quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Remédios caseiros para o olho roxo

O olho roxo acontece quando se recebe um soco na face ou na zona da sobrancelha. A pancada danifica os vasos sanguíneos sob a pele e faz com que o sangue e outros fluidos se derramem nos tecidos da zona, o que causa a cor arroxeada e o inchaço.

Quando o derrame de sangue termina o organismo inicia o processo de recuperação, o que produz mudanças multicores à volta do olho, desde o roxo ao azul, ao verde e ao amarelo, até voltar à cor normal em cerca de uma semana.

Na maioria dos casos o olho roxo é portanto uma situação passageira, sem maior gravidade. Mas como um olho assim é, além de doloroso, também muito constrangedor, alguns remédios caseiros podem ajudá-la a acelerar a recuperação.


Gelo. Este é o primeiro de todos os tratamentos. Imediatamente após a pancada, enrole pedaços de gelo num tecido de algodão e aplique-o na zona em redor do olho (e não diretamente sobre o mesmo), sem pressionar. Aplique o tecido com o gelo durante uns minutos, descanse  e repita. Faça isto várias vezes ao dia durante as primeiras 48 horas.

O gelo diminui o inchaço e ajuda a contrair os vasos sanguíneos para reduzir o sangramento interno e o hematoma.

Compressa quente. Dois dias após ter ocorrido o olho roxo pode aplicar compressas quentes para aumentar o fluxo sanguíneo nos tecidos em redor do mesmo e facilitar a absorção do sangue pisado. Ferva 2 colheres (de sopa) de tomilho numa chávena de água durante 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e coe. Sature uma compressa de gaze no líquido ainda quente (mas não em excesso) e aplique-a na zona afetada até que arrefeça. Repita várias vezes por dia.

Azeite. Crê-se que o azeite virgem tem propriedades capazes de curar hematomas e aliviar o inchaço e a inflamação. Massaje delicadamente a zona afetada com azeite virgem para acelerar o processo de cura.

Dica. Consulte o médico se:

- sente que a sua visão sofreu danos;

- percebe coisas a flutuar dentro do seu campo visual;

- sente dor no olho;

- tem sensibilidade à luz;

- vê a dobrar ou de forma borrosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...