sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Soluções naturais para a fadiga crónica

O esgotamento é sintoma de um grande número de doenças, entre elas a fibromialgia - um transtorno que também provoca dor em várias zonas do corpo - ou o síndrome de fadiga crónica. Em todos os casos, uma dieta rica em alimentos revitalizantes é um grande apoio.


Aipo: as pessoas que não podem descansar bem porque não conseguem conciliar um sono reparador têm no aipo um sedante natural. Cozinhado ou em sumo - misturado com cenoura é mais apetecível -, procure que o aipo esteja presente no seu jantar. Alterne o seu consumo com alface e espargos.

Batatas: os hidratos de carbono das batatas, da massa, das leguminosas e do arroz aumentam a produção de serotonina, um regulador cerebral que acalma a mente. Para multiplicar a sua ação, acompanhe estes alimentos de uma salada de agriões.

Valeriana: o seu nome em latim significa "bem-estar". A valeriana é muito eficaz para superar os estados de ansiedade e de stress. Um detalhe que a torna ainda mais especial é que atua como um sedante da dor e é um bom relaxante muscular.

Sardinhas: as pessoas que consomem peixe azul pelo menos três vezes por semana, rico em ácidos gordos Ómega 3, têm as articulações menos debilitadas e a sua necessidade de calmantes para a dor é menor.

Miso: o miso é rico em ferro e a falta deste mineral pode causar desânimo e baixo rendimento intelectual O miso é muito energético e rico em gorduras saudáveis, pelo que devia ser um alimento obrigatório para as pessoas que se encontrem debilitadas. Inclua uma pitada de miso na sua sopa. Agradar-lhe-à o seu sabor amanteigado.

Fibromialgia: procure a ajuda natural

As pessoas que sofrem fibromialgia sentem melhoria com a toma de suplementos de triptófano (consulte o seu médico), um composto que está presente de forma natural nos ovos, na carne, no peixe, nos frutos secos, nos lácteos, na banana e no kiwi.


Benefícios do triptófano: o cérebro necessita triptófano para produzir a serotonina, um neurotransmissor que, entre outras virtudes, melhora o ânimo, facilita o descanso, atenua a dor e mantém os nervos sob controle.

Pequenos conselhos, grandes resultados

Durma bem. Se se acostumar a jantar 3 horas antes de ir dormir, descansará muito melhor.

Atenção às mudanças climáticas. Resguarde-se do frio e da humidade já que intensificam a dor e agravam a rigidez muscular.

Mexa-se. Praticar exercício (segundo as suas possibilidades) levanta o ânimo e previne a rigidez das articulações.

3 comentários:

  1. Olá, Isabel

    Já tinha ouvido falar da fibromialgia e da fadiga crónica. Deve ser aflitivo ter dores no corpo todo e também ter sempre a sensação de cansaço. Não conhecia "miso" nem "triptófano".

    Obrigada pelos conselhos que aqui nos oferece e a indicação de tratamentos naturais para esses problemas.

    Desejo-lhe um bom fim de semana.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Olá, Isabel

    Já tinha ouvido falar da fibromialgia e da fadiga crónica. Deve ser aflitivo ter dores no corpo todo e também ter sempre a sensação de cansaço. Não conhecia "miso" nem "triptófano".

    Obrigada pelos conselhos que aqui nos oferece e a indicação de tratamentos naturais para esses problemas.

    Desejo-lhe um bom fim de semana.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. De facto a fibromialgia é uma situação muito penosa e afeta sobretudo as mulheres. Os comprimidos de triptófano parecem oferecer grande alivio mas, claro, devem ser receitados por um médico. A alimentação adequada e o descanso também são uma preciosa ajuda.

      Bom fim de semana para si também.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...