quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Os melhores remédios para fortalecer as unhas

A carência de certos nutrientes causa alterações no crescimento, resistência e aparência das unhas. Com a ajuda destes remédios naturais conseguirá umas unhas mais fortes e belas em poucas semanas.


Infusão de urtigas

A infusão de urtigas é um remédio tradicional que se usa para fortalecer as unhas quebradiças. Pelo seu conteúdo em cálcio, ferro e silício, esta planta melhora tanto a densidade como a elasticidade das mesmas.

Ingredientes

1 colher (de chá) de urtigas secas
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e acrescente as urtigas. Deixe repousar durante 10 minutos e coe a mistura.

Utilização

Beba em seguida.

Cavalinha, sal e limão: as suas unhas receberão uma injeção de força e vitalidade se as mergulhar, uma ou duas vezes por semana, numa taça com uma infusão de cavalinha à qual deve acrescentar um pingo de sumo de limão, de ação branqueadora, e uma pitada de sal marinho, um fortalecedor natural das unhas graças à sua riqueza em iodo.

Óleo de rícino: se as suas unhas se lascam facilmente, aplique uma gota de óleo de rícino em cada uma e massaje. Este gesto também ajuda a hidratar as cutículas, o que melhora o seu aspeto.

Alecrim e vinagre de sidra: as suas unhas partem-se a cada duas por três? Então prepare uma infusão forte de alecrim - 2 colheres por cada chávena de água a ferver -, acrescente um pingo de vinagre de sidra e mergulhe as unhas na infusão morna durante 10 minutos.

As suas unhas são um claro reflexo do seu estado de saúde

As unhas saudáveis devem ser rosadas, sem manchas nem relevos. Se as suas não são assim, descubra qual pode ser o motivo.

Unhas com manchas brancas: apesar de se pensar que isto é um sinal de falta de cálcio, as manchas brancas nas unhas são na verdade um sintoma da falta de zinco. Alguns dos alimentos mais ricos neste mineral são as carnes vermelhas, as leguminosas, o queijo curado, os frutos secos e as sementes.

Unhas amareladas: se não é fumadora e mesmo assim tem as unhas amareladas, tal poderia ser sintoma de problemas no fígado ou de artrite reumatóide. No primeiro caso convém consumir verduras amargas, grandes protetoras do fígado: alcachofras, escarola, endívias, etc. No segundo caso deve ingerir mais peixe azul, frutos secos e ananás, de ação anti-inflamatória.

Unhas engrossadas: as unhas deformadas, engrossadas e com relevos costumam ser consequência de uma infeção por fungos. Neste caso seria útil aplicar diretamente sobre a zona afetada umas gotas de óleo de árvore do chá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...