da tintura obtida num copo de água, empape uma gaze e coloque-a sobre a zona afetada, duas ou três vezes por dia.

Uso externo exclusivo. Não aplicar a tintura de arnica durante muito tempo nem sobre feridas abertas ou nos olhos.

Contra indicações: indivíduos sensíveis à planta.

4 comentários:

  1. Sempre boas dicas ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá! Obrigada. Uma receita assim pode dar sempre jeito para curar uma contusão ou aliviar a dor de uma pancada. Está sempre a acontecer.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  3. Olá; algumas pessoas usam a folha e não a flor ...........jã vi preparos com folhas e a flor , tinturas com Álcool comum e outras com álcool de cereais .....que diferença faz no seu efeito ? obrigado por el post...muito bom !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaime. Penso que o mais comum é usar as flores da arnica para preparar a tintura. Mas, sim, há também quem use as folhas. Eu prefiro as flores. Quanto ao álcool, boa pergunta. Normalmente, o álcool de cereais é mais delicado que o álcool comum e por isso mais adequado para o preparo da tintura. Eu sugeri o álcool comum por ser mais barato e acessível. Mas quem puder usar o de cereais, melhor.

      No que diz respeito aos efeitos, penso que não existirão diferenças fundamentais. Os efeitos da arnica fazem-se sentir de uma maneira ou da outra.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...