terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Um ponche para enfrentar o frio e a gripe

Os dias têm estado frios e, pelo menos eu, tenho espirrado cada vez mais, o que me faz pensar que vem aí a odiosa gripe. Para aquecer e começar a prevenir males maiores, nada melhor que um delicioso ponche quentinho. O ponche quente é uma bebida reconfortante que aumenta instantaneamente a temperatura corporal e faz com que todo o organismo reaja.

Cada família tem a sua própria receita de ponche quente para o inverno. E todas as receitas são deliciosas e eficazes. Ainda assim, partilho convosco a receita que costumamos preparar em minha casa. Esta é uma autentica receita arraiana, elaborada à base de leite, ovo e brandy, ideal para os dias frios. Espero que desfrutem.


Ingredientes

Uma chávena e meia de leite
1 pau de canela
2 colheres de açúcar ou mel
1 ovo bem fresco
1/3 de chávena de brandy
2 gotas de baunilha
Canela em pó 
Noz moscada em pó

Preparação

Aqueça o leite com o açúcar e o pau de canela, mas sem deixar que chegue a ferver. Bata a clara e a gema do ovo por separado. Quando a clara estiver em neve, misture-a com a gema batida, o brandy e a baunilha. Retire o leite do lume e acrescente-o à mistura, em fio e batendo sempre. Deite o ponche quente em chávenas e polvilhe com uma pitada de canela e outra de noz moscada.

Utilização

Sente-se confortavelmente no seu sofá preferido, aconchegue-se com uma manta, vá aquecendo as mãos na chávena de ponche quente e regale-se enquanto se cura. 

2 comentários:

  1. E parece deliciosos e nutritivo...
    Obrigada, Isabel.

    Bj
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delicioso é e nutritivo também. Sabe bem num dia frio, chuvoso e ventoso como o de hoje.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...