quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Remédio caseiro para combater os calores da menopausa

Os calores ou sufocos da menopausa são causados pela diminuição dos níveis de estrogénios, o que afeta o centro termoregulador, a região do cérebro responsável por regular a temperatura do corpo. Isto causa um verdadeiro descontrolo térmico que se traduz em ondas de calor que variam de 30 segundos a 5 minutos.

Estas ondas de calor provocam um avermelhamento da pele (especialmente do rosto) e suores abundantes, seguidos de calafrios. Surgem repentinamente ao longo do dia, mas são mais comuns durante a noite.

A maioria das mulheres experimenta estes sufocos durante uns meses, mas algumas podem sofrê-los durante anos.

Infusão de salva e flor de laranjeira para os calores noturnos

Se por acaso é uma destas mulheres que atravessa a menopausa e sofre com os calores noturnos, que chegam até a perturbar o seu sono, tenho boas noticias para si. Com esta infusão de salva e flor de laranjeira conseguirá regular o seu termostato interior, o que não só a ajudará a controlar o excesso de calor e suor, mas também a conciliar um sono doce e reparador.

Ingredientes



1 colher (de chá) de flor de laranjeira
8 folhas de salva
1 colher (de chá) de mel
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Acrescente as plantas à chávena de água a ferver. Deixe que a tisana repouse durante uns minutos, coe e adoce com o mel.

Utilização

Beba esta infusão meia hora antes de ir dormir. Para que não lhe provoque ainda mais calor, beba-a apenas quando estiver morna. No verão pode bebê-la fresca.

Dica: a salva é uma planta muito recomendada para a menopausa porque, além de reduzir os calores e os sufocos, também ajuda o corpo a adaptar-se às mudanças hormonais desta nova etapa da vida da mulher.