sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Remédios caseiros para tratar a anorexia

O que é a anorexia?

A anorexia é um transtorno grave do comportamento alimentar que consiste em privar-se de alimento devido ao medo extremo de ganhar peso ou engordar. É mais comum entre as mulheres e costuma iniciar-se entre os 12 e os 18 anos.

Causas da anorexia: o ideal de beleza que aponta para uma mulher extremamente magra, muito em voga na sociedade atual, tem causado muito mal às adolescentes e é apontado como uma das principais causa da anorexia.

Sintomas da anorexia:

Quase nenhuma das mulheres que sofre anorexia tem consciência disso. As anoréticas sofrem de uma magreza extrema e têm a necessidade de continuar a perder peso. Olham-se muito ao espelho, pesam-se repetidamente e costumam evitar todo e qualquer alimento que elas consideram que engorda. Atrasos menstruais ou ausência total de menstruação, isolamento social (perdem gradualmente as suas amizades), e baixa autoestima são outros dos possíveis sintomas da anorexia. Também é possível que apresentem cabelo e unhas fracas, pele seca, problemas dentários, anemia, problemas digestivos, etc.

Tratamento. A anorexia é uma doença muito grave e potencialmente mortal e a doente deve ser acompanhada desde o início pelo médico. O tratamento consistirá na reeducação alimentar, procurando-se que a doente faça uma dieta que, embora baixa em calorias, supra as necessidades para, pouco a pouco, ir aumentando as quantidades. Também se controlará o peso e se farão análises enquanto o médico considerar que é necessário. Ao acompanhamento médico somar-se-à o acompanhamento psicológico, fundamental para poder sair desse comportamento obsessivo.

O tratamento natural da anorexia

A função principal do tratamento natural consistirá em apoiar o tratamento médico, usando as plantas para ajudar à recuperação da doente.

Infusão tranquilizante

A tília é um dos recursos mais usados contra "os problemas de nervos". Por isso é indicada para reduzir a ansiedade relacionada com a doença.


Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas e flores de tília
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, retire do lume e acrescente a planta. Deixe repousar durante 5 minutos, tapado, e coe a mistura.

Utilização

Beba uma chávena por dia.

Infusão para abrir o apetite

As plantas que abrem o apetite são muito úteis quando a doente aceitou que tem um problema grave e está finalmente disposta a mudar os seus hábitos alimentares. O funcho é uma planta que favorece a digestão, contribui para expulsar as flatulências e abre o apetite.


Ingredientes

1 colher (de chá) de sementes de funcho
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, retire do lume a crescente as sementes de funcho. Deixe repousar 10 minutos, tapado,  e coe a mistura.

Utilização

Beba uma chávena meia hora antes da refeição principal.

4 comentários:

  1. Como sempre um post muito interessante e bastante útil. Tenho a certeza que pode ajudar muita gente. Fantástico trabalho :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel. Obrigada pela participação. É, infelizmente a anorexia é uma doença grave que afeta muitas mulheres. Se o post puder ser útil para alguém com o problema fico feliz.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Cara Isabel

    Bom dia

    Conhecer a anorexia, os seus sintomas e as suas consequências é importantíssimo para todos nós. Nunca se sabe se ao pé de nós não estará alguém a sofrer desta doença e descobri-la na fase inicial é fundamental.
    É realmente fantástico este trabalho, como diz o comentador Miguel Pereira, assim como todos os temas que aqui nos traz.

    Levo comigo as receitas dos chás de tília e funcho. Muito obrigada.

    Desejo-lhe um excelente dia. :)

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. Faz bem em levar os cházinhos. Adoro o de funcho. Faz mesmo bem ao meu sistema digestivo.

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...